Uma grande dificuldade para aqueles que desejam se aposentar é demonstrar o período especial das empresas em que trabalharam.
Quando uma empresa decreta a falência ou está inativa no mercado, torna -se mais difícil para um segurado obter documentos como o perfil profissional de seguridade social (PPP), relatórios técnicos e cheques de pagamento (cheques de pagamento).
No entanto, poucas pessoas sabem que existem alguns meios para obter esta documentação para demonstrar o período especial. Ou seja, mesmo sem a empresa em falência de PPP.
Sem dúvida, não é fácil, gera muito trabalho, mas pode fazer muita diferença em sua aposentadoria especial.
Em alguns casos, o reconhecimento do período especial dobrará a quantidade de aposentadoria.
Você quer saber mais?
Continue aqui e descubra conselhos sobre como obter documentos para a aposentadoria, mesmo que a empresa em que você trabalhou já tenha falhado.
Dica 1: Pesquise por união
Primeiro, procure a união da categoria.
Normalmente, possui informações sobre empresas, liquidatários e documentação, além de informar a maneira mais fácil de obter a documentação da empresa.
Mesmo alguns sindicatos também podem emitir o PPP (Caso Comum para Guardas), que eliminará a necessidade de procurar liquidatários e seguir o documento.
Infelizmente, poucos sindicatos podem emitir PPP e nem todos têm informações sobre empresas fechadas ou de falência.
Portanto, se a união de sua categoria não tiver informações suficientes para obter a documentação, vá para o próximo conselho.
Dica 2: Procure o liquidador de falência
O sindicato não o ajudou?
Nesse caso, vá para o fórum onde estava a sede da empresa fechada ou da falência.
No fórum, faça uma consulta pública com o nome da empresa e do CNPJ.
Isso será usado para verificar se há um movimento de qualquer processo de falência em nome do antigo empregador.
Se houver um processo de falência, pergunte no fórum de qualquer maneira, qual bar é o processo.
Pegue o endereço e o número de telefone e entre em contato conosco para obter o nome, endereço e telefone do administrador judicial (liquidador) responsável pelo patrimônio da falência.
O liquidatário terá os documentos necessários para você retirar, assinar e entregar seu PPP e outros documentos necessários para a aposentadoria.
Dica 3: Procure por membros (parceiros antigos)
Você não encontrou o liquidatário ou a falência?
Elimine um certificado no conselho comercial para obter informações sobre os parceiros e a situação de registro da empresa.
Entre em contato com eles, pergunte quem tem os documentos e como você pode fazer para obter tudo o que precisa.
Dica 4: Procure processos de aposentadoria para ex -trabalhadores da empresa
É possível encontrar processos de outros trabalhadores que pudessem usar o tempo desta empresa para se aposentar.
Uma maneira de encontrar esses casos é buscar informações sobre processos contra a empresa ou em que a duração do serviço para a empresa foi reivindicada.
Tudo isso está nos sites de justiça.
Dica 5: testemunho de peças
Você fez tudo e não encontrou nada sobre a empresa?
Adicione todos os documentos que você possui na empresa, solicite ex -parceiros e solicite evidências de depoimento.
No INSS, a evidência de depoimento é chamada de justificação administrativa.
Essa solicitação deve ser feita no momento do seu protocolo de aposentadoria, quando você já possui o nome, endereço e dados pessoais de suas testemunhas.
ATENÇÃO: A evidência de depoimento será valiosa apenas se houver um início de teste de material (documentos que provam o trabalho na empresa).
A evidência de depoimento também pode ser usada em qualquer processo judicial.
Fique atento.
Dica 6: Você não encontrou ninguém? Use experiência indireta
Sem colegas que podem servir como testemunhas?
É possível solicitar uma experiência indireta para demonstrar que não é saudável/perigo. Mas tenha cuidado, esse pedido é muito delicado e difícil de trabalhar.
Se você não souber, a experiência indireta será realizada quando não houver análise real de agentes não saudáveis/perigosos presentes em seu antigo ambiente de trabalho.
O relatório técnico será realizado com base nas evidências associadas ao processo administrativo/judicial.
Esta deve ser a última alternativa para tentar demonstrar o momento especial de uma empresa.
Eles não queriam me fornecer a documentação, o que eu faço?
O empregador (ex -empregador) e o administrador judicial devem fornecer a documentação do trabalhador.
Se eles se recusarem a fornecer os documentos necessários para a aposentadoria, será possível apresentar uma ação no Tribunal do Trabalho.
A ação deve ser contra a massa de falência para forçá -la a entregar os documentos.
Mesmo assim, essa ação pode ser proposta a qualquer momento, mesmo que a empresa saia há 30 anos.
Atenção: Embora seja possível obter ação de trabalho para obter documentos, é preferível tentar obter documentos de maneira amigável.
Portanto, a justiça deve ser sua última opção.
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Um abraço! Até a próxima vez.