Uma aposentadoria correta e justa é o direito de qualquer funcionário público, especialmente depois de anos de trabalho duro.
Portanto, com as novas regras para a reforma da pensão, cheguei a explicar em detalhes como as 4 formas de aposentadoria trabalham para o funcionário público, bem como os requisitos para cada um deles.
Você descobrirá tudo isso neste artigo exclusivo.
Neste conteúdo, você aprenderá os seguintes tópicos:
1. O que é um regime de seguridade social?
O regime de seguridade social é o sistema de seguridade social para funcionários públicos eficazes:
Da união;
Estados;
O distrito federal;
Dos municípios.
Uma curiosidade importante para você: este sistema é estabelecido separadamente para cada entidade pública.
Isso significa que cada corpo tem seu próprio regime de seguridade social.
O objetivo central desse regime é organizar o Seguro Social de servidores e detentores de uma posição eficaz.
O próprio regime exclui servidores encomendados e inclui municípios e fundações para ativos, aposentados e também para seus dependentes.
O que aconteceria se o funcionário público não tivesse tocado?
Os servidores encomendados (que não fizeram uma proposta pública) devem ter contribuído para o regime de seu respectivo agência pública até 1998.
Neste ano, foi criada uma lei que os excluiu de seu próprio regime e os incluiu no regime geral da Seguridade Social.
Portanto, os servidores encomendados hoje contribuem para o INSS, bem como para os trabalhadores da empresa privada.
2. Por que alguns servidores ainda contribuem para o INSS?
Esta pergunta anterior do título é muito comum para servidores que vêm aqui no escritório. Vou explicar melhor.
Todas as entidades públicas são obrigadas a criar sua própria previdência social.
Aqui no Brasil, o sindicato e todos os estados já têm seu próprio regime.
A exceção é com alguns municípios.
No total, mais de 3.500 municípios não têm seu próprio regime, ou seja, mais de 62,8%. Um número muito alto, você concorda?
Portanto, os servidores públicos que trabalham para um município que não possuem seu próprio regime estão ligados ao esquema geral da Seguridade Social (RGP).
3. Aposentadoria permanente de incapacidade
Esse benefício pode ser concedido àqueles com deficiências totais e permanentes para o trabalho, testemunhadas adequadamente por meio de um relatório médico especialista.
O que isso significa? Imagine que um mestre do município de Palmas sofreu um acidente de carro em uma estrada ocupada em sua cidade e se tornou quadriplégico.
Devido à sua condição física, você não tem mais a capacidade de ensinar novamente.
Lembre -se de que essa deficiência não deve ser física. Pode ser psicológico/mental.
Por exemplo, o servidor pode começar a aparecer ou já tem uma predisposição a depressão pesada, esquizofrenia etc.
Nesses casos, também é considerado permanentemente incapaz de trabalhar.
Valor de aposentadoria
Para esse tipo de aposentadoria, o valor do benefício é proporcional ao tempo de contribuição do servidor.
Exceto, no entanto, se a deficiência for devida a um acidente de serviço, doenças ocupacionais ou doenças graves.
Se for o caso, o benefício é concedido na íntegra.
4. Aposentadoria obrigatória
Popularmente, a aposentadoria obrigatória é conhecida como “aposentadoria expulsiva”.
Como o nome indica, esse tipo de benefício ocorre obrigatório para servidores com as seguintes particularidades:
70 anos até 04/04/2015;
12/04/2015; 75 anos de 04/04/2015.
Ou seja, essa aposentadoria ocorre automaticamente, mesmo sem a permissão do servidor ou da agência pública que funciona.
Valor de aposentadoria
A quantidade de aposentadoria é proporcional ao tempo de contribuição do servidor.
5. Aposentadoria voluntária
Na aposentadoria voluntária, o funcionário coleta os requisitos de tempo de idade e/ou contribuição e deve solicitar sua aposentadoria à entidade pública que funciona.
Vou explicar de uma maneira muito simples os requisitos para a aposentadoria voluntária do funcionário público.
Essas regras dependem muito da data da qual o servidor inseriu a energia pública.
Eu digo isso, porque existem diferenças entre as leis que foram criadas ao longo dos anos, incluindo a edição da reforma da Seguridade Social, que mudou alguns padrões.
Então, essa pergunta dependerá muito da situação que posso inserir, concordar?
Dado o aviso, vamos lá!
6. Aposentadoria integral: entrou até 16/12/1998
Para o servidor que ingressou até 16/12/1998 e deseja aposentadoria total, os requisitos são:
35 anos de contribuição (se homem);
30 anos de contribuição (se mulher);
25 anos de exercício eficaz no serviço público, de acordo com a contagem abaixo: 15 anos de carreira no mesmo órgão; 5 anos na posição que você deseja se aposentar.
Para cada ano mais contribuição, que excede 35 e 30, diminuímos aos 60 e 55 anos, respectivamente para homens e mulheres.
Valor desta aposentadoria
Este benefício tem valor total.
Além disso, o servidor tem direito à plenitude e à paridade, como explicarei nos pontos subsequentes.
7. Aposentadoria mais rápida: entrou até 16/12/1998
Para o servidor que se uniu até 18/12/1998 e deseja uma aposentadoria mais rápida, mas com um valor mais baixo, os requisitos são:
53 anos (se homem);
48 anos (se mulher);
35 anos de contribuição (se homem);
30 anos de contribuição (se mulher);
5 anos de exercício eficaz na posição em que a aposentadoria é fornecida.
Valor desta aposentadoria
Nesse caso, o valor do benefício é de 80% do valor da média aritmética de seus salários mais altos em 1994 ou quando começou a contribuir.
8. Aposentadoria para aqueles que se juntaram até 31/12/2003
Para autoridades civis que se juntaram até 31/12/2003, os requisitos são:
60 anos (se homem);
55 anos (se mulher);
35 anos de contribuição (se homem);
30 anos de contribuição (se mulher);
20 anos de exercício eficaz em serviço público incluído na contagem: 10 anos de carreira no mesmo órgão; 5 anos de exercício eficaz na posição em que a aposentadoria é fornecida.
Valor de aposentadoria
O valor dessa aposentadoria também é parte integrante do direito à integralidade e à paridade.
9. Aposentadoria para aqueles que ingressaram após 31/12/2003
Para funcionários públicos que entraram após 31/12/2003, os requisitos são:
60 anos (se homem);
55 anos (se mulher);
35 anos de contribuição (se homem);
30 anos de contribuição (se mulher);
Os anos de contribuição devem ser incluídos na contagem:
10 anos de exercício eficaz em serviço público;
5 anos na posição efetiva na qual a aposentadoria é fornecida.
Valor de aposentadoria
A aposentadoria pode estar cheia, mas o servidor não tem direito à plenitude e à paridade.
Se o Serviço Público foi admitido após a instituição suplementar da Seguridade Social pela entidade federativa, a aposentadoria será limitada ao teto do INSS (R $ 7.786,02 em 2024).
10. O que aconteceu após a reforma da pensão?
A reforma, em vigor desde 11/11/2019, trouxe duas regras de transição para o servidor próximo.
Se este é o seu caso, eles estão atentos às seguintes regras:
Regra de transição de 100% de pedágio
Para os homens, os requisitos desta regra são:
60 anos;
35 anos de contribuição.
Para as mulheres, os requisitos desta regra são:
57 anos;
30 anos de contribuição.
Nesses períodos de contribuição, o servidor e o servidor devem ter:
20 anos em serviço público;
5 anos na posição que você deseja se aposentar.
Além disso, é necessário cumprir um período adicional correspondente ao tempo para atingir o tempo mínimo de contribuição (35 anos se o homem ou 30 anos se for uma mulher), na data de entrada em vigor da reforma.
Exemplo: se você tiver 2 anos para se aposentar até a renovação (13/11/2019) chegar, você deve cumprir 100% dessa época, ou seja, mais 2 anos, totalizando 4 anos.
Valor de aposentadoria
A forma de cálculo desta aposentadoria é muito benéfica, entenda:
Se ingressou até 31/12/2003, a integralidade e a paridade da aposentadoria serão garantidas.
Se você entrou no serviço público após esse período, 100% da média de todos os seus salários é garantida sem nenhum redutor.
Regra de transição de ponto
Os requisitos para homens na regra de transição de pontos são:
61 anos até 31/12/2021 e 62 anos em 01/01/2022;
35 anos de contribuição; 20 anos em serviço público; 10 anos de carreira (no mesmo órgão); 5 anos na posição que você deseja se aposentar.
101 pontos em 2024; ATENÇÃO: Há um aumento de + 1 ponto por ano, de 01/01/2020 para 105 pontos até 2028.
Para servidores públicos, é necessário:
56 anos até 31/12/2021 e 57 anos em 01/01/2022;
30 anos de contribuição; 20 anos em serviço público; 10 anos de carreira (no mesmo órgão); 5 anos na posição que você deseja se aposentar;
91 pontos em 2024; ATENÇÃO: Há um aumento de + 1 ponto por ano, de 01/01/2020, com 100 pontos em 2033.
Valor de aposentadoria
No caso de homens que entraram até 31/12/2003, é devido à plenitude e à paridade quando se aposentaram aos 65 anos de idade ou mais.
As mulheres já precisam se aposentar aos 62 anos ou mais.
Se você entrou após esta data, o cálculo é feito da seguinte forma:
A média de todos os salários de contribuição de 1994 é feita ou quando começou a contribuir;
Seus salários de contribuição de 1994 ou quando ele começou a contribuir; Deve receber 60% dessa média + 2% ao ano de contribuição em 20 anos de contribuição para homens e mulheres.
Exemplo: imagine que ele entrou no serviço público após 31/12/2003 e estava perto de se retirar até a renovação chegar.
Em 2024, ele completou 35 anos de contribuição e tem um salário médio de R $ 9.000,00.
Receberá 60% + 30% (15 anos x 2%) = 90% de US $ 9.000,00.
Isso é equivalente a uma aposentadoria de US $ 8.100,00.
Para o servidor que entrou após a reforma da pensão
Após a aprovação da reforma, diferentes requisitos foram definidos para conceder aposentadoria.
Os requisitos eram assim:
Homem
65 anos;
25 anos de contribuição e, a partir deste momento, o servidor deve ter: 10 anos em serviço público; 5 anos na posição de aposentadoria.
Mulheres
62 anos;
25 anos de contribuição e, a partir deste momento, o servidor deve ter: 10 anos em serviço público; 5 anos na posição de aposentadoria.
Valor de aposentadoria
Aqui a mudança foi repentina!
O cálculo é igual à segunda regra de transição, que é feita da seguinte forma:
Uma média de todos os seus salários de contribuição de 1994 é feita ou quando começou a contribuir;
Seus salários de contribuição de 1994 ou quando ele começou a contribuir; Receba 60% dessa média + 2% ao ano de contribuição em 20 anos de contribuição para homens e mulheres.
Para saber ainda mais sobre as regras de transição para funcionários públicos, recomendo ler este artigo.
11. Aposentadoria especial para o funcionário público
O quarto benefício é uma aposentadoria especial.
Essa aposentadoria é endereçada a servos que trabalham geralmente expostos a agentes de saúde químicos, físicos ou biológicos e prejudiciais.
Nesse caso, os servos que trabalham na condição de alto ruído, calor ou frio, contato com vírus, bactérias, arsênico e benzeno, por exemplo, entram na categoria de aposentadoria especial.
Nesse tipo de benefício, o servidor tem o direito de retirar após a conclusão:
25 anos de atividade especial: para aqueles que trabalham expostos a ruído excessivo, calor intenso ou agentes biológicos frios que podem ser perigosos (enfermeiros, médicos).
Para aqueles que trabalham expostos a ruídos excessivos, calor intenso ou agentes biológicos frios, que podem ser perigosos (enfermeiros, médicos). 20 anos de atividade especial: para pessoas que trabalham em minas subterrâneas, longe da frente de produção ou expostas ao amianto.
Para as pessoas que trabalham em minas subterrâneas, longe da frente de produção ou expostas ao amianto. 15 anos de atividade especial: para pessoas que realizam atividades permanentes na mineração subterrânea contra a produção.
Com a renovação, o requisito de idade foi incluído!
ATENÇÃO: O requisito de idade é válido se você entrar no serviço público a partir do novo padrão.
Se incluído neste caso, insira a regra final da aposentadoria especial.
Nele, além da época da atividade especial, você precisará:
60 anos de idade, para atividades especiais de 25 anos;
58 anos para atividades especiais de 20 anos;
55 anos, para atividades especiais de 15 anos.
Se ele ingressou no serviço público antes da renovação, mas ainda não cumpriu o tempo de atividade especial, ele precisa, além desse tempo:
86 pontos para atividades especiais de 25 anos;
76 pontos, para atividades especiais de 20 anos;
66 pontos para atividades especiais de 15 anos.
Esta é a regra de transição de aposentadoria especial.
Entenda: a pontuação é a soma da sua idade + tempo de atividade especial + tempo de contribuição “comum”.
No passado, havia uma discussão sobre a aceitação de aposentadoria especial para funcionários públicos. Há muito tempo, essa forma de aposentadoria abordou apenas aqueles que contribuíram para o INS, isto é, para o regime geral.
No entanto, após uma discussão sobre o STF em 2014, começou a entender que as regras especiais de aposentadoria do regime geral da Seguridade Social também se aplicam aos servidores.
Então você pode descansar facilmente. Ele tem o mesmo direito a uma aposentadoria especial que um trabalhador que contribui para o regime geral.
O texto da reforma também incluiu o direito à aposentadoria especial dos servidores.
Valor de aposentadoria
O valor dessa aposentadoria dependerá de quando um no serviço público ou quando for retirado.
Eu explico melhor! Se você entrou no serviço público até 31/12/2003, poderá ter o direito de calcular sua aposentadoria completa pela regra de integralidade e paridade.
Após essa data, a quantidade de aposentadoria é a média aritmética simples de sua remuneração 80% mais alta, corrigida monetária e sem fator de previdência social.
Agora, se você concluir os requisitos de aposentadoria após a reforma da pensão (13/11/2019), o cálculo é feito da seguinte maneira:
média de todos os seus salários de 1994 ou quando começou a contribuir
Seus salários de 1994 ou quando começaram a contribuir com essa média, o valor que recebe é de 60% + 2% ao ano de contribuição por 20 anos de contribuição para homens e mulheres.
Por exemplo, se você se aposentar após a renovação e tiver 29 anos de contribuição, receberá 60% + 18% (2% x 9 anos) = 78% da média de todos os seus salários.
12. O que é paridade de integralidade e aposentadoria?
A integralidade e a paridade servem para manter o padrão salarial dos servidores e seus dependentes. Mas o que é cada um?
A integralidade é a vantagem de que o servidor tem essa quantidade em relação ao início de sua aposentadoria (lucros) é a mesma que a de seu último salário.
Ou seja, o valor de sua aposentadoria será simplesmente o valor de sua última remuneração na posição em que ele se aposentou.
Não há cálculo para verificar o quanto ele ganhará.
Dito isto, pergunto a ele: se um funcionário ganhou US $ 13.000,00 de compensação, isso é a quantidade de aposentadoria se você tiver completo, certo? Depende!
Se esse valor tivesse apenas fundos de remuneração, a resposta é sim.
Se houver alguma quantia de compensação, como jornal, ajuda ao custo, transporte ou atribuição de alimentos, não insira o valor da aposentadoria do servidor.
Neste pacote, é importante que seja importante deixar claro que a integralidade não é a mesma que a aposentadoria completa.
Aposentadoria completa
A aposentadoria integral ocorre nas hipóteses em que o servidor atende a todos os requisitos e pode ser retirado com 100% da quantidade de benefícios de aposentadoria.
O cálculo dos benefícios é feito da média aritmética das 80% mais altas de contribuições ou de toda a sua coleção desde julho de 1994.
Como expliquei antes, há alguns servos que entraram no serviço público até 16/12/1998. Eles têm como valor de aposentadoria a média aritmética de seus salários 80% mais altos desde 1994 ou quando começaram a contribuir.
Exemplo de Carlos
Agora imagine a situação de Carlos.
Carlos é um servidor Fanasa que entrou no escritório antes de 1998.
No momento, ele já atende a todos os requisitos para a aposentadoria, onde o cálculo é a média de seus salários 80% mais altos.
Carlos recebeu R $ 15.000,00 no papel em que sua aposentadoria seria dada.
No entanto, o valor de R $ 13.000,00 teve um salário médio de 80%.
Como o cálculo do seu valor de aposentadoria é essa média, você receberá US $ 13.000,00.
Se Carlos tivesse plenitude, ele receberia exatamente o mesmo valor que sua última compensação. Isto é, R $ 15.000,00.
Mesmo neste exemplo, pense que, de R $ 15.000,00 que Carlos, R $ 200,00 recebidos foram ajuda de transporte e R $ 800,00 de alocação de alimentos.
Nesse caso, o Carlos deve receber R $ 14.000,00 de aposentadoria, porque as quantidades de transporte e a atribuição de alimentos não entram na contagem do valor do benefício.
A paridade refere -se ao direito de receber os mesmos aumentos e reajustes que um servidor ativo.
Como exemplo, todos os servidores Ibama receberam um aumento salarial de 20% em 2019.
Se ele tivesse se aposentado como funcionário do Ibama e entrou no serviço público até 31/12/2003, ele terá direito à paridade e receberá o mesmo aumento de 20% em sua aposentadoria.
Tenho o direito de paridade e integralidade? Emenda constitucional 41/2003
Antes de dezembro de 2003, as contribuições do Seguro Social dos servidores foram baseadas em sua primeira remuneração.
Enquanto isso, o valor de suas pensões foi igual ao de sua última remuneração (plenitude).
Isso causa dano, porque a quantidade que o aposentado contribuiu não estava na mesma proporção que a quantia recebeu do benefício.
Exemplo de Fernanda
Para entender melhor, usarei o exemplo de Fernanda.
Ele ingressou como servidor de órgão público no estado de São Paulo em 1983, recebendo US $ 5.000 por mês.
A contribuição da seguridade social dos funcionários públicos, antes da reforma, teve uma taxa de 11%.
Portanto, R $ 550,00 foram descontados pela contribuição de Fernanda.
Antes de se aposentar, ele recebeu US $ 9.500 em compensação.
No entanto, R $ 550,00 da contribuição do Seguro Social de Fernanda ainda estava descartada.
Isso não pensa?
Lógica, você deve pagar uma contribuição de US $ 1.045,00. Mas, não foi o que aconteceu.
Você poderia perceber que isso causa danos à economia?
O caso de Fernanda pode ser idêntico a milhões de outros servidores.
Portanto, o governo emitiu uma lei em 2003, com o objetivo de encerrar essas despesas.
Portanto, apenas os servidores que entraram no serviço público até 31/12/2003 podem ter direito a paridade e plenitude.
A pergunta que pode ter surgido para você é: “Se eu comecei a trabalhar antes de 31/12/2003, terei direito à plenitude e à paridade?”
Sim! Esse problema já foi decidido pelo próprio STF em 2009.
Aqueles que entraram no serviço público antes de 31/12/2003 adquiriram o direito à plenitude e à paridade.
Você entende que pode ter direito a um aumento no seu valor de aposentadoria se atender aos requisitos?
Se esse é o seu caso, meu conselho é procurar um advogado experiente na lei de seguridade social.
Já produzimos um artigo sobre o profissional legal ideal para você.
A data de passagem de aprovação em concorrência, nomeação ou posse é válida?
Devo lembrar que, para ter direito a paridade e plenitude, a data de entrada no serviço público é considerado e não a data de concorrência ou nomeação.
Exemplo de Paulo
Paulo realizou um concurso de Incra em 2002, foi devidamente aprovado e designado no mesmo ano, mas assumiu o cargo em setembro de 2003.
Você vai ter o certo? Sim, porque ele ingressou no serviço público antes de 31/12/2003.
Exemplo de Maria Clara
Imagine a situação de Maria Clara.
Ele fez o mesmo concurso de Incra em 2002, foi devidamente aprovado no mesmo ano e nomeado em novembro de 2003.
Mas ela assumiu a posição apenas em janeiro de 2004.
Você vai ter o certo? Não, porque ele ingressou no serviço público após 31/12/2003.
Deixei um serviço público depois de 2004, mas logo depois de entrar em outro. Eu perdi meu direito à integralidade e à paridade?
Este tema tem tudo a ver com a história de Ana Laura.
Exemplo de Ana Laura
Ana Laura ingressou no Banco Central do Brasil (BCB/BUS) em 1997.
Posteriormente, ele realizou um concurso para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em 2003, foi devidamente aprovado e nomeado.
Em seguida, Ana Laura deixou sua posição em Busn em 01/01/2004 e ingressou (assumiu a posição) em Anatel em 01/01/2004.
Você tem direito à integralidade e à paridade? Não!
Ana Laura não tem esse direito, porque houve um intervalo entre a saída efetiva do serviço (demissão) e o novo ticket, que mudou sua data de início no serviço público.
Para que este servidor tenha direito a paridade e plenitude, não poderia haver um intervalo entre a demissão de um serviço público e a entrada para outra.
Nesse caso, se Ana Laura tivesse entrado em 01/01/2004, ela teria direito, porque não haveria intervalo entre seu desvio de Buse e o partido em Anatel.
Portanto, o ano de entrada em seu serviço público permanece em 1997.
Na prática, a justiça geralmente flexiona essa regra em alguns dias.
Isso ocorre porque, entre a data da isenção e a entrada de outro cargo público, pode haver férias, fins de semana ou dias não usados.
Portanto, se isso aconteceu com você, não se desespere. Ele ainda tem a oportunidade de reverter seu caso no judiciário.
13. Ação para complementar a aposentadoria para servidores que contribuem
Como muitos municípios ainda não criaram seu próprio regime, seus servos municipais permanecem no regime geral, contribuindo para o INSS.
Infelizmente, preciso perceber que esses trabalhadores podem enfrentar um grande problema quando se aposentarem.
Se você não sabe, existem modalidades de aposentadoria em seu próprio regime que permitem o recebimento do valor total da aposentadoria.
Ou seja, com um valor igual à última remuneração em relação à posição em que a aposentadoria (completa) foi dada, como eu disse antes.
Se você não tiver direito completo, existe um cálculo de aposentadoria diferenciado.
Este cálculo usa 80% da média aritmética de todos os seus salários, desde 1994 ou sua primeira contribuição.
Tendo certo ou não, os lucros dos servidores podem exceder o teto estabelecido pelo INSS e podem fazê -los perder muito dinheiro.
Isso está correto? Na minha opinião, não!
Como necessário que os órgãos públicos acreditem em seus próprios regimes de seguridade social, esses servos municipais não têm o direito de se aposentar.
Qualquer conseqüência relacionada ao direito de aposentadoria de funcionários públicos deve ser apoiada pela agência pública que causa essas perdas.
Exemplo de Lucas
Para entender melhor, vamos imaginar a situação de Lucas, um servidor administrativo do município de Ibiporã.
Suponha que esta cidade não tenha seu próprio regime.
Portanto, seus servidores acumulam Ins.
Quando Lucas ingressou no poder público antes de 2003, ele tem direito à plenitude e à paridade.
Lucas já tem todos os requisitos para se retirar voluntariamente.
Ele recebeu R $ 8.500,00 (fundos de remuneração) em sua última função.
Nesse caso, quando Lucas enviou a solicitação administrativa de sua aposentadoria no INSS, ele receberá um benefício de US $ 8.500,00?
Não! O INSS possui um valor máximo de teto em relação a cada benefício que pode ser concedido aos seus contribuintes.
O valor do telhado do INSS é R $ 7.786,02 em 2024.
O que acontece com essa diferença de R $ 713,99 de que Lucas teria direito? Será perdido? Nenhum!
Há uma ação que o funcionário público pode fazer, que é a ação para complementar a aposentadoria.
Isso ocorre porque o próprio município deveria ter instituído seu próprio regime.
Portanto, o município deve apoiar todas as perdas devido à falta de seu próprio regime em Ibiporã.
Nesse caso, Lucas pode entrar na complementação de aposentadoria contra o município, com o objetivo de adicionar R $ 713,99 à sua aposentadoria.
IMPORTANTE: O servidor pode entrar com uma ação que declara seu direito à complementação da aposentadoria mesmo antes de retirar, se você puder demonstrar que tem direito a uma quantidade de aposentadoria que excede o teto do INSS.
Nesses dois casos, você deve encontrar um advogado que tenha experiência nesse tipo de ação.
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Conclusão
Você vê como a aposentadoria dos funcionários públicos funciona?
Agora você é uma rachadura sobre esse assunto e sabe que pode até ter direito a um aumento salarial.
Pela regra de integralidade/paridade ou pela ação da complementação de aposentadoria.
Você conhece alguém que precisa ler este texto sobre os formulários de aposentadoria de servidores? Em seguida, aproveite e compartilhe o conteúdo.
Até a próxima vez.
Um abraço!