O tempo para receber o benefício é um dos mais esperados por muitas pessoas.
Aparentemente, os documentos são atualizados, a falha foi cumprida e tudo é como deveria.
Mas, mesmo assim, a pessoa tem o benefício negado pelo INSS. Pendência?
Abaixo estão todas as perguntas sobre esse assunto e mostram a ele como proceder a partir desse momento para obter seu benefício. Confira uma olhada!
1. Por que as pensões do INS se recusam?
Segundo o Procurador Geral do União (AGU), os procedimentos abertos contra INSs são principalmente para o salário de aposentadoria e doença por incapacidade que foram negadas.
60% de todos os processos são para uma categoria de benefício por incapacidade que foi negado.
Tendo o benefício, em casos de incapacidade, que podem ser temporários ou permanentes, o segurado deve passar pela experiência de um médico do INSS que avaliará se realmente atende aos requisitos para receber o benefício.
O grande problema é que esses médicos não são especialistas, ou seja, eles não têm o conhecimento necessário para fazer uma avaliação em pacientes com certas patologias.
É por isso que a forma judicial é uma boa opção para obter o benefício negado pelo INSS, já que o médico indicado ao médico precisa ser um especialista.
Além disso, o pagamento da doença e, em particular, a aposentadoria de deficiência geralmente oferece um alto custo para a seguridade social.
Por esse motivo, esses benefícios recusam constantemente, evitando o segurado que atendeu a todos os requisitos para recebê -los.
2. O que fazer quando a aposentadoria é negada pelo INSS?
Se o seu benefício for negado, você terá 3 opções:
aceitar a decisão; criar apelo administrativo; enviar uma demanda.
A primeira opção, na maioria das vezes, nem é uma boa saída, já que estamos falando de dinheiro para atender às necessidades básicas de alguém que não pode voltar ao trabalho.
Portanto, vamos explicar melhor as outras duas opções e relatar como colocar cada uma em cada uma:
Apelo administrativo
Esse recurso existe para “facilitar” a concessão do pedido de benefício, se ele se recusar. Isso evita custos judiciais, pois a solicitação deve ser feita diretamente no próprio INSS.
Para isso, a pessoa que foi negado que o benefício deve enviar, em detalhes, as razões pelas quais o corpo deve aceitar sua solicitação e conceder o benefício.
No apelo administrativo, terá 30 dias, que são contados a partir do momento em que você aprende sobre a decisão e o processo deve ser enviado ao Conselho de Apelações do Conselho de Recursos da Seguridade Social.
Para o pagamento da doença, antes de entrar no recurso administrativo, há outra opção: faça uma solicitação de reconsideração.
Essa solicitação procura solicitar uma nova avaliação médica que não seja necessariamente feita pelo mesmo profissional.
O prazo para o envio do pedido também é de 30 dias desde o dia em que o contribuinte percebeu a resposta negativa.
Atualmente, as agências só trabalham com recursos fabricados eletronicamente para acelerar o progresso do processo.
Portanto, você deve programar uma hora por número de telefone 135 ou fazê -lo acessando o portal do meu INS.
Este sistema eletrônico permite que o segurado siga todas as etapas do processo de maneira virtual.
É possível anexar outros documentos ao recurso, como a opinião de um médico especializado, os relatórios relacionados aos casos em que era necessário realizar exames de imagem, um documento de seu supervisor e onde ele estava trabalhando.
Tudo isso é necessário para demonstrar que você não pode mais desempenhar a função na situação em que ela está.
É importante ter em mente que, na maioria das vezes, o apelo administrativo, além de levar meses para analisar, é frequentemente negado.
Além disso, como dissemos, os benefícios de incapacidade geram custos para a agência, especialmente nos casos de aposentadoria por incapacidade.
Portanto, se tiver sido negado uma vez, é mais provável que o benefício seja rejeitado novamente. 🙁
Mas não se preocupe, você ainda pode tentar solicitar seu benefício por meio de uma ação judicial.
Processo
Essa é a opção que pode oferecer os maiores benefícios, porque, como foi dito, o médico especialista que avaliará o segurado é um especialista.
Ou seja, você conhece bem a patologia e suas conseqüências para as atividades de trabalho.
As possibilidades de reverter a decisão do INSs para o tribunal geralmente são muito boas.
Outra vantagem de buscar ajuda através da justiça é o fato de que, se o juiz prestar a sentença favorável, ele receberá todo o valor retroativo.
Isso significa que ele considera todo o dinheiro que deveria ter recebido da data do pedido de benefícios. Essa é uma vantagem que o recurso administrativo não oferece.
O judiciário tem mais tempo para fazer uma análise completa de sua aplicação e também dos exames.
Portanto, as chances de sucesso são muito maiores. 🙂
3. Quem devo procurar?
Se sua inscrição foi negada pelo INSS e o apelo administrativo não funcionou, o ideal é procurar um escritório de advocacia especializado na área de seguridade social.
Os profissionais já estão acostumados a lidar com essa categoria de processo e já sabem quais procedimentos legais devem ser seguidos para que sua aplicação seja aceita e tenha uma frase positiva no final de tudo.
Você pode solicitar informações de amigos e também pesquisar na Internet ou em escritórios da sua cidade.
Avalie o momento em que o escritório estiver aberto, se os profissionais tiverem uma vasta experiência no assunto e agende uma consulta ou se comunique conosco para responder a mais perguntas sobre o assunto.
A contratação de profissionais especializados economiza tempo, diminui suas preocupações e facilita todo o processo de justiça, bem -sucedido e, finalmente, seu benefício é concedido.
A propósito, fizemos conteúdo com 7 dicas para evitar cilatos com um advogado do INSS. Vale a pena ler!
Você gostou do texto? Portanto, compartilhe esse conteúdo com seus conhecidos, amigos e familiares.
Agora eu fico aqui.
Um abraço!