Aposentadoria da polícia civil

Aposentadoria da polícia civil

Uma das grandes perguntas que sempre recebo no meu e -mail é quais são as regras da aposentadoria da polícia civil.

Estou falando de uma categoria de trabalhadores responsáveis ​​pela segurança pública, e isso é precisamente por esse motivo, que eles são importantes segurados da sociedade.

Por mais que seja garantida uma aposentadoria específica para policiais civis, cada estado brasileiro tem uma regra diferente.

Mas, apesar das diferenças, existem alguns pontos iguais.

Esses pontos comuns que abordarei neste artigo são exatamente.

Mantenha -me, você logo entenderá:

1. Como funciona a aposentadoria da polícia civil?

Os responsáveis ​​por lidar com a aposentadoria da polícia civil são as entidades federativas do estado.

Isso significa que existe um regime de seguridade social (RPP) para cada estado brasileiro.

Portanto, os estados têm o dever de criar e regular as regras dos benefícios do Seguro Social pagos à sua polícia civil.

Isso significa que os policiais civis do estado de Roraima, por exemplo, podem ter diferentes regras de aposentadoria daquelas da polícia civil de Santa Catarina.

No entanto, existem algumas leis complementares (LC) que geralmente regulam a aposentadoria da polícia civil.

Com isso, você deve saber que o primeiro LC criado na aposentadoria da Polícia Civil era o número 51 em 1985.

Em seguida, a Lei Complementar 144/2014 mudou os requisitos de aposentadoria da Polícia Civil em LC 51/1985.

Nesses padrões, são citados dois tipos de pensões:

o obrigatório;

O voluntário.

Aposentadoria obrigatória

A aposentadoria obrigatória, também conhecida como aposentadoria “expulsiva”, é o tipo de benefício para a polícia que atingiu uma idade mais avançada.

Portanto, a aposentadoria obrigatória ocorre automaticamente, mesmo sem a autorização da polícia.

Na maioria dos estados brasileiros, o policial civil se aposenta aos 75 anos de idade sob a lei complementar 152/2015.

No passado, essa idade tinha 65 anos.

Atenção: é melhor confirmar a idade de aposentadoria obrigatória com seu próprio regime de seguridade social (RPP).

Mas pense: 75 anos é uma idade extremamente avançada. Muitos, nessa idade, já se aposentaram.

Mas, obviamente, alguma polícia civil continuará a ter um vigor físico e mental para continuar trabalhando até essa idade.

Aposentadoria voluntária

A aposentadoria voluntária, como o nome indica, é aquele em que o servidor/polícia pergunta ao seu RPP quando atende aos requisitos necessários.

Vou falar sobre os requisitos mais tarde.

Estritamente policial

Para levar em consideração, há um requisito dentro do requisito de tempo de contribuição da polícia civil. É o escritório de polícia estritamente informado.

Ou seja, deve ter um tempo mínimo em posições (não funções) de natureza estritamente policial.

Em seguida, contém exemplos de posições relacionadas à natureza estritamente policial. Aviso:

Polícia Federal;

Polícia Federal da Estrada;

Polícia Federal da Ferrovia;

Polícia Legislativa Federal;

Polícia militar;

Polícia Civil;

Polícia Criminal;

Militar das forças armadas;

Bombeiro militar;

Agente penitenciário;

Agente sociipcacional.

Portanto, se ele ocupou um dos cargos mencionados acima, antes de ser policial civil, ele terá uma polícia estritamente policial.

Polícia Federal e Polícia Militar

A retirada da polícia federal e da polícia militar também difere.

Isso ocorre porque, recentemente, houve uma mudança nas leis federais e militares que eles fornecem:

Adquirido direito: para aqueles que atendiam aos requisitos de aposentadoria antes da mudança na reforma da seguridade social (para a polícia federal) ou a reforma militar (para a polícia militar);

– Para aqueles que atendiam aos requisitos de aposentadoria antes da mudança na reforma da seguridade social (para a polícia federal) ou a reforma militar (para a polícia militar); Regra de transição: para aqueles que já trabalhavam como policial federal ou militar, mas não conseguiram atender aos requisitos até que a reforma entre em vigor;

– para aqueles que já trabalharam como policial federal ou militar, mas não atenderam aos requisitos até que a reforma entre em vigor; Regra final da aposentadoria: para aqueles que se juntaram à polícia federal ou militar após a reforma entrar em vigor.

Fornecer, consulte os requisitos de aposentadoria desses policiais aqui:

2. Quem tem direito a uma aposentadoria especial do policial civil?

Profissionais com natureza administrativa, processual e de pesquisa têm direito às regras explicadas ao longo desta edição.

Isso ocorre porque, além de todo o estresse do trabalho, há um risco diário para a integridade física desses servidores no exercício de suas posições.

Portanto, as regras deste texto se aplicam à polícia civil.

Cálculo da retirada da polícia civil

Alguns servidores têm direito à integralidade e à paridade. Para isso, eles devem ter entrado no serviço público até 31/12/2003.

Caso contrário, a regra de cálculo do benefício dependerá do que é estabelecido pelo regime de seguridade social (RPP) de seu status específico.

O que é paridade?

A paridade significa ter direito aos mesmos reajustes que a polícia civil ainda ativa.

Imagine que ele se aposentou à polícia civil do estado da Amazonas.

Se a polícia que ainda estiver trabalhando tiver um aumento de 5,89% em seus salários, também terá um aumento de 5,89% no valor de sua aposentadoria.

Eu me pergunto, certo?

O que é integralidade?

A integralidade já deve ter o último salário recebido pela polícia civil como um valor de sua aposentadoria.

Imagine a situação de Rafael.

Exemplo de Rafael

Rafael ingressou na polícia civil de Santa Catarina antes de 31/12/2003.

Ele se aposentou em 2018, com sua última remuneração por uma quantia de R $ 7.500,00.

Portanto, o valor da aposentadoria de Rafael, cheio, será exatamente R $ 7.500,00.

Sem dúvida, haverá a atualização monetária desse valor ao longo dos anos.

Também é outro direito maravilhoso, você não acha?

3. Quais são os requisitos especiais de aposentadoria para o policial civil?

Como eu disse antes, tudo depende de quais são as regras de seu próprio regime de seguridade social (RPP).

No entanto, a Lei Complementar 144/2004 nos trouxe um tempo de contribuição mínima dos regimes de seguridade social dos estados brasileiros.

Na aposentadoria voluntária, a polícia civil se aposenta quando atende aos seguintes requisitos:

Homem

30 anos de tempo de contribuição;

A partir desse momento, 20 anos devem estar em uma posição estritamente policial.

Mulheres

25 anos de tempo de contribuição;

A partir deste momento, 15 anos devem ter estado em uma posição estritamente policial.

Perceba, portanto, que a polícia civil deve teoricamente cumprir apenas um tempo mínimo de contribuição.

Ou seja, não há idade mínima ou pontuação para aposentadoria voluntária.

Eu disse o termo “teoricamente” porque todos os estados brasileiros sofreram reformas em sua prévia.

O que permaneceu exatamente foi o tempo mínimo de cobrança para a polícia (30 anos para homens e 25 anos para mulheres).

Conselho de Especialistas: veja as regras do seu status

As regras mencionadas acima são os requisitos gerais na maioria dos estados brasileiros.

Devido à reforma da pensão das entidades federativas do estado, muitos estados determinaram as regras de transição e as regras definitivas para a polícia que:

não atendia aos requisitos mínimos antes que a reforma entra em vigor (regra de transição);

; Eles entraram no serviço público depois que a reforma entrou em vigor (regra definitiva).

Lembre -se de que estou falando sobre a reforma da pensão dos estados, não a reforma de pensões “geral” (da emenda constitucional 103/2019), válida para funcionários públicos federais.

Portanto, o ideal é contratar um advogado especializado na lei da seguridade social para saber exatamente as regras de aposentadoria de seu estado em relação à polícia civil.

Exemplo de policiais civis do estado de Santa Catarina

Nesse caso, os policiais civis de Santa Catarina (SC) têm duas regras de transição.

Aprenda: a reforma do Seguro Social de Santa Catarina começou sua validade em 01/01/2022.

Primeira regra de transição: idade mínima

A primeira regra de transição requer os seguintes requisitos:

Homem

30 anos de tempo de contribuição; A partir desse momento, 20 anos devem estar em uma posição estritamente policial.

55 anos.

Mulheres

25 anos de tempo de contribuição; A partir deste momento, 15 anos devem ter estado em uma posição estritamente policial.

55 anos.

Valor de aposentadoria

Se a polícia ingressou no serviço público até 31/12/2003, ele tem direito à plenitude e à paridade.

Caso contrário, e se você optar por pagar a pensão suplementar, o valor da sua aposentadoria será 100% de todos os seus salários de contribuição atualizados monetariamente.

Segunda regra de transição: idade mínima + 50% de pedágio

Na segunda regra de transição, a polícia civil se aposenta com:

Homem

30 anos de tempo de contribuição; A partir desse momento, 20 anos devem estar em uma posição estritamente policial.

53 anos;

50% do tempo que faltava deve completar 30 anos de contribuição em 01/01/2022.

Mulheres

25 anos de tempo de contribuição; A partir deste momento, 15 anos devem ter estado em uma posição estritamente policial.

52 anos;

50% do tempo perdido para completar 25 anos de contribuição em 01/01/2022.

Valor de aposentadoria

Se a polícia ingressou no serviço público até 31/12/2003, ele tem direito à plenitude e à paridade.

Caso contrário, e se você optar por pagar a pensão suplementar, o valor da sua aposentadoria será 100% de todos os seus salários de contribuição atualizados monetariamente.

Regra definitiva

A regra final da aposentadoria da Polícia Civil de Santa Catarina é destinada a aqueles que se juntaram ao serviço público de Santa Catarina de 01/01/2022.

Os requisitos da regra final são os seguintes:

Homens e mulheres

30 anos de tempo de contribuição; A partir deste momento, 25 anos devem ter estado em uma posição estritamente policial.

55 anos.

Valor de aposentadoria

A quantidade de aposentadoria, para aqueles que ingressaram no serviço público de 01/01/2022, modificaram muito.

A regra final era assim:

A média de todos os salários de contribuição é feita;

Essa média é atualizada monetariamente até o mês anterior ao seu aplicativo de aposentadoria;

Da média, recebe 60% + 1% ao ano de contribuição.

Portanto, você receberá 90% de seu valor médio, pois precisa atender a pelo menos 30 anos de tempo de contribuição.

Exemplo de Alexandre

Imagine a situação do policial civil Alexandre.

Até 31/12/2021, um dia antes da reforma da pensão do estado de Santa Catarina, Alexandre tinha 51 anos e 27 anos de contribuição.

Desses 27 anos de tempo de contribuição, 17 anos estavam estritamente no escritório da polícia.

Quando Alexandre completou o tempo mínimo de aposentadoria, ele teve que escolher uma das regras de transição.

Com isso, esse policial civil escolheu a segunda regra, ou seja, a regra de idade mínima + 50%de pedágio.

Observe que você precisa ter os seguintes requisitos para retirar:

30 anos de tempo de contribuição (Alexandre tem 27 anos); A partir deste momento, 20 anos devem ter estado em uma posição estritamente policial (Alexandre tem 17 anos.

53 anos (Alexandre tem 51 anos);

); 50% do tempo que faltava deve completar 30 anos de contribuição em 01/01/2022.

Nesse caso, 3 anos de idade e 3 anos de tempo de contribuição (dentro deste período de pagamento, 3 anos do escritório de polícia estritamente que serão concluídos se o segurado continuar a realizar sua atividade como policial civil).

Além disso, Alexandre deve cumprir um pedágio de 50% do tempo ausente para completar 30 anos de tempo de contribuição.

Portanto, neste momento, há 3 anos de pagamento para a polícia civil concluir 30 anos de contribuição.

50% dos 3 anos são iguais a 1 ano e 6 meses.

Portanto, Alexandre se aposentará apenas em junho de 2026.

Isso ocorre porque precisa atender a outros 4 anos e 6 meses de contribuição, sendo 3 anos se referindo àqueles que estavam desaparecidos para Alexandre ter 30 anos de pagamento + 1 ano e 6 meses de pedágio.

Ou seja, se aposentará em junho de 2026, aos 55 anos e 31 anos e 6 meses de contribuição.

Quanto ao valor do benefício, quando Alexandre ingressou no serviço público de Santa Catarina antes de 31/12/2003, ele terá direito a plenitude e paridade.

Sua última remuneração foi de R $ 8.000,00 em maio de 2026.

Portanto, esse será o valor da aposentadoria de Alexander.

Copiar policial?

Sim!

O plano de aposentadoria é adequado para todos os segurados, sejam eles contribuintes ou contribuintes de serviço público.

Nesse caso, o plano é ainda mais adequado para a polícia civil.

Como você viu, existem várias regras e tudo depende das regras de cada estado.

Um profissional competente terá conhecimento suficiente para conhecer todos os detalhes de sua aposentadoria, de acordo com os padrões estaduais em que você é um funcionário público.

Dentro do plano de aposentadoria, todo o histórico de suas reuniões será avaliado.

Dessa forma, você pode saber qual benefício é o melhor para você, o melhor valor possível. Afinal, tudo é planejado de acordo com suas contribuições.

Além disso, é importante que o advogado especialista de sua confiança esteja dentro dos cálculos da aposentadoria da polícia civil.

Lembre -se: dependendo do caso, você pode ter direito a plenitude e paridade.

Essa é a importância de um plano de aposentadoria.

4. Como solicitar a aposentadoria especial da polícia civil?

O processo de solicitação da aposentadoria da polícia civil é realizado diretamente no setor de recursos humanos (gestão de pessoas) da agência em que a polícia trabalha.

Portanto, quando você atende aos requisitos de aposentadoria, entre em contato com o regime de seguridade social do seu estado e solicite seu benefício.

Os documentos mais comuns que serão necessários são:

Cópia de identidade;

Cópia do CPF;

Cópias da certidão de nascimento atualizada ou da certidão de casamento;

cópia do cartão de trabalho (se aplicável);

Cópia do teste de residência atualizado;

O Certificado de Pagamentos do Tempo de Contribuição feita no INSS (se aplicável);

RPPS formulário, declaração de posições, empregos e/ou funções;

a demonstração de ativos e/ou imposto de renda;

A declaração de recepção de pensão ou aposentadoria sob outro plano de pensão.

Procure um advogado para solicitar a retirada do policial civil

Assim como o plano de aposentadoria é importante, é sempre bom ter um advogado experiente na lei da seguridade social para solicitar sua aposentadoria como policial civil.

Isso ocorre porque um profissional saberá quais documentos exigem exatamente seu RPP.

O advogado especialista organizará cada artigo e verificará se tudo está de acordo.

Você pode perder qualquer informação durante a análise do seu processo de aposentadoria.

Portanto, um advogado especialista e competente também será necessário no momento.

Isso ocorre porque ele saberá exatamente o que fazer para que tudo aconteça como isso acontece, para que ele obtenha sua aposentadoria o mais apropriado possível.

Conclusão

A aposentadoria do policial civil está além da maior parte da aposentadoria de outros trabalhadores brasileiros.

A razão para isso é evidente porque a polícia trabalha em constante perigo para sua integridade física durante o exercício de suas atividades.

Como a posição da polícia civil está na natureza, as regras de aposentadoria da polícia civil são estruturadas pelos estados brasileiros.

No entanto, a legislação definiu uma idade mínima para o benefício da seguridade social desses profissionais, que são 30 anos para homens e 25 anos para mulheres.

Além disso, há outro modo de aposentadoria para a polícia civil, que é uma aposentadoria obrigatória (ou “expulsa” em um idioma popular).

Nesta hipótese, a polícia se aposentou automaticamente quando completa 75 anos.

Lembre -se: os requisitos da polícia civil dependem do próprio regime de seguridade social (RPP) dos estados em que realizam suas atividades.

Como houve uma reforma de pensões em todos os estados brasileiros, a indicação é que você tem a ajuda de um advogado da Seguridade Social.

Um profissional qualificado pode preparar seu plano de aposentadoria e o pedido de seu benefício de previdência social.

Dessa forma, você pode ter acesso à aposentadoria nos melhores moldes possíveis, de acordo com seus pagamentos do Seguro Social.

Espero que você tenha gostado do conteúdo.

Se você tiver alguma dúvida sobre o conteúdo, converse com um de nossos especialistas.

Até o próximo! Um abraço.