Aposentadoria especial para agente comunitário de saúde

Aposentadoria especial para agente comunitário de saúde

Você sabe como o trabalho realizado pelo agente de saúde comunitário (ACS) funciona?

A função de um agente comunitário de saúde é fornecer assistência médica multiprofessional em comunidades onde famílias e pessoas vivem em situações vulneráveis.

Esses profissionais lidam com a educação em saúde e a derivação de crianças, adolescentes, adultos e idosos que sofrem qualquer risco de centros de saúde.

Por esse motivo, os agentes comunitários também assumem riscos frequentes. Principalmente, algum tipo de poluição durante a execução de suas atividades.

Eles têm contato diário, por exemplo, com doenças infecciosas, que são doenças transmissíveis.

Como: varicela, dermatite, tuberculose e hepatite viral.

Nessa direção, portanto, a Emenda Constitucional (CE) 120/2022 trouxe a possibilidade de lei da Seguridade Social para a aposentadoria especial ao agente comunitário de saúde.

Se você quiser saber mais informações sobre a aposentadoria especial para o agente de saúde da comunidade, leia este artigo.

Em seguida, olhe para os seguintes tópicos:

O que é aposentadoria especial?

A aposentadoria especial é o benefício do Seguro Social para INSs segurados que realizam atividades saudáveis ​​de saúde ou que geram um risco de morte.

Como os agentes de saúde comunitária trabalham expostos a várias doenças diárias transmissíveis, eles podem ter direito a aposentadoria especial.

O INSS Medical Expert avaliará as condições de trabalho do agente da comunidade e definirá se deve atender aos requisitos para ter direito a esse benefício especial.

No entanto, é importante observar que os requisitos necessários para que o agente da comunidade tenha o direito à aposentadoria especial pode variar.

A reforma da Seguridade Social de 13/11/2019 mudou a legislação do Seguro Social, trazendo regras de transição e regras definitivas.

Mas aqueles que atenderam aos requisitos especiais de aposentadoria até um dia antes da reforma ser válida (11/11/2019), podem ter o direito adquirido para a regra antiga.

Portanto, se você deseja se aposentar, é importante conhecer os requisitos especiais de aposentadoria, antes e depois da reforma da pensão.

Aposentadoria especial para aqueles que adquiriram corretamente

Aqueles que adquiriram, ou seja, concluíram os requisitos necessários para a aposentadoria especial até 11/11/2019, devem ter atendido às seguintes condições:

Anos de atividade especial de atividade mínima de alto risco 15 anos sem idade 180 meses Risco médio 20 anos sem idade 180 meses sob risco 25 anos 180 meses

Saber! Muitas atividades prejudiciais e / ou perigosas são consideradas de baixo risco.

Como regra geral, este é o caso do agente comunitário de saúde e, portanto, a aposentadoria especial pode exigir 25 anos de atividade especial desses agentes.

Atenção! Pode haver exceções.

Em caso de dúvida, converse com seu advogado de direito do Seguro Social.

Importante! Para aqueles que têm direito à aposentadoria especial, o benefício será o valor total da média das 80% mais altas de contribuições desde julho de 1994.

Aposentadoria especial para quem (não) adquiriu bem

Aqueles que não têm o direito à aposentadoria especial podem ter direito a outras duas alternativas especiais de aposentadoria, em vigor de 13/11/2019.

Regra de transição de aposentadoria especial; qualquer

Regra de aposentadoria especial definitiva.

Regra de transição de aposentadoria especial

A regra de transição de aposentadoria especial é válida para aqueles que já trabalharam em uma atividade especial antes de 13/11/2019, mas não fecharam o tempo de atividade necessário até 11/11/2019, um dia antes da reforma entre em vigor.

Portanto, para entrar nesta regra de transição, você deve observar a pontuação necessária:

Atividade especial anos de atividade pontuação mínima de alto risco 15 anos 66 pontos sem idade 180 meses Risco médio 20 anos 76 pontos sem idade 180 meses em risco 25 anos 86 pontos sem idade de 180 meses

Entender! A pontuação é a soma de sua idade (+) tempo de atividade especial (+) tempo de contribuição em uma atividade considerada “comum”, se houver.

Como regra geral, enquanto o agente comunitário de saúde trabalha em uma atividade de baixo risco, ele precisa ter 25 anos de atividade especial e 86 pontos.

Importante! Dependendo do caso e da análise documental do agente, a atividade especial pode não ser considerada de baixo risco, mas excepcionalmente, médio ou alto risco.

Cada caso é um caso.

Regra de aposentadoria especial definitiva

A regra final de aposentadoria especial é válida para aqueles que começaram a trabalhar como agente comunitário de saúde somente após a reforma do Seguro Social de 13/11/2019.

Ao contrário da regra de transição de aposentadoria especial, que requer uma pontuação, a regra definitiva dessa aposentadoria não requer pontuação, mas uma idade mínima.

Portanto, você deve atingir os seguintes requisitos abaixo para ter direito à regra final da aposentadoria:

Anos de atividades especiais de atividade mínima CAILER RISCO 15 anos 55 anos 180 meses Risco médio 20 anos 58 anos 180 meses sob risco 25 anos 180 meses

Nesta hipótese, portanto, além de concluir, por exemplo, 25 anos de atividade especial de baixo risco, também será necessário ter 60 anos e 180 meses de graça.

Importante! Tanto na regra de transição quanto na aposentadoria especial final, receberá 60% da média de todas as suas contribuições desde julho de 1994.

Além disso, haverá 2% adicionais ao ano que excederão 15 anos de contribuição, se ela é uma mulher e 20 anos de contribuição, se ela é homem.

Qual é a aposentadoria especial para o agente comunitário de saúde?

A aposentadoria especial para o agente comunitário de saúde é uma novidade apresentada pela Emenda Constitucional (CE) 120/2022 no campo da Lei da Seguridade Social.

Veja o que menciona o décimo parágrafo do CE 120/2022:

Os agentes de saúde comunitária e os agentes endêmicos também terão, devido aos riscos inerentes às funções executadas, aposentados especiais e, adicionados a seus salários, um insupercordamento adicional.

Esta emenda estabelece que os agentes da saúde da comunidade têm o direito de aposentadoria especial devido aos riscos inerentes às suas funções.

E também para um trabalho adicional não saudável.

No entanto, deve -se lembrar que, mesmo antes de CE 120/2022, a Lei 13.595/2018 já estava levando em consideração as medidas de saúde e segurança dos agentes da comunidade.

Especialmente o uso de equipamentos de proteção pessoal (EPI) durante a execução do trabalho realizado por agentes comunitários de saúde.

Veja o que o artigo 4 da Lei 13.595/2018 diz:

As ações de saúde e segurança do trabalhador devem ser observadas, especialmente o uso de equipamentos de proteção pessoal e o desempenho dos exames de saúde ocupacional, na execução das atividades de agentes e agentes da saúde da comunidade para combater endêmicos.

Quem pode ser considerado um agente comunitário de saúde?

Aqueles que compõem equipamentos multiprofissionais em serviços primários de atenção à saúde podem ser considerados um agente comunitário de saúde.

Esse profissional deve desenvolver atividades de promoção e prevenção da saúde, com foco em atividades de educação popular, individual e / ou coletiva.

O objetivo do agente comunitário de saúde é expandir o acesso das comunidades a ações e ações e serviços de proteção à saúde e cidadania.

Além disso, todas essas ações e serviços devem ser desenvolvidos de acordo com as diretrizes do Sistema de Saúde Unificado (SUS).

No entanto, então alguém realmente se considera um agente comunitário de saúde, as leis 11.350/2006 e 13.595/2018 definem a conformidade com certos requisitos:

residir na área da comunidade onde ele agirá;

Ele concluiu o curso de treinamento inicial, com uma carga de trabalho mínima de 40 horas;

Eles concluíram o ensino médio;

Participar de cursos bienais de educação e melhoria contínua;

Eles concluíram um curso técnico e assistência de um profissional de saúde de nível superior ao trabalhar com atendimento multiplista na saúde da família. Entenda: o agente que trabalha na saúde da família deve fazer rotina, lar de visitas domiciliares, para procurar pessoas com sinais ou sintomas de doenças agudas ou crônicas.

Importante! Quando não há registro para o cargo de agente comunitário que concluiu o ensino médio, o candidato na escola primária pode ser admitido.

No entanto, o ensino médio deve ser concluído dentro de um máximo de 3 anos.

Quais são as funções de um agente comunitário de saúde?

O agente comunitário de saúde desempenha várias funções. Uma de suas principais funções é fazer visitas domiciliares e espaços comunitários para desenvolver ações educacionais.

Além disso, um agente comunitário de saúde também desempenha as seguintes funções:

Ele coleta dados para o controle e planejamento de ações de saúde;

acompanha mulheres grávidas em cuidados pré -natais, parto e puerperium;

Verifique a vacinação de crianças, mulheres grávidas e idosas;

Identificar as necessidades dos adolescentes;

motiva as pessoas mais velhas a participar de atividades físicas e coletivas;

Desenvolver ações educacionais com homens, mulheres, grupos homossexuais e transexuais para ensinar sobre prevenção de doenças;

Verifique as pessoas que estão em sofrimento psíquico;

Guia dependente químico de álcool, tabaco e outras drogas;

mobiliza e incentiva a comunidade a participar de políticas de saúde pública;

Identificar famílias em risco e vulnerabilidade;

guiar pessoas com deficiência;

Avalie a pressão arterial da comunidade durante as visitas domiciliares;

Os pacientes encaminham para unidades de saúde que são referências;

Guias sobre a administração correta de medicamentos; e

executa outras funções.

O que é EC 120/2022?

A Emenda Constitucional (CE) 120/2022, em vigor de 05/05/2022, é um aumento no texto constitucional, que incluiu mais cinco parágrafos no artigo 198 da Constituição.

Esses parágrafos lidam com a política de remuneração e a valorização de profissionais que realizam atividades de saúde comunitária e agente endêmico.

Pontos principais da emenda constitucional 120/2022

Como a Emenda Constitucional (CE) 120/2022 incluiu mais cinco parágrafos no artigo 198 da Constituição Federal, consulte os principais pontos desta emenda:

Os principais pontos incluídos pela avaliação do CE 120/2022 do trabalho de agentes de saúde da comunidade com o pagamento de ajuda, títulos e compensação. O salário dos agentes da saúde da comunidade não pode ser inferior a dois salários mínimos (R $ 2.824,00 em 2024). Devido aos riscos inerentes às funções executadas, os agentes de saúde comunitária têm o direito à aposentadoria especial e a um trabalho não saudável adicional.

Qual é o valor da falta de saúde do agente comunitário de saúde?

Depende! De acordo com o artigo 9-A, os artigos um e dois da Lei 13.342/2016, o valor doentio do agente de saúde da comunidade pode variar.

Quando o agente comunitário é usado (segurado obrigatório) e geralmente funciona em condições não saudáveis, o adicional será calculado em seu salário -base, considerando o grau de prejudicial saudável.

Mínimo 10% grau no salário -base médio de 20% no salário base máximo de 40% no salário base

Os títulos e as porcentagens descritos na tabela anterior são encontrados no artigo 192 do CLT (consolidação das leis trabalhistas).

Caso contrário, se o agente comunitário de saúde for regido pelo RPP (esquema de seguridade social), o valor doentio deve ser determinado por uma lei específica.

Atenção! O fato de um agente comunitário receber saúde adicional não garante que ele receberá uma aposentadoria especial no futuro.

O que determinará o direito e a concessão à aposentadoria especial é o teste não saudável por meio de documentos e experiência feitos pelo INSS.

Nos dois casos, entre em contato com seu advogado especialista.

Programe uma consulta e obtenha as respostas de todas as suas perguntas.

Documentos necessários para demonstrar o direito à aposentadoria especial

Se você é um agente comunitário de saúde, veja quais são os principais documentos para demonstrar seu direito a uma aposentadoria especial:

Importante! Dependendo do seu caso, pode ser necessária a apresentação de documentos mais específicos.

Portanto, procure assistência legal e solicite orientações sobre outros documentos.

Conclusão

A Emenda Constitucional (CE) 120/2022, em vigor de 05/05/2022, incluiu mais cinco parágrafos no artigo 198 do texto constitucional.

Desde então, os agentes de saúde comunitária, que trabalham expostos a várias doenças transmissíveis e em locais de risco e vulnerabilidade social, têm o direito à aposentadoria especial e a um trabalho adicional não saudável.

Isso ocorre porque esses profissionais têm contato frequente com pessoas doentes.

Durante a execução de suas atividades, os agentes da comunidade lidam com indivíduos de várias idades, com tuberculose, hepatite viral e outras doenças infecciosas.

Portanto, se você é ou conhece um agente de saúde, transmita as informações deste texto. Compartilhe este conteúdo.

Você gostou de ler este artigo?

Estamos esperando por você nos próximos textos.

Um abraço! Até mais tarde.