Após longos anos de trabalho, é esperado o tempo para se aposentar e levanta muitas dúvidas.
Quando descobrimos que este dia está a falta de vir, é natural que uma certa insegurança também aconteça com o nosso trabalho atual.
Ainda mais porque muitos brasileiros optam por continuar trabalhando enquanto aguardam o término do processo de aposentadoria.
E naquele momento pode ser que eu tenha essa pergunta: depois de entrar na aposentadoria, posso ser demitido?
Afinal, você não quer ficar sem renda enquanto aguarda a aposentadoria, certo?
É isso que quero falar com você hoje, para responder a todas as dúvidas e ficar menos preocupado com essa situação.
Vamos!
1. Quanto tempo dura o processo de aposentadoria?
A primeira coisa a esclarecer é a duração de um processo de aposentadoria.
As fases são geralmente:
O tempo de atividade faz o serviço da Internet e será recebido de 2 a 6 meses de inserção analisa seu processo de aposentadoria de 1 a 2 meses de tempo adicional, se você tiver uma atividade especial de 1 a 3 meses de tempo adicional, se tiver um período rural De 1 a 3 meses do seu processo no INSS de 1 a 2 meses de duração média de um processo INSS 7 meses
Eu explico cada um:
O processo começa com um aplicativo administrativo com o próprio INSS.
Este processo tem uma duração média de 7 meses.
No entanto, quando for necessário recorrer da decisão, seu processo vai para um conselho de apelação e terá uma decisão dentro de 14 meses.
Também pode acontecer que, mesmo após esse processo administrativo, seu benefício é indevidamente rejeitado (negado), o que resultará na necessidade de apresentar um processo judicial.
Esse processo é executado com o tribunal federal e tem uma duração média de 18 meses.
Se o processo for mantido, você receberá os valores dos benefícios tardios da data de entrada do pedido administrativo, com correção e interesses.
Se o processo for infundado, você deverá avaliar com um advogado especializado como possibilidades de um novo pedido administrativo na data atual.
Temos outro conteúdo aqui no blog que informa em detalhes o que acontece em cada uma dessas fases. Veja: Como funciona o processo de aposentadoria?
Agora ele tem uma idéia do que é o período de espera para seu pedido de aposentadoria.
Então é hora de falar sobre as possibilidades de você demitir ou estável durante esse tempo de espera!
2. Qual é a estabilidade de quem se aposentará?
Estabilidade significa a garantia de que o trabalhador deve continuar empregado.
Em pouco tempo antes da conformidade com os requisitos de aposentadoria, em regra, o trabalhador tem essa estabilidade.
No entanto, não existe uma lei trabalhista que cobre essa regra, mas podemos ver que existem acordos e convenções coletivos que apresentam essa cláusula de estabilidade.
Esses acordos e convenções são cláusulas estipuladas pela união da categoria nas condições de trabalho desses trabalhadores.
Portanto, você deve procurar a união da sua categoria para verificar se tem esse direito. No entanto, essas cláusulas são válidas apenas para demissões sem uma causa justa.
Outra observação importante é que, em geral, essas cláusulas também têm a regra de um tempo mínimo de registro na empresa.
Portanto, você deve verificar se o tempo da sua empresa atinge esse tempo mínimo para obter o direito à estabilidade.
Vou lhe dar um exemplo prático usando o setor metalúrgico no estado de Paraná.
O acordo de trabalho coletivo dos metalurgistas estabelece a estabilidade da aposentadoria para os trabalhadores que têm 5 anos de registro na empresa atual, se for demonstrado que é no máximo 12 meses de aquisição do direito de aposentadoria.
Além disso, para aqueles com 10 anos de serviço na empresa e 18 meses para alcançar o direito à aposentadoria.
Muito bom, agora que esclarecemos as possibilidades dessa estabilidade, ainda há uma dúvida: quanto tempo posso aproveitar isso? Vamos falar sobre isso.
3. Quanto tempo dura essa estabilidade?
Como eu disse antes, não há previsão legal.
Mas, em regra, essa estabilidade pode durar 12 a 24 meses antes do cumprimento dos requisitos de aposentadoria. Isso depende da convenção ou acordo coletivo.
Portanto, atingindo o direito à aposentadoria, o trabalhador perde essa estabilidade, mesmo que ainda não tenha enviado o pedido ao INSS.
Mas isso não significa que a demissão realmente aconteça, porque se é interessante para o empregador e o trabalhador, o bônus pode continuar mesmo após a concessão da aposentadoria.
Com exceção do benefício especial de aposentadoria ou incapacidade, por provisão legal.
A aposentadoria especial procura proteger o trabalhador exposto a agentes prejudiciais.
A aposentadoria para incapacidade permanente ou benefício temporário da incapacidade é para aqueles que têm limitações para realizar sua atividade de trabalho devido a alguma doença.
Portanto, nesses casos, quando o benefício é concedido, o segurado deve ter concluído ou suspeito seu contrato de trabalho.
4. Fui demitido e estou esperando a aposentadoria. Pendência?
Se for disparado sem causa e não tivesse concluído os requisitos de aposentadoria, mas foi no período de estabilidade, deve primeiro verificar a existência de uma cláusula de estabilidade antes da aposentadoria no acordo coletivo da união de sua categoria.
Se a cláusula existir, você deve tentar defender seus direitos de um advogado especializado em direito trabalhista.
Nesse caso, é possível reconhecer seu direito de se reintegrar na empresa e você também pode receber uma compensação por danos morais e materiais, dependendo do seu caso.
Mas isso é simplesmente válido para demissões sem justa causa, você vê?
Em demissões com uma causa justa ou por força maior, o trabalhador não é apoiado pelo direito à estabilidade.
Uma observação importante é que, se for demitida e não tiver direito a essa estabilidade, poderá continuar deixando o INSS como um contribuinte opcional.
Veja como fazer isso aqui: como pagar como um contribuinte opcional?
Portanto, não perde a qualidade segurada e garante a conformidade com os requisitos para obter os benefícios com o INSS.
Conclusão
Portanto, já sabemos que sim, a estabilidade antes da restauração é possível, dependendo de uma convenção ou acordo coletivo e que essa estabilidade pode durar de 12 a 24 meses.
Então você pode ficar mais silencioso para esperar por este momento importante que sua aposentadoria é!
Mas lembre -se! Como eu disse, essa estabilidade só pode ser garantida para os requisitos completos de aposentadoria.
Espero que esse conteúdo tenha ajudado você a entender os direitos e garantias do trabalhador que está prestes a se retirar.
Agora ele também sabe como proceder se seu empregador violar seu direito à estabilidade!
Então, você gostou do conteúdo? Se você conhece alguém que está perto de se aposentar, compartilhe com essa pessoa no WhatsApp.
Tenho certeza de que será uma grande ajuda!
Até mais tarde!