Uma das dúvidas que mais ouvimos em Ingracio, por pessoas que já são nossos clientes ou para aqueles que seguem as redes sociais aqui no escritório, é: “Tenho 15 anos de contribuição, posso me aposentar?”
E a resposta é sempre: “Depende! Antes de afirmar que você pode realmente se retirar com 15 anos de contribuição, precisamos analisar sua situação do Seguro Social.
Como existem pensões que, de fato, exigem 15 anos de contribuição, muitos segurados acreditam que podem se retirar porque atingiram esse requisito.
Mas, na prática, a teoria nem sempre pode ser aplicada em todos os casos.
Cada um em Segurado tem uma vida diferente, trabalho e história do Seguro Social.
Às vezes, a aposentadoria que pode ser concedida a uma pessoa específica não pode ser concedida a outra. Simplesmente, porque cada caso é um caso.
Portanto, se você tem 15 anos de contribuição e está curioso ou está curioso para descobrir se pode retirar, abriu o conteúdo certo.
Neste artigo, você entenderá quem pode realmente se retirar com 15 anos de contribuição e muito mais. Veja os tópicos abaixo:
Quem tem 15 anos de contribuição, pode ser retirado?
Depende! Aqueles que têm 15 anos de contribuição podem ser retirados se tiverem direito a:
Regra de aposentadoria de aposentadoria da idade;
Aposentadoria de pessoas com deficiência por idade;
Grau especial de grau grave / alto.
Aposentadoria Mulher Man Regra dos homens de transição de aposentadoria aos 15 anos de contribuição
62 anos
180 meses de graça 15 anos de contribuição
65 anos
180 meses de aposentadoria de pessoas desativadas aos 55 anos de idade
15 anos de contribuição comprovada como uma pessoa com deficiências de 60 anos
15 anos de contribuição comprovada como uma pessoa com aposentadoria especial de 15 anos grave / alto de 15 anos de atividade / contribuição especial
66 pontos
Nota: Você deve ter pelo menos 51 anos este ano (2024) para adicionar 66 pontos (15 + 51) 15 anos de atividade / contribuição especial
66 pontos
Nota: Você deve ter pelo menos 51 anos este ano (2024) para adicionar 66 pontos (15 + 51)
Nos tópicos a seguir, cada uma das três possibilidades de aposentadoria que exige pelo menos 15 anos de contribuição será melhor.
Regra de transição de aposentadoria etária
A primeira opção de aposentadoria para aqueles que têm pelo menos 15 anos de contribuição é a regra de transição de aposentadoria por idade.
Embora a aposentadoria por idade antes da reforma da pensão (13/11/2019) não exija um tempo mínimo de contribuição, a regra de transição começou a exigir 15 anos.
Nos elementos a seguir, consulte todos os requisitos que devem ser atendidos para receber a aposentadoria por idade como regra de transição.
Requisitos necessários para mulheres:
Pelo menos 15 anos de contribuição;
; 62 anos;
180 meses de graça.
Requisitos necessários do homem:
Pelo menos 15 anos de contribuição;
; 65 anos;
180 meses de graça.
Atenção! Além do tempo de contribuição, lembre -se de que essa aposentadoria também faz outros requisitos, como ter uma necessidade e preencher a idade mínima necessária.
Se você tiver apenas 15 anos de contribuição e, no entanto, solicitar seu benefício sem considerar os outros requisitos, o INSS certamente rejeitará / negará a concessão de sua aposentadoria.
Aposentadoria de pessoas com deficiência por idade
Se você tiver 15 anos de contribuição para o INS, pago como pessoa com deficiência, pode tentar retirar -se pela regra de aposentadoria das pessoas com deficiência por idade.
Mas essa regra também requer conformidade com uma idade mínima.
Enquanto as mulheres com deficiência devem ter 55 anos, homens com deficiência devem ter pelo menos 60 anos para se aposentar.
Requisitos necessários para mulheres:
55 anos;
Pelo menos 15 anos de contribuição testada como uma pessoa com deficiência.
Requisitos necessários do homem:
60 anos;
Pelo menos 15 anos de contribuição testada como uma pessoa com deficiência.
O INSS analisará toda a sua documentação e exigirá que eles passem por uma experiência médica para avaliar sua deficiência.
Aposentadoria especial (grave séria / alta)
A terceira possibilidade para você que tem 15 anos de contribuição é a aposentadoria especial de um grau grave / alto, para exercer alguma atividade saudável de saúde.
Essas são essas atividades extremamente perigosas e / ou prejudiciais, onde desempenha sua função, por exemplo, na primeira linha de mineração subterrânea.
No entanto, além do tempo de contribuição exigido, a reforma da pensão (13/11/2019) incluiu a exigência de uma pontuação mínima de aposentadoria especial.
Entender! A pontuação é a soma de sua idade + tempo de atividade especial + tempo de contribuição em uma atividade comum.
Nesse caso, portanto, para atingir a pontuação necessária em uma atividade de alto risco, deve ter 15 anos de atividade especial e 51 anos para adicionar 66 pontos (2024).
51 anos + 15 anos de atividade especial / alta -grade = 66 pontos.
Na tabela abaixo, consulte a pontuação e o tempo de contribuição necessários em cada um dos graus existentes além do alto grau (baixo, médio e alto):
TEMPO DE CONTRESBORAÇÃO DE ATIVIDADE DE CONTRUÇÃO BAIXO GRAU de 25 anos de atividade especial 86 pontos médio grau 20 anos de atividade especial 76 pontos Alto grau 15 anos de atividade especial 66 pontos
Atenção! Em caso de dúvida legal, comunique -se com seu advogado de confiança, especialista em direito da seguridade social.
Que valor de 15 anos de contribuição?
A quantidade de aposentadoria para aqueles que se aposentarão com 15 anos de contribuição depende da regra usada.
Em seguida, entenda como o valor de cada uma das três possibilidades de aposentadoria que exige 15 anos de contribuição é calculado.
Valor para a regra de transição de aposentadoria por idade
Fazer a média de todos os seus salários de contribuição em julho de 1994 ou desde que começou a contribuir (após julho de 1994); Faça a correção monetária da sua média calculada.
A partir dessa média, você receberá 60% + 2% ao ano que excede:
15 anos de memória (mulher);
; 20 anos de memória (homem).
Valor para a aposentadoria de pessoas com deficiência por idade
Se você concluiu os requisitos desta aposentadoria até 13/11/2019 (antes da reforma da pensão), o cálculo será realizado com a média de seus salários 80% mais altos desde julho de 1994 ou desde que começou a contribuir (após julho de 1994 ).
Ele receberá 70% dessa média + 1% ao ano de contribuição.
Se você concluiu os requisitos desta aposentadoria de 13/11/2019 (após a renovação), o cálculo será realizado com a média de todos os seus salários desde julho de 1994, ou desde que começou a contribuir (após julho de 1994).
Ele receberá 70% dessa média + 1% ao ano de contribuição.
Atenção! O fator de previdência social pode ser aplicado se for benéfico para você.
Valor especial de aposentadoria de Severo/Alto
Com a reforma da pensão, a regra de cálculo de aposentadoria especial mudou.
Se você receber esse benefício após a renovação, faça a média de todos os seus salários a partir de julho de 1994 ou quando começou a contribuir.
A partir dessa média, você receberá 60% + 2% ao ano:
15 anos de atividade especial (mulher);
; 20 anos de atividade especial (homem).
Atenção! Se você trabalha em minas subterrâneas (atividade de alto risco), haverá um aumento de 2% por ano de atividade especial anterior:
15 anos de atividade especial (mulher e homem).
Quem tem menos de 15 anos de contribuição, pode ser retirado?
De fato, essa possibilidade refere -se aos necessitados.
Há uma falta mais curta, menos de 180 meses (15 anos), para aqueles que começaram a contribuir para o Seguro Social antes de 24/07/1991.
Entender! Necessidade significa o número mínimo de contribuições feitas para o INSS para que possa ser retirado.
Até 1991, tanto o requisito de aposentadoria por idade quanto outras pensões foi de apenas 60 meses (5 anos).
Mas foi a partir de 1991 que a falta de falta de falta foi aplicada progressivamente até que fosse estabelecida em 180 meses (15 anos) a partir de 2011.
Confira a tabela dos necessitados menos de 15 anos:
Regra de graça reduzida
Se você ingressou na Seguridade Social antes de 24/07/1991 e concluiu a idade mínima para se retirar até 2010 (mulher de 65 anos -ano/60 -Year -old) pode ter direito a um período de carência reduzido.
Requisitos necessários para mulheres:
Eles foram afiliados à Seguridade Social antes de 24/07/1991;
60 anos;
Diminuir de acordo com o ano que atingiu 60 anos (entre 1991 e 2010);
Exemplo: concluído 60 anos em 1997, deve ser 96 meses de graça (8 anos).
Requisitos necessários do homem:
Eles foram afiliados à Seguridade Social antes de 24/07/1991;
65 anos;
Período de carência quando o ano atingiu 65 (entre 1991 e 2010);
Exemplo: concluído 65 anos em 1997, deve ser 96 meses de graça (8 anos).
Na tabela abaixo, para descobrir a escassez necessária para retirar, verifique se o ano concluiu a idade necessária:
Fonte: Lei 8.213/91
Com 15 anos de contribuição, posso parar de contribuir?
Com 15 anos de contribuição, você pode parar de contribuir para o INSS (como segurado opcional) se solicitar e receber a concessão de sua aposentadoria.
Ou seja, se já for maior o suficiente, o tempo de contribuição e a falta, as possibilidades de retirada por idade são imensas.
Importante! Ele prefere consultar um advogado especializado e, se possível, solicitar planejamento de previdência social antes de parar de contribuir para o INS.
No entanto, se você voltar ao trabalho como um segurado obrigatório, embora já esteja aposentado, deverá contribuir para a Seguridade Social sem desfrutar desses valores no futuro.
De fato, existem duas categorias diferentes de seguradas no INSS:
Necessário segurado;
Segurado opcional.
No tema a seguir, explicarei a diferença entre segurado obrigatório e opcional, para que você possa saber qual categoria ajusta.
Por outro lado, se ainda não foi retirado, pare de contribuir para o INS após 15 anos de contribuição (sem perder a qualidade do segurado), só será possível para aqueles que estão ao mesmo tempo segurados.
Segurado obrigatório
Aqueles que trabalham com uma atividade paga são considerados um segurado obrigatório e, portanto, são obrigados a contribuir com os ins.
Os detentores de políticas obrigatórias são os seguintes:
Nesta hipótese, portanto, se você é um segurado obrigatório de ter 15 anos de contribuição e pretende continuar trabalhando na mesma categoria segurada, deve continuar contribuindo para os INS.
Segurado opcional
O segurado opcional, que não trabalha fazendo uma atividade paga, como estudantes, desempregados e donas de casa, tem a opção de contribuir para o INSS.
Nesse caso, se você tiver 15 anos de contribuição e for opcional, saiba que pode optar por interromper o INSS se não quiser contribuir para o Seguro Social.
No entanto, você deve ter cuidado ao optar por parar de pagar suas contribuições.
Importante! Idealmente, o segurado opcional paga INSs pelo menos uma vez a cada seis meses para não perder a qualidade segurada.
Você quer saber qual é a qualidade segurada? Siga o seguinte tema.
Qualidade segurada
A qualidade segurada é uma proteção garantida pelo INSS.
Se você tiver uma qualidade segurada, o INSS pode protegê -lo, por exemplo, de situações imprevistas, garantindo seu acesso a vários benefícios da Previdência Social ou até à pensão da morte para seus dependentes.
Mesmo para o segurado opcional, que não tem a obrigação de contribuir, é essencial manter a qualidade do segurado para poder receber qualquer proteção do INSS.
Como eu disse na edição anterior, vale a pena reforçá -la, o ideal é que o segurado opcional paga pelo menos uma vez a cada seis meses para garantir a proteção do Seguro Social.
Entender! O descanso de seis meses sem pagar o INSS é chamado de período de carência.
Durante o período de carência, o segurado mantém todos os seus direitos no INSS, mesmo sem fazer contribuições.
No entanto, é importante observar que, para o segurado opcional, o período de carência é limitado a apenas seis meses.
Portanto, se você tiver 15 anos de contribuição como opcional, mas ainda não tem direito a qualquer aposentadoria, tenha cuidado para parar de contribuir para o INS.
Quem não deve parar de pagar com 15 anos de contribuição?
Se você tem 15 anos de contribuição, mas ainda não atingiu a idade necessária para retirar ou o período de carência necessário, não deve parar de pagar o INSS.
Além disso, também existem pelo menos mais três razões pelas quais você não deve parar de pagar o INSS:
Você tem 9 anos de contribuições válidas após julho de 1994?
Como a Lei 14.331/2022 estabeleceu um divisor mínimo de 108, a soma de seus salários a partir de julho de 1994 não pode ser dividida em um número de menos de 108.
Portanto, você deve ter cuidado para não reduzir o valor de suas contribuições médias, interrompendo o INS com apenas 15 anos de contribuição.
Você tem um histórico de baixas contribuições?
Se você tiver um histórico de baixas contribuições, é importante perguntar se a aposentadoria no valor do salário mínimo para o resto da sua vida será suficiente.
Portanto, antes de parar de contribuir definitivamente para os INSs, o ideal é que você converse com seu advogado de confiança e solicita planejamento da previdência social.
Existe muito para completar a idade mínima?
Se você tem 15 anos de contribuição, mas ainda é jovem e tem muito tempo para concluir a idade mínima, preste atenção para parar de contribuir.
Quem para de contribuir com 15 anos de contribuição é limitado à aposentadoria da idade, sem a possibilidade de ter direito a regras mais vantajosas.
Importante! Além disso, se ocorrer uma nova reforma da legislação da Seguridade Social, pode haver um risco de que o tempo de contribuição exigido aumente.
Perguntas frequentes sobre a aposentadoria com 15 anos de contribuição
Em seguida, consulte as respostas de algumas perguntas frequentes sobre a aposentadoria com 15 anos de contribuição.
Se eu me aposentar com 15 anos de contribuição, a quantidade de aposentadoria é reduzida?
Se você se aposentar com 15 anos de contribuição, o valor da sua aposentadoria provavelmente estará na faixa salarial mínima.
No caso da aposentadoria da idade, que requer um tempo de contribuição reduzida, há um cálculo diferente, com a aplicação de um redutor chamado “coeficiente”.
Com 15 anos de contribuição, você receberá 60% de sua média.
O valor do seu benefício pode não ser menor que o salário mínimo, mas estará entre R $ 1.412,00 e R $ 4.671,61, considerando o valor do telhado do INSS até 2024.
Quem tem 15 anos de contribuição é retirado de que idade?
Depende! Na regra de transição etária por idade, por exemplo, aqueles que têm 15 anos de contribuição podem ser retirados com 62 anos (mulher) e 65 anos (homem).
Além disso, será necessário ter 180 meses de graça.
Como funciona a aposentadoria especial com 15 anos de contribuição?
Aposentadoria especial com 15 anos de contribuição, que é para aqueles que realizam uma atividade de saúde altamente prejudicial, trabalha com o cumprimento do tempo de contribuição exigido e da soma de 66 pontos.
Quem contribuiu por 5 anos tem direito à aposentadoria?
De fato, aqueles que começaram a contribuir para o Seguro Social antes de 24/07/1991 podem ter o direito de reduzir 60 meses (5 anos).
Até 1991, tanto o requisito de aposentadoria por idade quanto outras pensões foi de apenas 60 meses (5 anos).
Conclusão
Neste artigo, ele descobriu que aqueles que têm 15 anos de contribuição podem ser retirados se você tiver o direito de:
Regra de aposentadoria de aposentadoria da idade;
Aposentadoria de pessoas com deficiência por idade;
Grau especial de grau grave / alto.
Portanto, se você já adiciona até 15 anos de contribuição e atenda aos requisitos necessários para a regra à qual você pensa que tem direito, é ideal falar com um advogado especialista.
A partir da análise de seu caso por um advogado, esse profissional pode avaliar se pode realmente e deve parar de contribuir para solicitar sua aposentadoria.
Tenha cuidado para parar de contribuir para o INSS apenas porque você acha que tem direito a um benefício. Você pode acabar perdendo sua qualidade segurada.
Você gostou de ler este artigo?
Se você tem 15 anos de contribuição ou conhece alguém que contribuiu para o INSS, compartilhe esse conteúdo.
Espero que você tenha feito uma ótima leitura.
Abraço! Até a próxima vez.