Esse é o conteúdo correto para aqueles que não têm idéia do que o PPP significa e para aqueles que têm dúvidas sobre o perfil profissional do Seguro Social.
Conforme recomendado que o Inss segurado aprenda o que o PPP significa, especialmente aqueles que trabalham em atividades especiais não saudáveis e/ou perigosas, indiquei a ler este material.
Nos tópicos abaixo, compreenda tudo sobre o PPP (perfil profissional do Seguro Social).
O que significa PPP (perfil profissional do Seguro Social)?
O acrônimo PPP significa perfil profissional do Seguro Social.
Desde 2004, o ano em que o PPP existe, é comum para vários trabalhadores e profissionais dos setores mais variados, nichos e filiais para ouvir o PPP.
Se você não sabe, é um dos documentos mais importantes para provar a exposição a agentes nocivos de saúde no trabalho.
O INSS considera o perfil profissional como o único documento válido para este teste a partir do momento em que atingiu (em 2004).
Então o PPP é um documento com resumo, mas informações essenciais.
Nele, ele contém toda a história daqueles que trabalham em atividades especiais.
Exemplo de PPP.
Para que serve o PPP?
Como PPP é um documento oficial, ele serve para descrever toda a história da função não saudável e/ou perigosa que um funcionário ocupa na empresa onde trabalha.
No PPP, eles devem conter as seguintes informações:
Dados administrativos da empresa;
; assinatura do representante legal da empresa ou do prefeito;
o representante legal da empresa ou do prefeito; Quem é responsável pelas informações de PPP;
Informações sobre PPP; dados administrativos do trabalhador;
; posição ou posição deste trabalhador, especificado por períodos;
por este trabalhador, especificado por períodos; Descrição de todas as atividades e funções realizadas pelo trabalhador, especificado por períodos;
que o trabalhador se exercita, especificado por períodos; Registro do que esse funcionário trabalha;
que este funcionário trabalha; Quais são os fatores de risco que a saúde dos trabalhadores e eles são expostos? e
que a saúde do trabalhador e ele são expostos; e outros detalhes fundamentais que demonstram atividade prejudicial e/ou perigosa.
Essas são dessas evidências no perfil profissional do Seguro Social do trabalhador de que ele obterá seu direito aos benefícios da previdência social.
Um desses benefícios é a aposentadoria especial.
Atenção: Embora o PPP tenha surgido apenas em 2004, a empresa onde funciona deve fornecê -lo mesmo por períodos antes de 2004.
Além disso, as formas e documentos antigos emitidos antes de janeiro de 2004 (quando não havia PPP) também são completamente válidos para provar a exposição a agentes prejudiciais e/ou perigosos.
Qual é a diferença entre LTCAT e PPP?
A diferença entre o LTCAT (Relatório Técnico de Condições de Trabalho Ambiental) e PPP (Perfil Profissional de Seguro Social) é que o LTCAT é mais completo que o PPP.
Enquanto o LTCAT apresenta informações quantitativas e qualitativas da análise detalhada do ambiente de trabalho, as descrições de PPP são mais curtas e mais específicas para a realidade do trabalhador.
LTCAT
Relatório Técnico de Condições de Trabalho Ambiental PPP
Informações quantitativas e qualitativas do perfil profissional de segurança social de uma análise detalhada do ambiente de trabalho de todo o funcionário. Informações gerais sobre o ambiente de trabalho do funcionário, sendo o PPP concluído a partir das informações contidas no LTCAT.
Portanto, pode -se dizer que o PPP é uma breve versão do LTCAT.
Mas enquanto o PPP continuou e será necessário apenas em 01/01/2004, o relatório técnico já existia antes disso. Portanto, o LTCAT é indispensável nos casos abaixo:
Antes de 13/13/1996: quando o agente prejudicial é ruído;
Quando o agente prejudicial é o; De 14/10/1996 a 31/12/2003: independentemente do agente prejudicial.
Atenção: o LTCAT é importante para provar as informações contidas no PPP.
Exemplo ltcat.
Embora o PPP seja um documento presumivelmente verdadeiro, em alguns casos, pode ser necessário em procedimentos administrativos ou judiciais.
Qual é a importância do PPP?
Além do PPP (perfil profissional de segurança social) para ter a importância de testar o exercício de um trabalhador em uma atividade especial, não se limita a isso.
De acordo com o artigo 282 da Instrução Normativa 128/2022, o PPP também tem outros propósitos e importância. Como:
Demonstrar a especialidade da atividade para que o funcionário realmente obtenha a concessão do benefício do Seguro Social que solicita;
para que o funcionário realmente obtenha a concessão do benefício da seguridade social que solicita; Fornecer e servir como um meio para confirmar as evidências fornecidas pelo empregador: antes do Seguro Social (INSS); antes de outros órgãos públicos; antes dos sindicatos.
: Fornecer meios de prova para a própria empresa;
para a própria empresa; Organizar e individualizar informações da empresa ao longo dos anos;
Ao longo dos anos; Permita que a administração pública obtenha informações confiáveis para o desenvolvimento epidemiológico e a vigilância da saúde.
Quanto tempo o PPP reduz a aposentadoria?
Não há um único período, verdadeiro e determinado, que o PPP (perfil profissional do Seguro Social) reduz o tempo de aposentadoria.
Como este documento é um dos mais importantes para demonstrar uma atividade especial, não saudável ou perigosa, tudo estará relacionado ao caso específico de cada segurado.
Dependendo da situação, o segurado pode precisar de PPP para obter uma aposentadoria especial, que requer menos tempo de contribuição, em comparação com uma aposentadoria para o tempo de contribuição.
Importante: O tempo mínimo de atividade especial depende do grau de risco dessa atividade e pode ser de 15, 20 ou 25 anos.
Em outra hipótese, o segurado pode precisar de PPP para converter tempo especial em comum, desde que esse tempo tenha sido exercido antes da reforma.
Lembre -se: Quando a reforma da pensão entrou em vigor em 13/11/2019, esse novo padrão mudou as regras de aposentadoria especiais e a conversão de tempo.
Portanto, não é necessariamente o PPP que reduz seu tempo de atividade.
De fato, a aposentadoria especial requer menos atividade do segurado, precisamente porque desempenhou uma função de risco para sua saúde ou integridade física.
Portanto, o PPP demonstrará apenas que o segurado realmente fez uma atividade e/ou periculaus doentios.
A redução do tempo está ligada a um dos três graus de risco de atividade especial. Enquanto isso, o PPP será apenas um meio de demonstrar o risco.
Em caso de dúvida, sugiro que fale com um advogado especializado na lei da seguridade social.
Quem tem o direito de receber o PPP?
Qualquer trabalhador tem o direito de receber o PPP (perfil profissional do Seguro Social). No entanto, o risco de atividade estará apenas no PPP daqueles que realmente trabalham expostos a agentes prejudiciais e/ou perigosos, prejudiciais à saúde.
Exemplos de atividades que podem ser exemplos prejudiciais de atividades que podem ser operadores perigosos da câmara de eletricistas de suprimentos trabalhos permanentes em trabalhos subterrâneos expostos ao ensino de trabalho de radiação sujeito a relógios com serviços de estradas respiratórias e alta pressão de pressão e workshops pinturas de soldagem aos trabalhadores Em edifícios metalúrgicos, equipamentos de instalador vigilante com riscos de dentistas de dentistas enfermeiros eventos de segurança
IMPORTANTE: Com o quadro por categoria profissional até 28 de abril de 1995, não é necessário testar as profissões não saudáveis e/ou perigosas exercidas em 28/04/1995 através do PPP.
Por períodos após essa data, é essencial que você confie em um advogado especializado, bem como determinar a documentação necessária para demonstrar uma atividade especial.
Não se esqueça de que o PPP (perfil profissional de segurança social) foi criado apenas em 2004. Antes disso, havia o LTCAT, bem como outros documentos relevantes para este teste de exposição.
Os contribuintes individuais têm o direito de PPP?
Sim!
Os contribuintes individuais têm o direito de PPP (perfil profissional do Seguro Social).
No entanto, no caso de contribuintes individuais (autônomos), como médicos, enfermeiros e dentistas, por exemplo, que não prestam serviços a entidades legais, a responsabilidade de fazer e apresentar o PPP é o mesmo trabalhador.
Nesse caso, o contribuinte individual deve contratar um profissional especializado em medicina e segurança ocupacional, que após determinar as condições de trabalho preparará o LTCAT (Relatório Técnico de Condições de Trabalho Ambiental).
O LTCAT servirá de base para concluir as informações de PPP.
Pode ser um profissional médico ocupacional ou um engenheiro de segurança ocupacional.
Além disso, por mais que o segurado trabalhe há anos como contribuinte individual e nunca fez um LTCAT e até mesmo um PPP, a saída para demonstrar que sua atividade especial pode ocorrer na esfera judicial.
Na esfera administrativa, o INSS pode não aceitar as evidências de certos casos, mas que o tribunal é mais receptivo com as evidências desses mesmos casos.
Além disso, há a alternativa daqueles que nunca fizeram um LTCAT ou um PPP, fazem um PPP baseado em um LTCAT atual para demonstrar atividades prejudiciais realizadas no passado.
De qualquer forma, não deixe de conversar com um advogado especializado e pelo menos fazer um LTCAT a cada 3 anos.
Essas são as maneiras mais garantidas que seu período especial pode reconhecer.
Quem é responsável por emitir o PPP?
A responsabilidade de emitir o PPP (perfil profissional do Seguro Social) varia para cada tipo de segurado no INSS ou de acordo com a atividade realizada.
No caso de contribuintes individuais (autônomos), que não prestam serviços a entidades legais, a responsabilidade de emitir o PPP é os próprios funcionários.
Caso contrário, as empresas em que os funcionários da CLT trabalham são responsáveis por emitir o PPP desses trabalhadores.
A empresa é necessária para emitir o PPP (perfil profissional do Seguro Social)?
Sim!
A empresa é obrigada a emitir o PPP (perfil profissional do Seguro Social) para o trabalhador. Você deve fornecer ao funcionário em qualquer circunstância solicitada.
Quando o funcionário sai da empresa, porque ele não trabalhará mais nela.
É quando o funcionário deixou a empresa, mas teve que solicitá -lo mais tarde.
É quando o funcionário precisa do PPP no momento em que se aposentar.
A circunstância não importa. A empresa é obrigada a fornecer o PPP ao trabalhador.
Como obter o PPP?
O funcionário pode obter o PPP (perfil do Seguro Social) de várias maneiras. No entanto, as duas formas mais comuns são:
Pergunte diretamente no setor de recursos humanos da empresa (Recursos Humanos);
Envie uma carta para a empresa com ar (aviso de recebimento).
Empresa de RH
O primeiro passo para obter seu PPP é solicitá -lo no setor de recursos humanos (recursos humanos) da empresa onde você trabalha ou trabalhou em outro momento.
Em geral, esse tipo de ordem é feito diretamente com a equipe de recursos humanos.
No entanto, se esse setor não emitir o perfil profissional, certamente qualquer trabalhador saberá como guiá -lo no qual outro setor pode solicitá -lo.
Mas suponha que o RH ou algum outro setor da empresa tenha aceitado sua ordem. Depois que isso for feito, mantenha o registro do aplicativo PPP.
Você também aproveita a oportunidade para solicitar um protocolo do seu aplicativo, uma carta ou e -mail que indica que você realmente solicitou o PPP.
Lembre -se: isso vale a pena se você ainda trabalhar na empresa e se não estiver mais nela.
Envie uma carta com recibo (ar)
Se a empresa ignorar seu aplicativo de PPP (perfil profissional do Seguro Social) fabricado diretamente no setor de recursos humanos (recursos humanos), a segunda opção será a carta com o ar.
Carta com carta de mídia aérea com reconhecimento de recebimento.
Basicamente, esta carta significa que será avisado de que a empresa recebeu seu pedido de aplicação de PPP. Então você não pode negar dizer que não recebeu.
Em seguida, veja como é um cartão de ar:
Esclareça os seguintes pontos ao preencher uma carta aérea com o objetivo de pedir ao seu perfil profissional:
Escreva quem você é;
Coloque seu nome completo;
Indicar o número do seu CPF;
Escreva seu NIT (número de identificação do trabalhador);
Mencionar o período que funcionou na empresa;
Diga -nos qual é o objetivo de ter solicitado seu PPP.
Alguns dias depois de enviar a carta, você terá o retorno do aviso de recebimento.
Mantenha o ar.
Isso ocorre porque o ar pode servir como prova do INSS, que você pediu o documento, mas que a empresa não retornou com seu PPP.
A apresentação do ar pode fazer a diferença para conceder sua aposentadoria.
ATENÇÃO: É sua obrigação ir atrás dos documentos a se retirar, mas também é obrigação da Companhia fornecer os documentos que você solicitou (como PPP).
Se não provar que foi após a documentação, o INSS pode negar sua aposentadoria.
Portanto, você terá que começar tudo do zero com grandes possibilidades para perder atrasados.
No entanto, se for mostrado que foi após a documentação, as possibilidades de obter sua aposentadoria são excelentes, mesmo que o INSS negue seu direito.
Além disso, você pode até garantir os atrasos da primeira solicitação para o seu benefício de Seguro Social.
Exemplo de Jacobson
Imagine que Jacobson segurado enviou um pedido de aposentadoria no INSS em janeiro de 2023.
Por mais que ele solicitasse um PPP livre de ar para a empresa em que ele trabalhava, o documento não foi fornecido a Jacobson.
Depois disso, ele não se preocupou em solicitar seu perfil profissional de outra maneira, porque acreditava que seu benefício seria concedido mesmo sem o PPP.
Para cálculos, Jacobson teria direito a uma aposentadoria de US $ 2.000,00.
No entanto, após três meses de análise, seu pedido de aposentadoria foi negado/rejeitado.
A base do INSS negativo era que a documentação necessária estava faltando, com a prova da especialidade da atividade que Jacobson fez em seu trabalho.
Isto é, um PPP que demonstra prejudicial e/ou perigo.
Portanto, Jacobson decidiu apresentar um apelo administrativo. No entanto, essa característica foi negada após nove meses de análise e na mesma base.
Enquanto isso, Jacobson segurado perdeu 12 meses.
Diante disso, agora eu deveria levar mais tempo atrás do PPP.
Com a posse deste documento, você terá que fazer um novo pedido de aposentadoria para obter a concessão de seu benefício.
ATENÇÃO: Somente nesses 12 meses, a perda de Jacobson excedeu R $ 20.000,00.
R $ 2.000,00 Benefício x 12 meses = R $ 24.000,00.
Portanto, é importante ingressar no teste de recepção do aplicativo PPP.
Como obter uma empresa de falências de PPP?
Quando uma empresa decreta a falência ou está inativa no mercado, é mais difícil alcançar documentos como o PPP (perfil profissional de previdência social).
Mas também não é impossível.
Em situações como essa, você pode obter o PPP da empresa em falência através de pelo menos seis alternativas:
comunicar com a união da categoria; Procurar liquidatário de falência; Elimine um certificado no conselho comercial para saber quem são os membros da missa de falência; Verifique os processos de aposentadoria dos ex -trabalhadores da empresa; Obter evidências de testemunha; Use uma experiência indireta.
De qualquer forma, antes de agir com as hipóteses anteriores, é importante que você busque informações e conselhos de um advogado especializado na lei da seguridade social.
O que fazer se a empresa não fornecer o PPP?
Se a empresa não fornecer o Perfil Profissional de Seguro Social (PPP), o ideal é ir após a assistência jurídica. Você e seu advogado podem entrar com uma ação judicial.
Especialmente se você tentar obter o PPP de uma maneira amigável, e ainda assim a empresa se recusa a fornecê -lo.
Você não pode emitir o PPP causar uma multa?
Sim!
Além da empresa deve pagar uma multa para não emitir ou não fornecer o PPP ao funcionário, ela também pode pagar uma multa por não manter o PPP atualizado.
Essas informações são encontradas no artigo 283, Artigo I, Point ‘H’, do Regulamento da Seguridade Social, também chamado pelo acrônimo para o RPS.
Se estiver em dúvida ou se a empresa realmente não deseja fornecer seu PPP, converse com um advogado especialista, que confia e pode ajudá -lo.
O que é necessário para fazer um PPP?
Para criar um PPP (perfil profissional de seguridade social), é necessário analisar as informações do LTCAT (Relatório Técnico de Condições de Trabalho Ambiental).
Além disso, é importante verificar outros documentos. Como, por exemplo:
PPRA (Programa de Prevenção de Risco Ambiental);
PGR (Programa de Gerenciamento de Risco);
PCMM (condições do programa da indústria da construção e meio ambiente), se aplicável;
PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional).
Além disso, é crucial que o PPP seja validado/confirmado por um profissional qualificado, como um médico ocupacional ou um engenheiro de segurança ocupacional.
Quem assina o PPP?
O PPP deve ser assinado pelo representante legal da Companhia ou seu prefeito (pessoa designada como representante da empresa).
Um deles assumirá a responsabilidade da certeza e da autenticidade das informações contidas no perfil profissional:
Registros administrativos;
veracidade das declarações ambientais da empresa; e
dos programas médicos oferecidos pela empresa.
Portanto, se a empresa tiver um médico ocupacional ou um engenheiro de segurança ocupacional como prefeito, esses profissionais poderão assinar o PPP.
Como calcular o PPP?
Em teoria, o PPP (perfil profissional de segurança social) não é calculável, pois não trata especificamente os números, mas o registro de informação de uma profissão.
Como a descrição das atividades realizadas pelo trabalhador e o período em que esse funcionário fez suas funções expostas aos agentes nocivos por sua saúde.
No entanto, não importa quanto não haja como calcular o PPP, o período registrado neste documento pode servir como referência para a conversão do tempo especial em comum.
Essa conversão faz com que você tenha um tempo de contribuição adicional durante o período em que você trabalhou com atividades não saudáveis e/ou perigosas.
ATENÇÃO: A conversão é válida apenas para períodos anteriores à reforma da pensão (até 11/11/2019), que certamente são períodos que refletirão o cálculo da aposentadoria.
Então, para virar, em primeiro lugar, é importante conhecer o risco de atividade: risco de alto risco, risco médio ou baixo.
Cada risco requer tempo especial de atividade.
Atividade Risco de tempo especial High Time 15 anos meio 20 anos abaixo de 25 anos
Depois de conhecer o tempo da atividade de acordo com o risco causado por essa atividade, você deve usar o fator multiplicador. Veja a tabela abaixo:
Fator de multiplicadores de tempo de atividade de risco de atividade para o fator multiplicador do homem por 15 anos de altura 2,33 2,0 A média de 20 anos 1,75 1,5 abaixo de 25 anos 1,4 1.2
Exemplo de Gustavo
Gustavo trabalhou como um bloqueio exposto ao ruído de 95 decibéis por 15 anos.
Após esse período, ele percebeu que seu público começou a comer devido ao barulho excessivo durante o trabalho como serralheiro.
Depois de ir ao otorrinolaringologista, a recomendação era que Gustavo parou de ser um serralheiro. Caso contrário, com o tempo, eu perderia o público dos dois ouvidos.
No entanto, como Gustavo não queria parar de trabalhar e, muito menos, deixar a empresa onde ele já tinha uma trajetória de anos, pediu para mudar o setor.
Felizmente, poderia ser transferido para o setor administrativo da mesma empresa.
No entanto, um colega de Gustavo, Carla, que já havia enfrentado uma situação semelhante, alertou que o ex -trabalhador conhece seus direitos.
Como completou apenas 15 anos de atividade especial, não os 25 anos que exigem uma atividade de baixo risco, Gustavo descobriu que não teria direito a aposentadoria especial.
Mas com a ajuda de um advogado especialista, a situação ficou mais suave. O trabalhador entendeu que nem tudo estava perdido.
Primeiro, Gustavo solicitou um PPP (perfil profissional de segurança social) no setor de recursos humanos da empresa (Recursos Humanos), que foi imediatamente concedido.
A partir disso, ele entendeu que poderia converter o tempo de atividade especial (registrado no PPP), em comum para sua futura aposentadoria.
GUSTAVO Tempo de atividade especial: 15 anos;
15 anos; Risco de atividade de Gustavo como serralheiro: baixo risco;
baixo risco; Tempo necessário para uma atividade especial de baixo risco: 25 anos;
25 anos; Multiplicador de atividade de baixo risco para o homem: 1,4;
1.4; Cálculo: 15 anos de atividade x 1,4 fator multiplicador; = 21 anos de contribuição.
15 anos de atividade 1.4 do fator multiplicador;
Portanto, esses 15 anos em que Gustavo trabalhou exposto ao ruído excessivo se tornou 21 anos.
Portanto, pode ser retirado antes do esperado.
Como calcular o PPP para aposentadoria?
Em geral, não há como calcular o PPP para a aposentadoria.
O perfil profissional é um dos documentos usados para demonstrar as condições de trabalho e quais agentes prejudiciais o trabalhador foi exposto durante seu serviço.
No entanto, mesmo que não haja como calcular o PPP, pode ser necessário conceder sua aposentadoria especial. E também, para a conversão do tempo.
Como analisar o PPP para uma aposentadoria especial?
Para analisar o PPP para aposentadoria especial, não há mistério. Você pode verificar todas as informações indicadas no perfil profissional.
Principalmente, informações sobre armazenamento e atribuição, profissional e exposição a fatores de risco no local de trabalho.
Nesse caso, informações de armazenamento e alocação referem -se ao período de ocupação na posição. Qual era a posição, o setor e a função que realmente foi exercida?
Enquanto isso, o profissional está mais focado em descrever, em um ou dois parágrafos, as atividades especiais realizadas pelo trabalhador.
Finalmente, a exposição a fatores de risco no local de trabalho apresenta o fator de risco (exemplo: frio, calor ou ruído), o nível de risco, quanto tempo e que EPI (equipamento de proteção pessoal) foi usado, bem como a higiene do local .
Como analisar a PPP para a aposentadoria do tempo de contribuição?
O período realizado em atividade especial e descrito no PPP pode ser útil em uma aposentadoria de aposentadoria, em casos de conversão de tempo comum.
Isso ocorre porque essa conversão é válida apenas para a aposentadoria.
Lembre -se: a conversão só é possível por períodos antes da reforma da pensão.
O que muda com PPP no ESOCial?
Com a implementação do PPP no ESOCial, que é um sistema contábil digital simplificado de obrigações de seguridade social etc., o que muda é a forma do perfil profissional.
Em vez disso, o perfil profissional do Seguro Social era físico, isto é, em uma folha de papel. Do ESocial, no entanto, o PPP eletrônico tornou -se obrigatório em 01/01/2023.
A partir de 01/01/2023, todos os trabalhadores que iniciaram uma atividade especial devem ter seu PPP completo eletronicamente:
funcionários segurados;
trabalhadores solteiros;
Cooperativas ligadas à cooperativa de mão -de -obra ou produção.
O PPP físico para períodos antes de 1º de janeiro de 2023 ainda é válido.
No entanto, para períodos dessa data (01/01/2023), o teste deve ser realizado pelo PPP eletrônico (disponível no site ou aplicação do meu INS).
Perguntas frequentes
Em seguida, consulte as perguntas de PPP mais frequentes.
É possível levar o PPP pela Internet?
Sim!
É possível levar o PPP pela Internet ou no meu site INSS.
Digite seu login e senha nos meus INSs e escreva ‘PPP eletrônico’ no campo de pesquisa.
(Fonte: meu INSS)
Sem PPP, é possível demonstrar insalutação?
Sim!
É possível demonstrar inseguro sem o PPP (perfil profissional do Seguro Social).
No entanto, você certamente concederá sua aposentadoria especial se o PPP for um dos documentos apresentados para demonstrar a insalação.
Além do PPP, você também pode apresentar os seguintes documentos:
CTPs (cartão de previdência social e trabalho);
LTCAT (Relatório Técnico das Condições de Trabalho Ambiental);
outros relatórios;
Habilidades.
O trabalhador sem um contrato formal tem o direito de PPP?
Sim!
O trabalhador sem um contrato formal tem o direito de PPP.
Se este trabalhador for afiliado a uma cooperativa de trabalho, você poderá solicitar o perfil profissional direto na cooperativa.
No caso do trabalhador único, que fornece serviço a várias empresas sob a intermediação do sindicato da categoria, solicite apenas o PPP no sindicato.
Por outro lado, se o funcionário trabalha em uma empresa que não assina seu portfólio, encomendar o PPP para o setor de recursos humanos da empresa (recursos humanos) pode ser uma saída.