Aposentadoria especial devido à falta de saúde

Aposentadoria especial devido à falta de saúde

A aposentadoria não -saudável especial é o benefício para aqueles que trabalhavam 25, 20 ou 15 anos com agentes de saúde nocivos (físicos, químicos ou biológicos) acima dos limites legais e um dos mais desejados no INSS.

Mas a aposentadoria especial é complexa, gerando muitas inconsistências entre o INS e a justiça.

Em teoria, é bastante simples, na prática, no entanto, deve ser visto no par, porque a reforma da pensão mudou os requisitos.

Para ajudar com isso, mostrarei como a falta de saúde funciona, quando gera o direito a uma aposentadoria especial para o mal e depois da reforma e como saber se você pode antecipar sua aposentadoria.

Para aproveitar ao máximo o texto, primeiro entenda que:

A atividade especial é uma atividade considerada pelo INSS como prejudicial (prejudicial à saúde dos trabalhadores) e pode ser usada para que você obtenha sua aposentadoria especial devido à falta de saúde ou para avançar sua aposentadoria para o tempo de contribuição.

Bem, agora siga -me nesta leitura completa:

1. O que é um trabalho prejudicial?

Essas são duas regras para determinar se um trabalho é válido para uma aposentadoria especial para a falta de saúde: estrutura profissional ou exposição eficaz a agentes prejudiciais.

A regra é a mesma antes e depois da reforma.

Regra 1 – quadro por categoria profissional

A primeira regra é para a categoria profissional até 28/04/1995.

Até este ano, algumas profissões têm uma presunção de pré -venda. Isso significa que atividades especiais são consideradas automaticamente, mesmo que não houvesse prejudicial ou perigo.

As profissões mais comuns que se encaixam nesta categoria são as seguintes:

Médicos, dentistas, enfermeiros;

Metalurgistas, fundadores, suprimentos;

Bombeiros, guardas, guardas de segurança;

Participantes da estação de serviço;

Aeronaves ou aviões;

Operadores telefônicos ou telegrafistas;

Motoristas, colecionadores de ônibus e tratoristas;

Operadores de raia x.

Veja a lista completa de profissões clicando aqui.

Mas lembre -se! O reconhecimento de atividades especiais é válido apenas para o tempo em que funcionou até 1995.

Portanto, embora um médico, metalúrgico ou assistente tenha trabalhado de 1985 a 2010, ele só será considerado automaticamente como atividade especial no período até 1995.

IMPORTANTE: Esta regra permanece válida com a eficácia da reforma da Seguridade Social!

Mas e o resto?

O restante entrará necessariamente na segunda regra do reconhecimento de atividades especiais.

Regra 2: Exposição a agentes não saudáveis

A segunda regra que deve saber se sua atividade é especial é ter trabalhado de maneira prejudicial e perigosa de maneira regular e permanente comprovada por documentos.

Aqui não importa se é antes ou depois de 1995, essa regra vale em qualquer período.

Todo o trabalho que coloca sua saúde em um risco eficaz não é saudável.

A lei divide a falta de saúde em três agentes:

Alguns agentes garantem que seu trabalho seja considerado uma atividade especial para o simples fato de você ter trabalhado em contato com eles.

Esses são agentes calitativos prejudiciais, que não dependem da quantidade a que foi exposta.

No entanto, outros agentes garantem seu direito a uma aposentadoria especial devido à luz da LNSalubrity somente se a exposição for maior que uma certa quantidade, agentes quantitativos não -saudáveis ​​forem considerados.

Em resumo: alguns agentes não dependem de sua quantidade (a qualitativa) e outros dependem da quantidade (o quantitativo).

A regra sobre a exposição a agentes prejudiciais não mudou com a reforma.

Confusão comum

Na reforma, havia muito para eliminar atividades especiais devido ao perigo, mas isso foi descartado nos últimos minutos.

Depois, ainda há uma atividade especial devido ao perigo, mas um projeto de lei complementar (PLP) está no Senado que definirá o que será o direito à aposentadoria especial para o perigo.

Isso significa que, se sua profissão não estiver nesta lei, você não terá direito a se aposentar após a reforma.

O último movimento do PLP foi em março de 2022, onde o PLP foi incluído na agenda da reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Esteja atento ao nosso blog, porque qualquer notícia sobre essa lei receberá em primeira mão aqui.

2. Qual é a falta de saúde quantitativa e qualitativa?

Vale a pena ler este tópico com cuidado, ok?

Insalsos que depende da quantidade

Agentes quantitativos são aqueles que dependem da quantidade de exposição à quantidade à qual foi exposto a ser comprovado se você deseja reconhecer sua atividade especial.

Você pode acessar NR 15 (padrão regulatório 15), anexos 1, 2, 3, 5, 8, 11 e 12; ver os agentes quantitativos.

Insalsos que não depende da quantidade

Agentes qualitativos são aqueles que mera presença em seu trabalho garantem o direito à atividade especial. Isso pode ser usado para promover a aposentadoria por contribuição ou obter uma aposentadoria especial para prejudicar.

Agentes biológicos (contato com águas residuais, pacientes com doenças infecciosas, cemitério, estabelecimentos para cuidados e tratamento dos animais); Produtos químicos como benzeno, arsênico, chumbo, cromo, fósforo, hidrocarbonetos, mercúrio; Produtos químicos que podem ser demonstrados para desenvolver câncer.

Você pode acessar a NR 15 (padrão regulatório 15) Anexos 6, 13 e 14; ver os agentes quantitativos.

Cuidado e atenção!

Se você observar as listas com cuidado, poderá ver que nem todos os produtos químicos ou situações são descritos no padrão.

Além disso, para alguns agentes, a justiça tem um entendimento diferente e mais favorável.

Este é o caso de radiação ionizante que o INSS considera o agente quantitativo e a justiça tem posições que consideram ionização como radiação qualitativa. Isso vale para muitos agentes cancerígenos.

Portanto, a norma é apenas uma referência, muito pouca atualização e isso pode estar desatualizado. Em caso de dúvida, não confie na análise do INS ou NR 15.

Com a reforma da pensão, os agentes quantitativos e qualitativos não foram alterados.

3. Infinito não saudável Você tem direito à aposentadoria especial?

Resposta curta e sem medo de cometer erros: Não.

O prêmio do trabalho prejudicial é um direito de mão -de -obra garantido para aqueles que trabalham com agentes não saudáveis ​​e podem ser concedidos no mínimo, médio e máximo.

No entanto, sua aposentadoria é governada pelas regras da lei da Seguridade Social e recebe trabalho adicional não -saudável, que é uma lei trabalhista, não garante que sua atividade seja considerada especial.

O adicional servirá apenas como um indicador de que sua atividade pode ser especial. Isso não elimina seu dever de apresentar documentos aos INSs que provam a atividade especial.

Se você não apresentar os documentos certos, mesmo que tenha recebido o adicional, esse período não informará sua aposentadoria especial devido à falta de saúde.

4. Quem tem direito a uma aposentadoria especial devido à falta de saúde?

Para aqueles que começaram a trabalhar antes da renovação (13/11/2019) e atendeu a todos os requisitos de aposentadoria

O requisito mais famoso de aposentadoria especial é ter 25 anos de atividade especial (prejudicial e perigo).

Esta é a hora de quase todos, mas eles têm alguns agentes e situações prejudiciais que garantem uma aposentadoria especial devido à falta de saúde antes.

Este é o caso da exposição ao amianto (amianto) e trabalhadores de minas subterrâneas da frente da produção. Estes podem ser retirados com 20 anos dessas atividades especiais.

Os trabalhadores de minas subterrâneas na frente de produção podem ser retiradas com 15 anos de atividade especial.

A regra aqui é: mais difícil, mais grave e não saudável e antes que o trabalhador possa se retirar.

Além da atividade especial, há a exigência de um período de carência de 180 meses. Esta é uma questão extensa e muito importante na lei de seguridade social.

Para aqueles que começaram a trabalhar antes da reforma, mas não reuniu o tempo mínimo de atividade especial

Se você estiver em conformidade com esse problema, a reforma criou uma regra de transição para você!

Para isso, é necessário que:

86 pontos + 25 anos de atividade especial na maioria dos casos. Aqui, os pontos são a soma de sua idade, tempo de atividade especial e tempo de contribuição;

Na maioria dos casos. Aqui, os pontos são a soma de sua idade, tempo de atividade especial e tempo de contribuição; 76 pontos + 20 anos de atividade especial em casos de trabalho em contato com amianto ou trabalho em minas subterrâneas longe da frente da produção;

Nos casos de trabalho em contato com o amianto ou o trabalho em minas subterrâneas longe da frente da produção; 66 pontos + 15 anos de atividade especial em casos de minas subterrâneas operam na frente da produção.

O lado positivo dessa regra de transição é que ela pode incluir o tempo de contribuição nas atividades “comuns” na pontuação.

Mas lembre -se: você deve ter um mínimo de tempo especial de atividade e isso dependerá do seu trabalho.

Temos conteúdo completo que explica especificamente a regra de transição de aposentadoria especial, vale a pena ler!

Para aqueles que começaram a trabalhar após a reforma, é eficaz (13/11/2019)

Há uma idade mínima para a concessão especial de aposentadoria por Insalfuel:

Pelo menos 60 anos de idade e 25 anos de atividade especial na maioria das atividades especiais, como atividades nas quais a pessoa é exposta a ruído excessivo, calor ou frio intenso ou perigo;

Na maioria das atividades especiais, como atividades em que a pessoa é exposta a ruído excessivo, calor intenso ou frio ou perigo; Pelo menos 58 anos de idade e 20 anos de atividade especial em casos de trabalho em contato com amianto ou trabalho em minas subterrâneas da frente da produção;

Nos casos de trabalho em contato com o amianto ou o trabalho em minas subterrâneas longe da frente da produção; Pelo menos 55 anos de idade e 15 anos de atividade especial em casos de minas subterrâneas contra a produção.

ATENÇÃO: Essas regras se aplicam a homens e mulheres.

Esse novo requisito da idade mínima será quase impossível para a aposentadoria para essa aposentadoria, porque imagina: começa a trabalhar com 20 anos em uma atividade sujeita a um resfriado intenso.

Você obteve uma aposentadoria especial 25 anos depois, aos 45 anos. Mas agora ele terá que trabalhar por mais 15 anos para atingir a idade mínima de 60 anos de idade.

Isso é inaceitável, mas é o que a reforma trouxe.

5. O que são agentes biológicos?

Vírus, fungos e bactérias são enquadrados como agentes biológicos.

Portanto, se você trabalha em um local onde houver exposição a esses três agentes, você tem o direito à falta de saúde, o que pode ser considerado ao calcular sua aplicação especial de aposentadoria insegura.

Veja alguns exemplos de atividades e lugares onde há contato com agentes biológicos:

Curtumes;

Locais de reprodução e matadouros de animais;

Hospitais e postos de saúde;

Consultórios médicos e odontológicos;

Clínicas veterinárias;

Atividades de construção nas quais há contato com as águas residuais;

Atividades de limpeza e limpeza urbana.

Lembre -se de que esse relacionamento é apenas um exemplo. O que importa é a exposição a vírus, fungos e bactérias que afetam a saúde ou a integridade física dos funcionários.

É importante dizer que os agentes biológicos permanecem os mesmos com a reforma.

6. O que são agentes físicos?

Agentes físicos são todos aqueles que têm algum impacto físico no trabalhador. Entender melhor o que são:

Ar comprimido

Todo o trabalho em que o trabalhador é exposto ao ar comprimido.

É o caso do trabalho de mergulho, a atividade do ar comprimido em túneis pressurizados, atividades em câmeras pneumáticas, entre outras.

Calor e frio

Exposição ao calor excessivo ou frio.

Nesses casos, fontes de calor artificial com um nível de 46 ° C e frio abaixo de 8 ° C são consideradas excessivas.

Vale ressaltar que esta exposição vem de fontes artificiais e a exposição deve ser comum e permanente.

Além disso, a exposição alternativa permanente entre frio e calor também gera o direito de beneficiar a não saúde.

Eletricidade

Cada atividade na qual o trabalhador é exposto à eletricidade acima de 250 volts é considerado em risco.

Na verdade, é uma atividade perigosa, não prejudicial. Mesmo assim, também garante o direito à aposentadoria especial.

Barulho

Atividades em que o trabalhador é permanentemente exposto ao ruído acima do limite legal. Esse limite mudou ao longo dos anos.

Até 04/04/1997, o limite máximo de ruído permitido era de 80 dB (a). Ou seja, se ele trabalhou exposto ao ruído superior a 80 dB (a) antes de 04/04/1997, sua atividade será considerada especial;

O limite máximo de ruído permitido foi de 80 dB (a). Ou seja, se ele trabalhou exposto ao ruído anterior antes de 04/04/1997, sua atividade será considerada especial; De 03/03/1997 a 17/11/2003, o limite máximo de ruído permitido aumentou bastante e ficou em 90 dB (a). Então, apenas os trabalhadores em posições com exceção de mais de 90 dB (a), neste momento, têm sua atividade considerada especial;

O limite máximo de ruído permitiu muito e estava em 90 dB (a). Portanto, apenas os trabalhadores em posições com uma exposição mais alta que, neste momento, sua atividade considerou especial; Após 17/11/2003, o limite máximo caiu para 85 dB (a). Se a sua exposição após 2003 for maior que esse valor, sua atividade será considerada especial.

O mais curioso é que, por justiça e direito, o ouvido humano foi considerado mais forte entre 1997 e 2003, porque naquele momento 87dB (a) eram considerados prejudiciais e, depois de 2003, eram considerados prejudiciais.

Em geral, eles estão em conformidade com esse tipo de situação aos operadores da máquina industrial.

Vale ressaltar que o direito à aposentadoria especial devido à falta de saúde é caracterizada pelo risco de surdez e vários outros problemas de saúde aos quais esses trabalhadores são constantemente expostos.

Radiação

Os trabalhadores que trabalham na gestão de aparelhos X -Ray ou lidam com produtos radioativos, como urânio, Torio X, Cesio 137, entre outros, têm o direito à aposentadoria especial devido à falta de saúde devido à exposição permanente ao risco.

Sacudir

Nesse agente, os trabalhadores que lidam com máquinas e equipamentos de perfuração e geram preocupação. Esse agente físico pode causar problemas de saúde, por isso é considerado uma atividade prejudicial.

Os agentes físicos também não mudaram com a reforma da pensão.

7. O que são agentes químicos?

Agentes químicos são todos aqueles que causam algum impacto químico no trabalhador. Entender melhor o que são:

Arsenius: Atividades profissionais nas quais o trabalhador lida com arsênico. Por exemplo, atividades com pinturas, inseticidas, conservação de madeira, alguns medicamentos, etc.;

: Atividades profissionais nas quais o trabalhador lida com arsênico. Por exemplo, atividades com pinturas, inseticidas, conservação de madeira, alguns medicamentos, etc.; Amianto: atividades relacionadas a materiais isolantes, colocação ou demolição de produtos de amianto, etc.;

: Atividades relacionadas ao isolamento de materiais, colocação ou demolição de produtos de amianto, etc.; Benzeno: As atividades relacionadas ao campo petroquímico no qual a produção do agente existe também são expostas a profissionais que trabalham com a fabricação de cola, sapatos, borracha, soldagem, etc.;

: Atividades relacionadas ao campo petroquímico no qual existe a produção do agente também são expostas a profissionais que trabalham com a fabricação de cola, sapatos, borracha, soldagem, etc.; Berio e derivados: fabricação e fundição de ligas de metal, fabricação fluorescente, óculos especiais, porcelana para isoladores térmicos, soldagem de prata, galvanização, etc.;

: Fabricação e fundição de ligas de metal, fabricação fluorescente, óculos especiais, porcelana para isoladores térmicos, soldagem de prata, galvanização, etc.; Bromo e bromo;

; Bronze, chumbo e derivados: pinturas, esmaltes, alguns vernizes, munição e armas, indústria gráfica, fabricação de esmalte, vidro, etc.;

: Pinturas, esmaltes, alguns vernizes, munições e armas, indústria gráfica, fabricação de esmalte, vidro, etc.; Cloro.

. Iodo.

. Ácido cromo e cromo: atividades relacionadas à galvanoplastia, bronzeado de couro, pigmentos cromados, polimento de móveis, fabricação de cimento, etc.;

: Atividades relacionadas à galvanoplastia, bronzeado de couro, CHDS com cromo, polimento de móveis, fabricação de cimento, etc.; Fluoreto e ácido fluorídico: Fabricação de cimento, vidro, esmalte, telhas, telhas, cerâmica, fibra de vidro, gasolina, galvanoplastia, etc.;

: Fabricação de cimento, vidro, esmalte, ladrilhos, telhas, cerâmica, fibra de vidro, gasolina, galvanoplastia, etc.; Fósforo e manganês: atividades rurais com fertilizantes, fabricação de explosivos, bronzeado em couro, etc.;

: Atividades rurais com fertilizantes, fabricação explosiva, bronzeado em couro, etc.; Solvente em geral: como os usados ​​na fabricação de itens como ceras, gorduras, degrescores, lembretes de tinta, alguns tipos de anestésicos, borracha, resina, pinturas, etc.;

: como aqueles usados ​​na fabricação de itens como ceras, gorduras, desengorduradores, lembretes de tinta, alguns tipos de anestésicos, borracha, resina, pinturas, etc.; Monóxido de carbono: atividades relacionadas à gasolina, indústria química, aço, ferro fundido, controle de incêndio, etc.;

: Atividades relacionadas à gasolina, indústria química, indústria siderúrgica, fundição, controle de incêndio, etc.; Mercúrio: Fabricação de pinturas, soldas, dispositivos como termômetros, lâmpadas, retificadores, baterias, etc.

Além disso, existem outros agentes químicos que representam um risco para a saúde dos trabalhadores.

É importante que você saiba o seu direito de receber um trabalho não saudável adicional nos casos em que é exposto a qualquer agente químico considerado prejudicial à sua saúde. Mesmo que esse agente não esteja em NR 15 ou outros padrões.

Além dos anteriores, os agentes químicos permanecem os mesmos com a reforma.

8. Como demonstrar a falta de saúde?

Para demonstrar a estrutura profissional e a exposição a agentes prejudiciais, você precisará de documentos como seus CTPs, PPP, LTCAT, relatórios e, às vezes, até experiência.

É muito mais fácil demonstrar a categoria profissional. Em geral, o CTP é suficiente.

No entanto, para provar a exposição a agentes prejudiciais, você precisará de documentos como PPP, relatórios, documentos antigos e experiência.

Siga este passo a passo para demonstrar aposentadoria especial e não perca seus direitos. Nesta publicação, falo sobre a documentação de que você precisará para cada situação.

Vale ressaltar que a forma de desconforto não passou por nenhuma mudança com a reforma da pensão.

9. Cálculo especial de aposentadoria para prejudiciais: como fazer isso?

Antes da reforma

O valor será o salário médio de contribuição de 80% maior após 1994 até o mês anterior à aposentadoria, sem o fator de previdência social.

O resultado desse cálculo, por isso quase sempre dará o que você recebe hoje.

Alguém que sempre contribuiu para o teto tem uma média de 8% menor que o telhado. Isso se deve a taxas de substituição de aposentadoria monetária e duas modificações no teto de aposentadoria em 1998 e 2004, que criam esse atraso.

Isso significa que a aposentadoria completa não é 100% do que você ganha hoje.

Por exemplo, imagine a situação de Geraldo, um serralheiro exposto ao ruído mais alto do que o permitido por lei por 32 anos, que recebeu US $ 4.000,00 em sua posição antes de se aposentar, mas que a média de seus salários 80% mais altos era de R R $ 3.500,00.

Você receberá esses R $ 3.500,00 de aposentadoria. Simples, certo? 🙂

ATENÇÃO: Esta regra é válida se você tiver concluído os requisitos de aposentadoria especial por falta de saúde antes da reforma da pensão (11/11/2019).

Se esse for o seu caso, você tem o direito e o valor da sua aposentadoria será o salário médio de contribuição de 80% mais alto após 1994.

Caso contrário, a regra de cálculo criada com a renovação que ensinarei agora entrará.

Após a renovação

Se você começou a trabalhar para trabalhar antes que a renovação seja eficaz, mas não atendeu aos requisitos para retirar ou começar a trabalhar depois de entrar em vigor, o cálculo usado será o seguinte:

A média de 100% de seus salários de contribuição será feita desde 1994;

de seus salários de contribuição desde 1994; Desse montante, receberá 60% + 2% ao ano que excede 20 anos de atividade especial para homens e excederá 15 anos de atividade especial para mulheres.

Por exemplo, imagine a mesma situação que Geraldo que falei. Lembrando que a nova regra de cálculo de reforma leva em consideração a média de 100% de seus salários.

Portanto, estimou -se que essa média dos 32 anos de atividade especial corresponda a R $ 3.000,00.

Geraldo receberá 60% + 24% (2% x 12 anos por 20 anos de atividade especial) = 84% de R $ 3.000,00. Ou seja, terá uma aposentadoria por um valor de US $ 2.520,00.

Para ver o impacto negativo desse novo cálculo que a reforma trouxe

Comparando os valores que Geraldo pode receber uma aposentadoria especial por não saudável antes e depois da renovação, concluímos que perde R $ 980,00 por mês.

Isso significa que, com a nova regra de cálculo, perde mais de US $ 117 mil reais em 10 anos. Esta nova regra é absurda! 🙁

10. Lei adquirida

É importante explicar que as regras para a reforma da pensão apresentadas são válidas para aqueles que ainda não possuem todos os requisitos necessários para uma aposentadoria não saudável especial.

Ou seja, eles são válidos para aqueles que começaram a trabalhar antes da renovação e não têm o tempo mínimo de atividade especial ou que começaram a trabalhar após sua eficácia.

Se este é o seu caso, não se preocupe!

Ele já está ciente de todas as notícias e já pode evitar algumas bocas das novas regras e se planeja obter um valor mais alto em sua aposentadoria.

Mas se eu já tivesse o tempo especial de atividade (25, 20 ou 15 anos) antes da reforma, ele já tem o direito adquirido. Ou seja, não precisará ser mínimo e, além disso, o cálculo do valor da aposentadoria será melhor para você.

Conclusão

Se ele trabalhou 25 anos em qualquer atividade especial até 1995 ou trabalhou em contato com agentes prejudiciais e perigosos, independentemente do ano, ele pode obter uma aposentadoria especial por Insalub.

Você deve prestar atenção à NR 15, mas não levá -lo a ferro e fogo. Muitos agentes prejudiciais ainda não são regulamentados ou têm um entendimento mais favorável no tribunal.

Antes de ir ao INSS, adicione toda a documentação para evitar desperdiçar seu tempo e direitos.

Além disso, lembre -se de saber se as novas regras para a reforma da pensão Enter, que alteraram os requisitos e o formulário de cálculo.

Se você quiser saber mais sobre a aposentadoria especial devido à falta de saúde, recomendo estes artigos: