O acordo internacional da Seguridade Social entre o Brasil e a Espanha visa apoiar os trabalhadores nesses dois países, com os benefícios da seguridade social disponíveis nas duas nações.
De acordo com dados estatistas, mais de 80.000 brasileiros vivem na Espanha neste momento. E esse número tende a crescer, especialmente se considerarmos a qualidade de vida dos espanhóis.
No entanto, se você não sabe, é possível usar o tempo de contribuição aqui no Brasil, para uma futura aposentadoria espanhola.
No mesmo sentido, também é possível adicionar o tempo trabalhado na Espanha, para uma futura aposentadoria brasileira.
Estava curioso e quer saber mais? Continue lendo o conteúdo, como você entenderá em breve:
Quais são as regras para se aposentar no Brasil?
Aqui no Brasil, existem muitas regras de aposentadoria.
No entanto, dependendo do grupo segurado, as regras são específicas.
Nesse caso, quero dizer a aposentadoria de:
No entanto, a abordagem das regras de aposentadoria desse conteúdo é o segurado comum dos INS, que são o segurado opcional e os trabalhadores da iniciativa privada, a maioria dos contribuintes em nosso país.
ATENÇÃO: Se você quiser saber mais sobre a aposentadoria de cada um deles, basta clicar no conteúdo específico.
Então, por enquanto, o Inss segurado pode ser retirado nas seguintes modalidades:
Entenda: As regras de transição são válidas, porque a reforma da pensão, em vigor desde 13/11/2019, mudou os requisitos das principais pensões no Brasil.
Obviamente, você pode ter o direito adquirido para pensões anteriores se tiver atendido aos requisitos de 11/11/2019, um dia antes da renovação ser válida.
Se você quiser ler mais sobre isso, recomendo um artigo que produzimos com grande carinho, especialmente para você: qual é o direito adquirido na aposentadoria?
Mas agora, retornando às regras de transição, cada regra tem suas especificidades.
Com exceção da regra de transição de aposentadoria etária, os quatro últimos são regras de transição que foram estabelecidas a partir da aposentadoria anterior para o tempo de contribuição.
Enquanto isso, a primeira regra da lista se deve à aposentadoria por idade.
Para não aumentar muito sobre esse assunto, deixarei uma tabela com os requisitos de cada regra de transição para 2023. Veja os requisitos de homens e mulheres.
Aposentadoria para homens em 2023
Retirada de mulheres em 2023
Quais são as regras a se aposentar na Espanha?
Como no Brasil, a Espanha tem várias pensões específicas para os trabalhadores:
Autônomo.
Trabalhadores de carvão de mineração.
Trabalhadores marinhos.
Artistas
Parais de touro.
Se você quiser saber quais são as regras específicas para esses trabalhadores, o site da Segurança Social da Espanha tem uma tabela na qual explica todos os requisitos.
Quanto aos trabalhadores “comuns”, o segurado espanhol se aposentou com os jubilas comuns, que é sua aposentadoria comum.
Vale ressaltar que, neste momento, a Espanha está passando por um processo para aumentar a idade normal da aposentadoria, para sincronizar com o que muitos países da União Europeia fizeram.
Em 2013, a Espanha fez uma reforma de pensões para aumentar a idade da aposentadoria de 65 anos para 67 por um período de 15 anos.
Ou seja, os espanhóis também passaram por uma regra de transição em sua aposentadoria.
A idade máxima deixará de aumentar até 2027.
Como no Brasil, o aumento gradual da idade mínima visa garantir a sustentabilidade do pagamento dos benefícios da previdência social.
De fato, esse problema se deve ao fato de que houve um aumento na expectativa de vida da população da Espanha e à diminuição do número de nascimentos.
Consequentemente, isso levou a um sistema de seguridade social com contribuintes mais aposentados e menos contribuintes.
Quanto aos requisitos de aposentadoria na Espanha, veja o que eles são:
65 anos.
37 anos e 9 meses de contribuição.
Agora, se o segurado for inferior a 37 anos e 9 meses de contribuição, a idade mínima será de 66 anos e 4 meses, com pelo menos 15 anos de contribuição.
Ou seja, a idade mínima padrão é 65 se o segurado tiver o tempo de contribuição exigido.
Caso contrário, a idade mínima aumenta.
Portanto, neste momento, as regras de aposentadoria na Espanha são as seguintes:
A idade de contribuição da contribuição exigiu 37 anos e 9 meses ou 65 anos abaixo de 37 anos e 9 meses e mais de 15 anos 66 anos e 4 meses de idade
Nota: Os requisitos são os mesmos para homens e mulheres.
Se for interessante saber mais, a tabela da regra de transição de aposentadoria espanhola é encontrada até 2027, que é o período em que a idade mínima será estabilizada para aqueles que não têm o tempo de contribuição exigido.
Tempo de contribuição anual 2024 38 anos ou mais = 65 anos de idade.
Menos de 38 anos = 66 anos e 6 meses de idade. 2025 38 anos e 3 meses ou mais = 65 anos de idade.
Menos de 38 anos e 3 meses = 66 anos e 8 meses de idade. 2026 38 anos e 3 meses ou mais = 65 anos de idade.
Menos de 38 anos e 3 meses = 66 anos e 10 meses de idade. De 2027 38 anos e 6 meses ou mais = 65 anos de idade.
Menos de 38 anos e 6 meses = 67 anos.
Lembrando que o tempo mínimo de contribuição é de 15 anos de coleta.
Como funciona o acordo da Seguridade Social com a Espanha?
O Decreto 1.689/1995 foi a regra que definiu as regras do Acordo Internacional de Seguridade Social entre o Brasil e a Espanha.
No início do texto, expliquei que este acordo internacional de previdência social visa garantir que as pessoas que vivem em diferentes países possam receber benefícios da seguridade social, se precisar.
Ou seja, este contrato garante que você possa acessar os benefícios da previdência social nos dois países.
Além disso, os direitos são garantidos para:
Pessoas em deslocamento temporal.
. Evite garfos da Seguridade Social para trabalhadores brasileiros em empresas multinacionais.
de trabalhadores brasileiros em empresas multinacionais. Não requer a tradução da documentação do Seguro Social.
da documentação da previdência social. Use o bem -estar dos países para obter procedimentos para alcançar um benefício, como a experiência médica para o pagamento da doença (assistência temporária por invalidez).
, como uma experiência médica para o benefício da doença (assistência temporária por incapacidade). Entre outros direitos.
Com foco nas pensões, o acordo internacional da Seguridade Social entre o Brasil e a Espanha garante que o tempo que trabalhou nos dois países seja adicionado, desde que tenha contribuído legalmente para a pensão social de cada país.
Isso significa que você pode receber benefícios de aposentadoria de ambos os países, se tiver trabalhado em ambos na sua vida.
Isso é garantido pelo artigo 16 (2) do Decreto 1.689/1995:
“O trabalhador que foi submetido sucessivamente ou alternativamente à legislação de qualquer parte contratante terá direito às cotas regulamentadas neste capítulo, nas seguintes condições:
2 – Da mesma forma, a instituição competente de cada parte determinará a pensão que totaliza esses períodos de seguro cumprido sob a legislação da outra parte com seus próprios períodos. Quando a totalização é realizada, se atingir o direito à entrega, para o cálculo do valor a ser pago, as seguintes regras serão aplicadas: “.
Portanto, você pode usar seu tempo de contribuição em espanhol para obter uma aposentadoria brasileira e vice -versa.
Mas eu já digo que essa possibilidade deve ser usada com cautela.
Isso ocorre porque, se você usar o tempo de coleta espanhol, aqui no Brasil, receberá uma aposentadoria com os valores proporcionais que contribuem para o nosso território.
ATENÇÃO: O recebimento de valores proporcionais não está relacionado à aposentadoria proporcional, que é uma modalidade de aposentadoria que requer idade e tempo de contribuição mais curto do segurado que se juntou ao INS até 15/12/1998.
Portanto, se você não tiver tempo de contribuição suficiente para se retirar para as regras do Seguro Social brasileiro, o ideal é usar o tempo de contribuição estrangeira.
De fato, o acordo internacional da Seguridade Social entre o Brasil e a Espanha está disponível para a soma do tempo de contribuição e a possibilidade de conceder os seguintes benefícios:
É possível se aposentar nos dois países?
Sim!
Existe a possibilidade de se aposentar no Brasil e na Espanha, se atender aos requisitos de aposentadoria nos dois países.
Dessa forma, você deve receber um valor mensal em reais (r $) e euros (€).
No entanto, de acordo com o Decreto 1.689/1995, deve haver pelo menos um ano de contribuição exercida no país para usar o tempo de contribuição.
Por exemplo, você só pode usar o tempo de memória espanhola para adicionar à sua aposentadoria se tiver coletado lá por pelo menos um ano e vice -versa.
Isso é definido pelo artigo 18 (1), dê uma olhada:
“1- As disposições do parágrafo 2 do artigo 16 não serão aplicáveis pela instituição competente de uma das partes contratantes, desde que a duração total dos períodos de seguro ou trabalho seja cumprida sob sua legislação é inferior a um ano, sempre em mente, Esses períodos, o direito de instalar de acordo com a legislação desta parte, não adquiriu.
Então você recebe duas pensões: o brasileiro e os espanhóis.
No entanto, lembre -se de que aqui no Brasil, você só pode usar o tempo em espanhol para a aposentadoria da idade (além da incapacidade) e a aposentadoria para o tempo de contribuição.
Quanto à quantidade de aposentadoria, é proporcional à quantidade fornecida no país.
Vou explicar melhor sobre o seguinte tópico.
Exemplo de Caio
Vamos para um exemplo prático para entender melhor como funciona para se aposentar nos dois países.
Caio é um chefe de cozinha que nasceu no Brasil.
Entre vários bicos nos restaurantes, ele começou a coletar o INS em 1985 e trabalhou sem parar até 1996.
Em 1996, Caio foi chamado a trabalhar na Espanha em um renomado restaurante em Madri, a capital da Espanha.
Caio continuou trabalhando de 1996 a 2023 na Espanha.
Até, em 2023, ele se perguntou se ele pode se retirar nos dois países, enquanto completa 65 anos.
Vamos ver! Caio tem:
11 anos de contribuição no Brasil.
27 anos de contribuição na Espanha.
Em nenhum dos países, o CAIO tem o tempo mínimo de contribuição para se retirar, embora ele tenha 65 anos.
Depois de ler este artigo de Ingrecio, o segurado entendeu que ele tem o direito de adicionar o tempo coletado entre os países para obter a aposentadoria brasileira e espanhola.
Na regra de transição etária por idade, o cálculo do benefício é feito dessa maneira:
A média de todos os seus salários de contribuição desde julho de 1994 será realizada.
A partir dessa média, o segurado receberá 60% + 2% para cada ano excedendo: Homem: 20 anos de tempo de contribuição. Mulher: 15 anos de tempo de contribuição.
2% para cada ano exceder:
Neste endereço, se adicionarmos o tempo do CAIO, ele terá 38 anos de contribuição no total.
Ele fez a média de seus salários de contribuição aqui no Brasil, temos R $ 3.500,00.
Portanto, ele receberá:
60% + 36% (2% x 18 anos que excederam 20) = 96%.
36% (2% x 18 anos que excederam 20) = 96%. 96% de R $ 3.500,00 = R $ 3.360,00.
No entanto, essa não será a quantidade de aposentadoria segurada de CAIO.
Você se lembra quando eu disse que a quantidade de aposentadoria será proporcional ao tempo que ele levantou aqui no Brasil?
Então, caso contrário, o segurado poderia obter uma boa aposentadoria, mesmo com pouco tempo nos dois países.
A taxa de pagamento do segurado era 11/38 de R $ 3.360,00.
Portanto, essa proporção dos 38 anos trabalhados, 11 estavam no Brasil.
Fazendo os cálculos, isso fornece uma aposentadoria brasileira de US $ 972,63.
Observe que o valor é menor que o salário mínimo de 2024, que é de R $ 1.412,00.
Como regra geral, os benefícios da seguridade social brasileira não podem ser inferiores ao salário mínimo. Exceto, no entanto, nos casos de uso do Contrato Internacional da Seguridade Social, de acordo com o artigo 35, o parágrafo 1 do Decreto 3.048/1999:
“Art. na arte.
Parágrafo 1. A renda mensal inicial para benefícios de totalização, concedida com base em acordos internacionais, será proporcional ao tempo de contribuição para a seguridade social brasileira e poderá ter um valor mais baixo que o salário mínimo.
Mas lembre -se de que, neste exemplo, o CAIO pode escolher apenas 4 anos de contribuição da Espanha para cumprir 15 anos de pagamento à regra de transição de aposentadoria etária.
Ao fazer isso, você terá o mínimo para se aposentar aqui no Brasil.
Agora, o cálculo deve ser assim:
60% + 0% (porque eles não tiveram um tempo de contribuição superior a 20 anos) = 60%
0% (porque eles não tiveram um tempo de contribuição superior a 20 anos) = 60% 60% de R $ 3.500,00 = R $ 2.100,00.
Nessa situação, a proporção deve ser de 15/15, porque o CAIO coletou 11 anos no Brasil e levou 4 anos da Espanha para adicionar 15 anos de contribuição.
Portanto, a aposentadoria brasileira do CAIO terá o valor de R $ 1.540,00 em 2023.
Lembre -se de que o valor é maior que o salário mínimo brasileiro de 2023.
Já na Espanha, o segurado também pode adicionar os 27 anos contribuídos na Espanha e 11 anos contribuindo para o Brasil e se aposentou.
Como o cálculo da aposentadoria espanhol é muito complexo e depende de vários fatores, acho que não é tão interessante mostrá -lo nesse conteúdo.
No entanto, tenho certeza de que o valor será muito maior que o da aposentadoria brasileira, precisamente porque o CAIO tem mais tempo de pagamento na Espanha.
O melhor de tudo é que você receberá o valor de sua aposentadoria no euro.
A proporção de aposentadoria espanhola é 27/38. Muito alto, você não acha?
Como garantir seu direito às duas pensões?
Você percebeu que as regras do Seguro Social podem ser muito complicadas. Especialmente quando falamos sobre um acordo internacional de previdência social.
Para ajudá -lo a procurar suas pensões, darei conselhos: faça um plano de aposentadoria com um advogado especializado na lei da Seguridade Social.
Dessa forma, você poderá receber sua aposentadoria o melhor possível, pois tudo será analisado de acordo com o seu histórico de contribuição.
Além disso, um advogado com vasta experiência saberá como obter seu tempo de trabalho no exterior para obter o melhor benefício brasileiro.
Lembre -se do exemplo de Caio.
Ele teve que tirar apenas 4 anos da Espanha na Espanha para ter uma aposentadoria maior. Isso comparou se ele havia tomado a idade inteira de 27 anos.
Portanto, é importante entender que o plano de aposentadoria é um serviço completo, que propõe uma análise profunda e exaustiva de todos os seus pagamentos de seguridade social.
Para ajudar, recomendo o plano de aposentadoria do artigo: o que é e quem deve fazer?
Somente os advogados do Seguro Social sobre o assunto podem fazer o plano ideal de aposentadoria para você.
Com isso em mente, também preparamos conteúdo com conselhos sobre como escolher o melhor advogado para o seu caso.
Conclusão
Com esse conteúdo, ele entendeu como o acordo internacional da Seguridade Social entre o Brasil e a Espanha funciona.
No Brasil, para o Inss segurado, temos 5 regras de transição, resultado da reforma da seguridade social.
Na Espanha, há jubilia comum, que é a aposentadoria espanhola.
Os dois países têm um acordo internacional de pensão, que permite adicionar tempo de contribuição e obter duas pensões (uma em cada país).
No exemplo de Caio, expliquei, na prática, como é o cálculo do valor proporcional da aposentadoria brasileira.
Finalmente, enfatizo: se você acha que pode usar o tempo em espanhol para adicionar seu tempo de contribuição (e vice -versa), faça um plano de aposentadoria com um advogado especializado na lei da seguridade social.
Dessa forma, você deve obter as melhores pensões, porque um plano é desenhado de acordo com o seu histórico de contribuição.
Especialmente se você tem o direito de se beneficiar no Brasil e na Espanha.
Então, você gostou do conteúdo?
Você conhece alguém que trabalhou no Brasil e foi para a Espanha (ou vice -versa)? Em seguida, compartilhe este artigo.
Você pode ajudar muitas pessoas!
Eles estão atenciosos aqui no blog de Ingracio, já que geralmente produzimos materiais sobre acordos internacionais de previdência social entre o Brasil e outros países.
Até o próximo! Um abraço.