O profissional autônomo tem algumas peculiaridades quando se trata do direito aos benefícios da seguridade social. Principalmente para a aposentadoria da idade.
Isso ocorre porque a contribuição muda se a auto -empregada fornecer serviços a uma empresa ou indivíduos.
E não apenas a contribuição, o valor e a regra de aposentadoria também!
Essas são essas peculiaridades que quero falar com você hoje e mostrar como os carros usados podem ser retirados por idade e com um valor melhor.
Vamos!
1. Diferença de contribuintes individuais e opcionais
Começarei explicando como funciona a coleção de contribuições autônomas para o INS.
O profissional auto -empregado faz parte do segurado que deve fazer pagamentos como um contribuinte individual.
O que é um contribuinte individual?
O contribuinte individual é um segurado obrigatório do esquema geral de seguridade social (RGPS) que realiza uma atividade paga sem emprego, como o autônomo que fornece serviços a indivíduos e jurídicos.
Lei 8.213/91 deixa claro no art. 11, Artigo V, que esses segurados são.
Qual é o segurado opcional?
É importante diferenciar o indivíduo do contribuinte opcional, que é quem não realiza uma atividade paga.
Portanto, seu registro RGPS é opcional e não depende de uma provisão legal.
É o caso, por exemplo, dos proprietários de moradias e da pessoa desempregada.
Portanto, mesmo sem remuneração, eles podem coletar contribuições ao INSS para garantir seu direito a um benefício da previdência social.
Agora que sabemos qual categoria torna as contribuições como autônomas, explicarei como essa coleção funciona.
2. Contribuição autônoma: como fazer isso?
Existem duas maneiras de contribuir como auto -empregado e dependerá da maneira como fornece serviços: para indivíduos ou para empresas.
Serviço para empresas
Quem deve pagar o valor da contribuição quando a contribuição for feita? A aposentadoria que tem direito à empresa transfere a contribuição para o INSS. 20% na quantidade de remuneração. Mensal. Todas as regras de aposentadoria.
Para o serviço autônomo para uma empresa, a contribuição da Seguridade Social é descartada no valor dos serviços e, portanto, a empresa contratante é a que faz a transferência para a previdência social.
Como regra geral, o contribuinte individual autônomo contribui com uma taxa de 20%, além de sua remuneração.
O valor deve estar entre o salário mínimo (R $ 1.212,00 em 2022) e o teto do INSS (R $ 7.087,22 em 2022).
Serviços para indivíduos
Quem deve pagar o valor da contribuição quando a contribuição for feita? Códigos como pagar? O auto -empregado. 20% na quantidade de remuneração: direito a todas as pensões.
11% sobre a quantidade de remuneração: direito apenas para se aposentar por idade. Mensalmente ou trimestralmente. A opção trimestral é válida apenas se a contribuição estiver em um salário mínimo. 20% mensalmente = 1007.
20% trimestralmente (válido apenas para aqueles que contribuem com um salário mínimo) = 1104.
11% mensalmente = 1163. 11% trimestralmente = 1490. Através do folheto GPS ou INSS.
Se o trabalhador autônomo prestar serviços ao indivíduo ou se ele não tiver sua empresa registrada, ele tem a responsabilidade de fazer suas próprias contribuições para o INS.
Ou seja, é o auto -empregado que deve gerar o guia de coleta do INSS e efetuar o pagamento.
O valor da contribuição é de 20% na remuneração.
No entanto, o serviço autônomo para a entidade legal também pode cobrar com uma taxa de 11% (código 1162) sobre o salário mínimo, mas só terá o direito de se aposentar por idade.
Temos uma publicação específica que explica apenas como as contribuições do INSS são feitas, se você deseja esclarecer mais algumas perguntas.
Agora que ele sabe como coletar contribuições, vamos falar sobre como ele trabalha para a idade para o trabalhador auto -empregado.
3. Como os autônomos são retirados por idade?
Para se aposentar por idade, as necessidades autônomas precisam de pelo menos 65 anos (homem), 62 anos (mulher) e 15 anos de contribuição.
Independentemente da taxa de imposto que contribui, todos auto -cumpridos em atender a esses requisitos têm direito à aposentadoria da idade e suas regras de transição.
Mas existem algumas diferenças entre aqueles que contribuem para 20% e que contribuem para 11%.
Pensões para aqueles que contribuem para 11% em remuneração
Aquele que se acumula como contribuinte individual com uma taxa de 11% tem o direito de se aposentar por idade (regra de transição) ou retirada programada (após a reforma).
Isso significa que você não tem direito a outras pensões, como tempo de contribuição ou pontos.
Na regra de transição etária por idade, o auto -empregado pode ser retirado quando os seguintes requisitos forem cumulativamente:
62 anos, se uma mulher e 65 anos, se o homem; 15 anos de tempo de contribuição para ambos os sexos.
Com a reforma da pensão (CE 103/2019), hoje temos a aposentadoria voluntária ou programada do SES, que está no art. 19 dessa emenda.
É válido para aqueles que começaram a contribuir após 13/11/2019.
Essa aposentadoria uniu os critérios de idade, a contribuição mínima e a falta de tempo. Nele, temos os seguintes requisitos:
62 anos, se uma mulher e 65 anos, se o homem; 180 meses de graça de 15 anos de tempo de contribuição para as mulheres e 20 para os homens.
Portanto, lembre -se de que, ao derramar a coleta de 11%da taxa, é apenas nessas regras de aposentadoria nas quais se encaixa.
Nesses casos, o auto -empregado é removido na quantidade de um salário mínimo.
Pensões para aqueles que contribuem para 20% em remuneração
Aquele que efetua o pagamento com a taxa de 20% pode ter direito a todas as regras de aposentadoria e outros benefícios da Seguridade Social:
A quantidade de aposentadoria para aqueles que contribuem para 20% da remuneração dependerá da regra de aposentadoria que se ajusta.
Coloquei um link para o conteúdo completo de cada aposentadoria listada. Vale a pena dar um cheque 🙂
4.
Como eu disse, o segurado dos contribuintes individuais que fabrica a taxa de imposto de 11% (Código 1162) tem o direito apenas de se aposentar por idade ou programado.
Essa aposentadoria estará no valor de um salário mínimo.
Para obter uma aposentadoria salarial mais alta que o mínimo e tem direito a outras regras de aposentadoria, é necessário derramar retiros com a taxa de 20%.
Mas se eu já tenho uma coleção com a taxa de 11%, posso aumentar o valor da minha aposentadoria futura? Sim!
5. Como ter uma melhor aposentadoria?
Esse contribuinte individual que fez uma taxa de alíquotas de 11% pode optar por complementar a taxa de 20%, o que garante mais benefícios e um valor mais alto de aposentadoria.
A complementação é feita através dos seguintes códigos:
TRABALHADORES DE INDIMEIRA MENSAL: 1295. Quarterly, contribuintes individuais: 1198.
No entanto, é importante fazer uma análise de quanto será necessário investir nesses acessórios e, de fato, é vantajoso para você.
Em situações, percebemos a importância de fazer um plano de aposentadoria com um profissional especializado.
Um plano de aposentadoria pode oferecer uma visão mais ampla de possíveis cenários de aposentadoria para o seu caso, fazendo projeções com cálculos completos da sua aposentadoria etária e, portanto, fazer uma comparação de custos/benefícios em suas opções.
É por isso que aconselho você a procurar um plano de aposentadoria se tiver dúvidas sobre como complementar sua coleção como um contribuinte individual e também sobre as regras de aposentadoria mais benéficas do seu caso.
É muito importante ter a ajuda de um advogado especialista para evitar um investimento em complementação que pode não gerar um desempenho vantajoso a longo prazo.
Conclusão
No final deste conteúdo, ele já entendeu como a contribuição para o profissional autônoma e a diferença entre o contribuinte individual e opcional é feita.
Também foi encontrado se o autônomo tem o direito de se aposentar por idade e quanta aposentadoria pode receber.
Espero que você também entenda a importância de fazer um plano de aposentadoria e consultar um advogado especialista.
Você conhece algum trabalho para a auto -estima que esteja perto de se aposentar? Envie este conteúdo para ele ou ela no WhatsApp!
Até o próximo!