O piloto de avião faz parte parcialmente quando falamos sobre o Inss segurado, principalmente porque a maioria desses trabalhadores recebe mais uma aposentadoria em comparação com outros.
Tudo em mente das condições especiais em seu ambiente de trabalho.
Você não sabia dessa possibilidade para os pilotos? Mantenha -me aqui no conteúdo, como você entende:
1. Avião e aposentadoria especial
O benefício para os pilotos de avião é uma aposentadoria especial.
Esse modo de aposentadoria destina -se a INSs segurados que realizam suas atividades expostas a agentes perigosos ou prejudiciais, prejudiciais à saúde.
Como estamos lidando com o trabalho com a exposição a agentes que podem danificar a saúde ou a integridade física da aposentadoria segurada e mais rápida, é garantida em comparação com outros segurados.
Por exemplo, o ambiente de trabalho do trabalhador exposto a agentes perigosos e/ou não -saudáveis é diferente do segurado que trabalha em uma empresa de contabilidade.
É devido à existência da atividade especial no exercício da função do segurado que permite um benefício mais rápido que o outro segurado.
Agora, especificamente falando do piloto de avião, preciso mencionar que não há saúde no trabalho desses trabalhadores.
Essa falta de saúde é gerada a partir dos seguintes agentes físicos:
barulho;
vibração;
Radiação ionizante;
Pressão atmosférica anormal.
Barulho
Atualmente, o ruído é considerado um agente físico prejudicial quando excede 85 decibéis (dB).
Este limite foi modificado ao longo do tempo, de acordo com a tabela a seguir:
De acordo com os estudos, o plano do plano é exposto ao ruído que pode variar de 95 a 105 dB, dependendo do plano de plano e de que fase da viagem.
O momento mais crítico para o trabalhador é quando se trata de levantar o voo.
Mesmo com uma equipe eficaz de proteção pessoal (EPI), o ruído ainda não é saudável para o piloto.
Vibração
Em resumo, a vibração é o movimento oscilatório dos corpos em relação ao seu ponto de equilíbrio.
Essa vibração pode ocorrer em parte ou no corpo inteiro do piloto do avião, que ocorre de seus pés ou assento, com frequências que variam de 0,5 a 80 Hertz (Hz).
Essa vibração constante no exercício do trabalho do segurado pode afetá -lo a longo prazo, gerando Insal Special no local de trabalho.
Radiação ionizante
Também conhecida como radiação cósmica, é 90% da galáxia e os 10% restantes do sol, aumentando a porcentagem de acordo com a altitude do plano.
A radiação desses meios não é saudável para o ser humano, uma vez que os elétrons do nosso corpo estão quebrados.
Para saber, essa radiação é semelhante aos tempos que temos que fazer uma radiografia.
As radiações são emitidas em nosso corpo para criar imagens de dentro do nosso corpo para verificar qualquer condição de saúde.
Outro exemplo é a radioterapia, uma forma de câncer que usa radiação para prevenir células cancerígenas.
Pressão atmosférica anormal
É fácil entender, já que os pilotos estão sempre a quilômetros de distância do chão para grandes altitudes.
Quando há um aumento repentino de altitude, o risco do piloto tem o hipobarismo tão chamado, que gera sintomas:
tonto;
taquicardia;
confusão mental;
convulsão;
perda de consciência;
Às vezes a morte.
Vale ressaltar que a maioria dos vôos comerciais mantém a pressão atmosférica dentro do padrão, mas esse nem sempre é o caso, e é aí que a falta de saúde ocorre na atividade dos trabalhadores.
Outros profissionais da aviação também têm o direito de aposentadoria especial?
Agora que ele sabe o que é a aposentadoria especial e como a atividade prejudicial é para pilotos de aeronaves, é possível que essa possibilidade se estenda a outros profissionais da aviação.
Estou falando aqui de:
co -pilotes;
anfitriãs;
mecânica de vôo;
navegadores;
Operador de rádio de vôo.
Respondendo à pergunta: Sim, é possível que outros profissionais da aviação também tenham o direito de aposentadoria especial, especialmente aqueles que trabalham diretamente no avião, como co -pilotos e anfitriãs.
O importante para todos os profissionais, incluindo o piloto, é demonstrar inseguro no exercício de suas atividades.
Por exemplo, a mecânica de vôo não pode ser exposta à pressão atmosférica anormal, mas é exposta a agentes químicos prejudiciais, como óleos e gorduras.
Portanto, ter os documentos que apóiam a exposição ao Insal Special e Danger é essencial na busca pela aposentadoria especial dos profissionais da aviação.
2. Requisitos especiais de aposentadoria para o piloto de avião
Agora que você conhece o benefício destinado a pilotos de aeronaves, explicarei melhor quais são os requisitos especiais de aposentadoria para esses trabalhadores.
No entanto, vale lembrar que a última reforma da pensão está em vigor desde 13/11/2019.
Ele mudou significativamente os requisitos da maioria dos benefícios dos meios de formatura e de funcionários públicos.
Portanto, dependendo de alguns aspectos, você terá requisitos diferentes para atender.
A coisa básica que preciso dizer é que o piloto de avião precisa de pelo menos 25 anos de atividade especial para obter sua aposentadoria.
Ou seja, 25 anos realizando atividades não saudáveis ou perigosas.
Como expliquei antes, o piloto é exposto a vários agentes físicos prejudiciais no exercício de sua função.
Agora, dividirei essa questão em três para você entender melhor os requisitos específicos de acordo com a reforma da pensão.
Concluiu os 25 anos de atividade especial como piloto até 11/11/2019
Você pode se retirar, mesmo se fizer o pedido de aposentadoria do INSS após esta data!
O requisito especial de aposentadoria antes da reforma era reunir 25 anos de atividade especial. Ver.
Não havia idade ou pontuação mínima para atender.
Nesta situação, não foi afetado pela reforma, como adquiriu.
Ou seja, reuniu o tempo mínimo necessário para uma aposentadoria especial antes que o novo padrão de Seguridade Social seja eficaz.
Você pode comemorar se for o seu caso!
Ele já trabalhou como piloto, mas não reuniu 25 anos de atividade especial até 11/11/2019
Nesta situação, será afetado pela reforma da pensão, mas irá para a regra de transição especial de aposentadoria.
Em resumo, a regra de transição é que ela não é completamente afetada na mudança das leis de seguridade social.
Ou seja, os requisitos mais suaves são feitos para você que estava perto de se aposentar, obtenha seu benefício não tão tarde.
No caso da regra de transição de aposentadoria especial, você deve atender aos seguintes requisitos:
25 anos de atividade especial;
86 pontos.
A pontuação é a soma de:
sua idade;
Seu tempo de atividade especial;
Seu tempo de contribuição.
O tempo de contribuição é o período que compilou a partir do INS sem ser exposto a condições perigosas ou prejudiciais. É a contribuição “comum”.
Portanto, o tempo que você coletou fora da área de aviação pode ajudá -lo a obter a pontuação mínima.
Por exemplo, imagine um homem de 55 anos, juntamente com seus 25 anos de atividade especial como piloto reunido em março de 2022.
No momento, tem 80 pontos.
No entanto, no início de sua carreira, ele trabalhou autonomamente como técnico de computação por 6 anos.
Adicionando, temos: 55 anos + 25 anos de atividade especial como piloto de avião + 6 anos como técnico de computador = 86 pontos.
Ou seja, o piloto de avião terá sua aposentadoria especial em março de 2022.
Ele começou a trabalhar como piloto de 13/11/2019
Nesta hipótese, você entrará na regra final da aposentadoria especial.
Os requisitos são mais árduos do que os mencionados acima.
Na regra final, você precisa se reunir:
25 anos de atividade especial;
60 anos.
Não há tempo de contribuição que o ajude a avançar em sua aposentadoria.
Ou celebra 25 anos de atividade especial, ou não se retira na modalidade especial.
É visível que o objetivo do governo fosse fazer com que o segurado por muito tempo se encontre para o INS.
Esta é exatamente a razão pela qual uma idade mínima foi instituída para obter uma aposentadoria especial.
E você sabe o que é pior?
Trazer essa idade mínima para os trabalhadores expostos a atividades prejudiciais ou perigosas é muito prejudicial, precisamente por causa do ambiente de trabalho que está segurado e pode ter várias consequências para a saúde ou a integridade física das pessoas.
3. Valor especial de aposentadoria para o piloto de avião
Dados os requisitos de aposentadoria especial para o piloto de avião, preciso falar sobre o valor do benefício para essa categoria de trabalhadores.
A reforma da pensão também mudou o cálculo da aposentadoria.
Portanto, terei que dividir este tópico novamente.
Concluiu os 25 anos de atividade especial como piloto até 11/11/2019
O valor do benefício antes da reforma foi bastante benéfico.
Exatamente por esse motivo, muitas pessoas tinham um sonho especial de aposentadoria.
Se você concluiu os 25 anos de atividade especial até 11/11/2019, o valor de seu benefício será calculado da seguinte forma:
Uma média de seus salários de contribuição 80% mais altos a partir de julho de 1994; Os salários de contribuição são corrigidos monetariamente para a data em que solicita a aposentadoria;
Julho de 1994; Da média, você obtém 100% do valor.
Vamos imaginar um piloto que completou 25 anos em janeiro de 2019, com seus salários 80% mais altos por uma quantia de R $ 5.000,00.
Sua aposentadoria especial será exatamente esses US $ 5.000.
A boa parte desse cálculo é que seus pagamentos mais baixos de 20% são excluídos.
Além disso, não há taxa média aplicada.
Concluiu os 25 anos de atividade especial como piloto de 13/11/2019
Esta é a situação daqueles que se retiram pela regra de transição ou pela regra final da aposentadoria especial.
Aqui, o cálculo é completamente diferente, então é:
A média de todos os salários de contribuição é realizada em julho de 1994 ou quando começou a coletar quando o INSS; Os salários de contribuição são corrigidos monetariamente para a data em que solicita a aposentadoria;
Seus salários de contribuição de julho de 1994 ou quando ele começou a coletar no INSS; Da média, o segurado recebe 60% + 2% para cada ano superior a 20 anos de contribuição para os homens; ou 2% para cada ano superior a 15 anos de contribuição para as mulheres.
Então, vamos imaginar a mesma situação que o piloto de tópico anterior, mas agora com os 25 anos de atividade especial + 86 pontos concluídos em abril de 2022.
Seus salários 80% mais altos eram de R $ 5.000,00.
No entanto, como expliquei, todos os pagamentos do segurado agora são considerados, incluindo 20%mais baixos.
Fazendo o cálculo, havia uma média de R $ 4.500,00.
Agora, fazendo o cálculo, temos: 60% + 10% (2% x 5 anos que excederam 20 anos de contribuição) = 70% de R $ 4.500 = R $ 3.150,00.
Ou seja, a aposentadoria do piloto será de US $ 3.150,00.
Comparado à antiga regra de cálculo, o segurado perde quase US $ 2.000,00. É muito!
É triste …
4. Documentação necessária para a aposentadoria de aviões especiais
Quando falamos sobre aposentadoria especial, o requisito completo de documentação é essencial para que seu benefício seja concedido.
Já à frente, no INSs, é difícil conceder esse modo de aposentadoria, principalmente porque eles afirmam:
que o EPI usado durante o trabalho é eficaz;
; A atividade não é considerada prejudicial ou perigosa;
É considerado prejudicial ou perigoso; A presença do agente prejudicial no trabalho apenas não torna o ambiente saudável, entre outros.
Nesse sentido, vale a pena mencionar que, de acordo com o ministro Gurgel de Faria, do Tribunal Superior de Justiça (STJ), mais de 80% das aposentadorias especiais no Brasil são concedidas no tribunal.
Ou seja, ele tem grandes possibilidades de ter que registrar uma reclamação no tribunal federal de ter direito à sua aposentadoria especial.
Mas essa não é a razão pela qual você não deve ter documentação impecável para demonstrar seu direito de se beneficiar como piloto de avião, você concorda?
Teste de categoria profissional
Até 09/09/1997, o teste de categoria profissional realizou um teste prejudicial no trabalho do piloto.
Ou seja, é suficiente para você atestar trabalhar como piloto de avião, para que os INS e os tribunais presumam isso prejudicial.
Isso pode ser feito facilmente apresentando seu cartão de trabalho (CTPS) e contrato de emprego.
Esse direito de demonstrar a falta de saúde pela categoria profissional é garantido pelo Código 2.4.1 do Anexo do Decreto 53.831/1964 e Código 2.4.3 do Anexo II do Decreto 83.080/1979.
Foi de 01/10/1997 que a medida provisória começou em 1,523/1996, convertida na Lei 9.528/1997, que revogou o padrão que extinguiu a aposentadoria especial da aeronave (incluindo o piloto).
Portanto, a partir de 01/10/1997, são necessários relatórios técnicos ou aposentadoria especiais para o teste de agentes prejudiciais e permanentes.
Documentos para se retirar no modo especial
Resumidamente, você deve participar da seguinte documentação para demonstrar seu direito à aposentadoria especial:
ID e CPF;
Cartão de trabalho assinado, demonstrando a função do piloto;
; Contrato de trabalho, que atesta a função do piloto;
Serviços, fotos e faturas de documentação da função piloto;
a função piloto; Qualquer outro documento de trabalho que mostre sua função como piloto;
Relatório Técnico das Condições de Trabalho Ambiental (LTCAT);
Perfil Profissional de Seguro Social (PPP);
Dirben 8030;
SB 40;
DESAS ser 5235;
DSS 8030.
LTCAT, PPP, Dirben 8030, SB 40, DISS BE 5235 e DSS 8030
Esses documentos são relatórios técnicos que demonstram a falta de saúde presente em seu ambiente de trabalho.
Até 31/12/2003, Dirben 8030, SB 40, DISS BE 5235 e DSS 8030 foi usado para este teste.
A partir de 2004, esse papel era o relatório técnico das condições ambientais do trabalho (LTCAT) e o perfil profissional da Seguridade Social (PPP).
É assim que sua atividade especial como piloto de 01/10/1997 pode funcionar.
Sem esses relatórios, é quase impossível alcançar sua aposentadoria especial, especialmente sem PPP e LTCAT.
Deixo aqui um exemplo de LTCAT:
Documentação adicional para demonstrar a falta de saúde do seu trabalho
Para ajudar a tentar uma atividade especial como piloto, você pode participar da sua documentação:
Recebimento de adicionais ou adicionais adicionais;
; Experiência judicial de segurança social realizada em sua empresa;
Segurança Social realizada em sua empresa; Relatórios prejudiciais em reivindicação de trabalho;
Certificado de cursos e folhetos.
Quanto mais documentos, melhor.
Dessa forma, você pode demonstrar efetivamente a especialidade de sua atividade como piloto.
Conclusão
A partir desse conteúdo, ele conseguiu entender tudo sobre a aposentadoria do piloto do avião.
Esses profissionais têm uma grande responsabilidade de transportar pessoas e carregar em território nacional e estrangeiro.
No entanto, em seu ambiente de trabalho, eles são expostos a vários agentes físicos prejudiciais à sua saúde.
Esta é exatamente a razão pela qual existe uma garantia especial de aposentadoria para os pilotos.
Nesta publicação, ele entendeu os requisitos, valores e documentação que você precisa enviar um pedido de aposentadoria no INSS.
Lembre -se de que você nem sempre terá seu benefício concedido da maneira administrativa.
A justiça tem entendimentos mais favoráveis quando se trata de uma aposentadoria especial.
Então, se você tem um INS negativo, não se renda e vá no final em busca de seus direitos?
Então, você gostou do conteúdo? Você conhece algum piloto de avião que precisa ler esta publicação?
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Por enquanto, eu fico aqui.
Um abraço e até o seguinte conteúdo!