PPP eletrônico

PPP eletrônico

É possível que você ainda não saiba, mas agora pode ver seu perfil profissional de Seguro Social (PPP) on -line, em todo o site do meu INSS.

Obviamente, essa alternativa vem do plano do Instituto de informatizar a maioria dos procedimentos da Seguridade Social.

Dessa forma, o segurado pode ver, a qualquer momento, como está sua situação. Principalmente, em relação a atividades especiais (não saudáveis ​​e/ou perigosas).

Além disso, o trabalhador pode ver se seu PPP realmente concorda com as condições não saudáveis ​​e/ou perigosas de sua atividade de trabalho.

Deseja saber mais sobre como acessar o PPP através do meu INS?

Então, continue comigo aqui no artigo.

Neste conteúdo, você entenderá:

1. O que é PPP?

O PPP é o perfil profissional do Seguro Social.

Este é um relatório técnico que contém várias informações sobre sua história do trabalho na empresa, onde desempenha suas funções.

Além disso, o perfil profissional também mostra suas exposições para atividades especiais, como atividades não saudáveis ​​e/ou perigosas.

Desde 2004, é o documento oficial usado para demonstrar a atividade especial de um insuso.

No PPP, é essencial ser:

Posições ocupadas.

Descrição das atividades realizadas.

Exposição a fatores de risco.

Outros detalhes fundamentais que demonstram atividade prejudicial e/ou periculaus para aposentadoria especial.

Por ser um relatório técnico, o PPP deve ter todas as informações necessárias para demonstrar que existe um mal e/ou perigo na função do segurado.

Por exemplo, se você desempenhar uma função como um bloqueio, exposto ao ruído em seu ambiente de trabalho, seu PPP deverá ser incluído nas seguintes informações:

Nível de ruído

Metodologia de medição de ruído.

Se a equipe de proteção pessoal (EPI) for eficaz.

Entre outras informações.

Tudo isso tem como objetivo garantir a especialidade (ou não) da atividade do segurado.

Se o seu PPP estiver incompleto, o documento terá que se reconstruir de acordo com o que acontece em sua realidade.

Em seguida, veja o exemplo de um PPP:

Modelo PPP.

2. O PPP é emitido para quais trabalhadores?

O perfil profissional da Seguridade Social pode ser emitido a todos os trabalhadores do INSS, exceto o segurado opcional.

Isso ocorre porque o segurado opcional não realiza nenhuma atividade econômica.

No entanto, há algo importante e eu preciso falar com você: a responsabilidade de emitir o PPP.

Responsabilidade pela realização e emissão do PPP para trabalhadores com um contrato formal

Para trabalhadores com um cartão de trabalho assinado, a responsabilidade de emitir o PPP é a própria empresa.

Ou, o representante do órgão de manuseio do trabalho (OGMO), a União ou a Cooperativa, por exemplo, na qual a pessoa trabalha.

Estou falando sobre:

Funcionários da CLT.

Funcionários nacionais.

Trabalhadores solteiros.

Portanto, é dever da Companhia contratar um médico ocupacional ou engenheiro de segurança ocupacional para avaliar as condições de trabalho do segurado.

Nesta situação, o PPP deve ser assinado pelo representante legal da Companhia ou por seu prefeito, que assumirá a responsabilidade da veracidade da informação do relatório técnico em relação a:

Transcrição fiel dos registros administrativos.

Veracidade de demonstrações ambientais e programas de responsabilidade médica.

Responsabilidade pela realização e emissão do PPP para autônomo e meis

Para trabalhadores autônomos (contribuintes individuais) e microentreepresores individuais (MEI), a responsabilidade pela realização e emissão do PPP é o próprio segurado.

No entanto, há uma exceção no caso de pessoas autônomas que prestam serviços a entidades legais (empresas). Nesta hipótese, a responsabilidade pela realização e emissão do PPP é a própria entidade legal.

Para pessoas e contribuintes que prestam serviços às pessoas, o segurado deve contratar um médico de segurança ocupacional ou engenheiro de segurança ocupacional para avaliar seu ambiente de trabalho.

No final da avaliação, o profissional realizará e emitirá o PPP, juntamente com seu próprio nome completo, número do Seguro Social e Registro Profissional.

3. Passo a passo para acessar o PPP através do aplicativo My INSS

Se você não sabe, o PPP eletrônico se tornou obrigatório desde 01/01/2023.

No entanto, isso é válido apenas para atividades especiais realizadas a partir de 01/01/2023.

Portanto, isso significa que o PPP físico ainda será aceito para atividades antes de 01/01/2023.

Além disso, o documento pode ser emitido para todos os tipos de trabalhadores, não apenas para quem trabalha exposto a agentes prejudiciais ou perigosos.

Portanto, o PPP pode servir para testar o link causal nos casos de benefícios de incapacidade, especialmente no modo de acidente.

Nesse tópico, portanto, vou guiá -lo com um passo a passo sobre como transmitir seu PPP eletrônico através do meu site do INSS.

Etapa 1: Acesse o site My INSS

A primeira coisa a fazer é acessar o site do meu INSS.

Ao entrar no site do Instituto, você encontrará a tela abaixo:

Fonte: meus INSs.

Nesta tela, você deve clicar no botão “ENTER com o Gov.br” e depois faça login no sistema.

Fonte: meus INSs.

Etapa 2: Procure o serviço de PPP eletrônico

Preparar!

Agora que você já está conectado ao sistema do meu INSS, haverá uma tela semelhante à tela abaixo:

Fonte: meus INSs.

No retângulo praticamente em branco, como aparece na imagem acima, você deve escrever “PPP eletrônico” onde “o que você precisa” está escrito:

Fonte: meus INSs.

Feito isso, você deve clicar em “Perfil de Segurança Social Eletrônico PPP”.

Etapa 3: verifique seus títulos de trabalho e faça o download do PPP eletrônico

Agora que você clica no serviço de PPP eletrônico, ele abrirá uma nova tela:

Fonte: meus INSs.

Como você notou, todos os seus títulos estarão disponíveis nesta página.

No exemplo anterior, existe apenas um link.

Para baixar seu PPP eletrônico, clique no ícone Blue Leaf com o PDF.

Fonte: meus INSs.

Após esse clique, um documento será baixado com seu PPP eletrônico.

Fonte: meus INSs.

Seu PPP estará praticamente na linha de documentos abaixo. Olhar:

Fonte: meus INSs.

Também é importante destacar que, dependendo de seu tipo de trabalho, a imagem a seguir pode aparecer:

Fonte: meus INSs.

Não se preocupe, nessa situação, é muito provável que não haja especialidade em seu trabalho.

Lembre -se: a emissão de PPP se eletronicamente tornou -se obrigatória apenas para os períodos trabalhados em 01/01/2023.

4. Dicas sobre como saber se o seu PPP está correto

Como em todos os documentos, o PPP também pode ter seus erros. Principalmente, na parte em que o relatório técnico é concluído.

1º conselho: Campo PPP 13

Campo de PPP: 13 Nome do campo: Conselho de Capacidade e Atribuição: Verifique se o período, o setor, sua posição e sua função estão corretos.

O primeiro conselho que dou é analisar o campo PPP 13: “Estoque e tarefa”.

É importante verificar se o período, o setor, a posição e sua função estão corretos.

2º Conselho: Campo PPP 14

Campo de PPP: 14 Nome do campo: Conselho Profissional: Atenção à descrição das atividades e se elas realmente excederem suas atividades realizadas diariamente.

No campo 14, intitulado “Profissional”, também é importante prestar atenção à descrição das atividades e se elas realmente excederem suas atividades realizadas diariamente.

Freqüentemente, o setor de recursos humanos (recursos humanos) preenche esse campo e apenas “copiar e colocar” as atividades de maneira genérica, sem ser real.

Atenção: termos como “eventualidade” em vez de “permanência” e “inseparabilidade” podem fazê -los reconhecer a especialidade de sua atividade.

3º Conselho: Campo PPP 15

Campo de PPP: 15 Nome do campo: Exposição a fatores de risco Dica: Verifique se as seguintes informações estão corretas:

Fatores não saudáveis ​​e/ou perigosos.

Concentração do agente prejudicial.

Técnicas de avaliação quantitativa/qualitativa de agentes nocivos.

O campo 15, que é chamado de “exposição a fatores de risco”, é um dos pontos mais importantes de seu PPP.

Simplesmente, porque esse campo mostra quais são os fatores prejudiciais e/ou perigosos desenvolvidos em seu trabalho.

Além disso, a intensidade, concentração, metodologias e técnicas de avaliações quantitativas/qualitativas de agentes não saudáveis ​​ou perigosos são explorados no campo 15.

Portanto, olhe muito bem o campo 15.

4º Conselho: Campo 16 e 17 do PPP

Campo de PPP: 16 e 17 Nome do campo: Responsável pelo Conselho de Registros Ambientais: atento àqueles que fizeram o PPP. É necessário ser um médico ocupacional ou um engenheiro de segurança ocupacional.

Nos campos 16 e 17, há a referência dos responsáveis ​​pelos registros ambientais de seu PPP.

Ou seja, o tutor deve ser um médico ocupacional ou um engenheiro de segurança ocupacional.

IMPORTANTE: Os técnicos de segurança ocupacional não podem assinar o documento.

Portanto, certifique -se de prestar atenção aos campos 16 e 17 e verificar a adequação do profissional que desenvolveu e assinou seu PPP.

Dependendo da situação, pode ser que seu documento não seja válido simplesmente porque seu relatório técnico não foi assinado pelo profissional correto.

5º Conselho: PPP Field 18

Campo de PPP: 18 Nome do campo: Representante legal do Conselho da Companhia: Analise quem era o representante legal ou o prefeito da empresa e se a pessoa realmente tiver a capacidade de assinar o documento.

Em seguida, o campo 18 é a parte do PPP em que os dados são necessários e a assinatura do representante legal da empresa ou do prefeito da empresa.

Seja atencioso! Em várias situações, outras pessoas da empresa, aquelas que não são representantes legais ou aquelas que não são agentes assinam o documento.

Com a assinatura de alguém não autorizado, seu documento se tornará inválido.

Portanto, analise o campo 18 com grande cautela.

6º Conselho: Análise Seu Ltcat

O último conselho que dou é que você leu seu relatório técnico cuidadosamente das condições de trabalho ambiental (LTCAT).

Isso ocorre porque, de fato, o PPP é baseado nas informações presentes no LTCAT.

Comparado ao PPP, o LTCAT é um relatório técnico muito mais robusto e completo.

Consequentemente, todos os campos mencionados acima serão muito mais detalhados no LTCAT.

Desde que mencionei o LTCAT, lembre -se de que os autônomos podem solicitá -lo em sua própria empresa ou em um engenheiro ocupacional ocupacional.

Com o LTCAT na mão, você pode comparar as informações entre este documento e seu perfil profissional de Seguro Social.

O que fazer se o PPP estiver incorreto?

Para qualquer informação, você deve solicitar imediatamente sua retificação/correção de PPP para a empresa.

Afinal, procurar a retificação/correção do seu PPP é o seu direito, porque você deve reconhecer a especialidade de sua atividade ou aposentadoria especial.

Se a empresa se recusar a corrigi -lo, você poderá entrar com uma ação para pedir ao seu PPP para corrigir.

Procure seus direitos!

Conclusão

Com esse conteúdo, ele melhor entendeu como acessar seu PPP através dos meus INSs.

No primeiro tópico, relatei que o PPP é um relatório técnico com várias informações sobre seu trabalho. Ele informa sua exposição a atividades especiais.

ATENÇÃO: O PPP eletrônico é obrigatório apenas em 01/01/2023.

Já no segundo tópico, explorei um pouco mais sobre a possibilidade de emitir o PPP para todos os tipos de trabalhadores.

A exceção é o segurado opcional, porque eles não realizam atividades pagas.

Lembre -se: a responsabilidade pela elaboração e emissão do PPP é a empresa que funciona.

Agora, se você é Mei ou auto -empregado, a responsabilidade é sua.

Para esses trabalhadores, eles devem contratar um médico ocupacional ou engenheiro de segurança ocupacional para avaliar as condições ambientais de seus locais de trabalho.

No terceiro tema, mencionei o passo a passo sobre como baixar seus eletrônicos de PPP através do site do meu INSS.

Por fim, dei algumas dicas sobre o que você deve prestar atenção se seu perfil profissional de segurança social está correto.

É sempre bom ver todos os campos de PPP e ver se eles expiram com a realidade.

Também é interessante consultar o profissional que desenvolveu o documento e foi responsável por assiná -lo

Qualquer diferença entre o PPP e sua realidade de trabalho, ou mesmo em relação ao LTCAT, deve pedir à empresa que corrigisse/corrija o documento.

Se a empresa se recusar a corrigi -lo, poderá entrar com uma ação para ter direito a um PPP que seja fiel à sua realidade profissional.

Você gostou do conteúdo?

Aproveite e compartilhe o artigo com todos os seus conhecidos que precisam saber sobre esse importante tópico.

Eu vejo você no seguinte texto! Um abraço.