O pagamento de contribuições do INSS com uma taxa de 20% não implica necessariamente uma aposentadoria de alto valor.
Embora essa taxa seja a maior pensão, muitas pessoas acreditam que contribuir para 20% para o INSS resultará em uma melhor aposentadoria, o que é um erro.
No final, pagar com 20% nem sempre será a melhor opção.
Portanto, explicarei e desmistificarei essa crença, especialmente para você.
Aqui em Ingracio, já enfrentamos situações em que os segurados optaram por contribuir com uma taxa reduzida e economizamos mais de US $ 7.000 em 5 anos.
Portanto, se você quiser saber a verdade sobre as contribuições com a taxa de 20%, ela concordou com o conteúdo correto.
Fique aqui e siga este artigo para entender tudo sobre ele.
As três taxas de INSs: 20%, 11% e 5%
Entender! A expressão ‘taxa’ significa a porcentagem (%) usada para determinar a quantidade devida em relação a uma base de cálculo.
Ou seja, a taxa de contribuição significa a porcentagem de uma certa quantia que deve ser paga aos INS.
Mas a taxa de 20% não é o único INSS.
Quando se trata de contribuintes individuais e segurados opcionais, você deve saber que existem três taxas de contribuição possíveis:
Plano normal: taxa de 20%; Plano simplificado: taxa de 11%; Bass-Waiver e Mei (microentrenador individual) Faculdade: Taxa de 5%.
Plano normal: taxa de 20%
A taxa de plano normal é equivalente ao pagamento do valor de R $ 282,40 ao INSS.
Ou seja, essa é a taxa de 20% do salário mínimo atual (R $ 1.412,00 em 2024), aplicável a contribuintes autônomos e segurado opcional.
Portanto, se você optar por contribuir para 20%, será possível pagar a pensão com qualquer quantia entre o salário mínimo e o teto do INSS (R $ 7.786,02 em 2024).
Esses valores representam os limites mínimos e máximos para o salário da contribuição.
Plano simplificado: taxa de 11%
A segunda opção é pagar o INSS pelo plano simplificado, com uma taxa de 11%, o equivalente a R $ 155,32 de um salário mínimo em 2024 (R $ 1.412,00).
Nesse caso, a taxa de 11% é possível para o serviço autônomo e não tem emprego na entidade legal e também para o segurado opcional.
Importante! Preste atenção, porque a taxa de 11% tem alguns avisos.
11% de queda da taxa
A taxa de 11% só pode ser paga se o seu salário de base/contribuição for um salário mínimo (R $ 1.412,00 em 2024).
Nesse caso, portanto, será limitado à contribuição de um único salário mínimo.
Além disso, ao optar pela taxa de 11%, ele renunciará aos períodos pagos ao INS para conceder uma aposentadoria de aposentadoria.
Em vez disso, suas contribuições apenas dirão para você se aposentar por idade, manter sua qualidade segurada e acessar benefícios não programáveis.
Saber! Os benefícios não programáveis são a deficiência e a pensão da morte.
Sob renúncia e MEI (microentrenador individual) Plano: Taxa de 5%
A terceira e menor taxa de imposto é de 5% da perda opcional e MEI (microentrenador individual), equivalente a R $ 70,60 de um salário mínimo.
Lembrar! Em 2024, o salário mínimo atual é de R $ 1.412,00.
Como funciona a contribuição para o MEI?
No caso de contribuintes individuais, apenas o MEI pode contribuir com 5%.
Saber! A contribuição do MEI é realizada pelo DAS (Documento de Coleção Nacional de Simple), no qual o Micro -Entry paga sua contribuição da Seguridade Social + os impostos correspondentes à categoria da atividade realizada.
Por exemplo, se você é MEI e trabalha na área da indústria ou do comércio, também deve pagar R $ 1,00 de ICMS (imposto sobre a circulação de bens e serviços).
Dessa forma, sua contribuição mensal será R $ 71,60.
Caso contrário, se você fornecer um serviço, deverá adicionar R $ 5,00 (ISS) à sua contribuição.
Nesta hipótese, seu pagamento mensal será de US $ 75,60.
Finalmente, se você fizer as duas atividades, deve pagar o ICM e o ISS. Portanto, sua contribuição mensal será de US $ 76,60.
Como funciona a contribuição para os detentores de políticas opcionais?
Caso seja um segurado opcional, que pertence à família Lowland e se dedique às atividades domésticas, pode contribuir para a taxa de 5%.
Requisitos para a opção de pagar o INS com a taxa de 5%:
-Mo parte de uma família na cidade baixa;
– Não tenha sua própria renda;
-Cedicate apenas para as atividades domésticas de sua casa; e
– Tenha um registro ativo em Cadunic (Registro exclusivo para programas sociais).
Qual é a vantagem de pagar os INSs à taxa de 20%?
Você provavelmente está perguntando: “Uau! Se você tem uma taxa mais baixa de 5%, por que devo pagar o INS com a maior taxa de 20%?
De fato, existem algumas vantagens.
Preste atenção aos próximos tópicos e consulte as três principais vantagens de pagar o INSS à taxa de 20%.
Primeira vantagem: aposentadoria para o tempo de contribuição; Segunda vantagem: CTC (certificado de tempo de contribuição); Terceira vantagem: cálculo médio.
Primeira vantagem: aposentadoria para o tempo de contribuição
A primeira vantagem, considerada a principal entre as vantagens, é que as contribuições à taxa de 20% dirão que a aposentadoria para o tempo de contribuição.
Atenção! A aposentadoria para o tempo de contribuição ainda estava.
Quando a reforma da Seguridade Social entrou em vigor em 13/11/2019, o novo padrão definiu pelo menos quatro regras de transição para a aposentadoria para o tempo de contribuição.
O objetivo de uma regra de transição é fazer com que o segurado que já tenha contribuído para o INSS antes que a reforma não seja tão prejudicado pelas novas regras.
Segunda vantagem: CTC (certificado de tempo de contribuição)
A segunda vantagem de contribuir para a taxa de 20% é a possibilidade de emitir o Certificado de Tempo de Contribuição (CTC).
Entender! O CTC é o documento/certificado que prova seu tempo de contribuição e seus respectivos salários em outro plano de pensão.
Para entender melhor a CTC, siga o exemplo de juramento.
Exemplo de juramento
Jurandir era um contribuinte individual no início de sua vida profissional. Naquela época, eu inss com a taxa de 11%.
Ele permaneceu contribuindo com 11% por 5 anos.
Após esses 5 anos, Jurandir começou a trabalhar na cidade de Curitiba.
Como servidor público, ele precisava estar ligado ao RPP (seu próprio regime de Seguridade Social), que é diferente do RGP (regime geral da Seguridade Social).
Com a mudança de trabalho, Jurandir deve fazer um complemento.
O objetivo disso será considerar o tempo de contribuição no INSS/RGPS (5 anos) para a aposentadoria para a qual você terá direito à RPP.
Atenção! Se você fizer pagamentos com a taxa de 11%, lembre -se de que não poderá emitir o CTC (Certificado de Tempo de Contribuição).
Se o pagamento de suas contribuições for de 20% ou se você fizer contribuições para uma taxa reduzida e depois complementar, poderá emitir o CTC.
Nesta situação, você pode retirar ao transferir o período INSS/RGPS para RPPs (regime de segurança social).
Terceira vantagem: cálculo médio
A terceira vantagem é que a contribuição de 20% pode afetar o cálculo de sua média e, consequentemente, o valor de sua aposentadoria.
Quando você escolhe pagar com taxas reduzidas, 5% ou 11%, é limitado a uma base de contribuição salarial mínima.
E isso não acontece quando uma contribuição é paga com uma taxa de 20% a um valor acima do salário mínimo.
Saber! Com a taxa de 20%, você pode contribuir para qualquer valor entre o salário mínimo e o teto do INSS.
Portanto, a partir do momento em que inclui os meses em que seu salário de base/contribuição é maior que o mínimo, isso pode ter um impacto positivo no cálculo de sua média.
Exemplo de Glauber
Por 14 anos, Glauber pagou os INSs com base em um salário mínimo.
Como está perto de se aposentar por idade e apenas um ano de contribuição, ele optou por pagar isso no ano passado (12 meses), dependendo do teto do INSS, que corresponde a 20% do valor máximo.
Insitar (2024) = r $ 7.786,02;
20% de R $ 7.786,02 = R $ 1.557,20.
Levando em consideração que a contribuição para o teto do INSS representa mais de R $ 1.500,00 em 2024, Glauber pagou um valor considerável.
Como os 14 anos de contribuição serão considerados no cálculo da média e do coeficiente, é provável que o valor de benefício de Glauber seja equivalente a um salário mínimo.
Você sabe o que aconteceu? Uma perda de dinheiro que poderia ter sido evitada.
Um ano coletando o teto em Instss = R $ 18.684,24;
Um ano coletando com a taxa de 11% = R $ 1.863,84.
Portanto, a coleta do telhado do INSS, nessa comparação, geraria uma perda de R $ 16.820,40 para Glauber.
Qual é a desvantagem de pagar o INSS na taxa de 20%?
A principal desvantagem de pagar o INSS na taxa de 20% é que o órgão de Seguridade Social leva em consideração a base do cálculo de contribuições.
Isso significa que, se contribuir com uma vida útil com base em um salário mínimo, a quantidade de aposentadoria que você receberá no futuro também será um salário mínimo.
Na prática, muitos segurados contribuem para taxas menores.
Mas, ao mesmo tempo, eles decidem contribuir com 20% (também no salário mínimo), pensando que receberão alta aposentadoria.
Mas então eles ficaram frustrados quando recebem seus benefícios, precisamente porque o INS não considerou o valor mais do que o pagamento, mas a base do cálculo.
Qual é a melhor quantidade a ser contribuída para o INS?
Depende! Antes de contribuir para uma certa quantia para o INSS, é recomendável realizar o planejamento da previdência social.
Um dos principais objetivos desse tipo de planejamento, que considerará sua situação específica, é garantir que seu dinheiro não seja desperdiçado ou descartado.
Através do planejamento, você pode entender as etapas necessárias a seguir e até identificar o momento em que vale a pena aumentar suas contribuições para garantir uma boa aposentadoria.
A propósito, você também pode descobrir que não vale a pena aumentar o valor de suas contribuições e pagar o INSS com a taxa máxima (20%).
De fato, você pode ver que a melhor estratégia é contribuir para o mínimo, especialmente se não for possível escapar de um certo valor de benefício.
Portanto, se seu interesse é se sentir seguro, converse com seu advogado de confiança, um especialista em segurança social e um plano.
Tenha cuidado quando se trata de contribuir para o INSS
Deve ter cuidado ao contribuir para os ins.
Cuidados principais refere -se à sua base de contribuição.
Se ao longo da sua vida contribuinte, você pagará o INS, dependendo do salário mínimo (independentemente da taxa), seu benefício será equivalente a um salário mínimo.
Mesmo que faça altas contribuições e variações ao longo de sua história, seu benefício ainda será limitado a um salário mínimo.
Atualmente, o cálculo da maioria das pensões considera o tempo de contribuição do segurado.
Neste ponto, é natural que o coeficiente que seja aplicado no valor de seus benefícios obtém.
O coeficiente começa em 60% e possui 2% adicionais ao ano:
15 anos de contribuição para as mulheres; e
; e 20 anos de contribuição para o homem.
Às vezes, você pode contribuir para o teto do INSS ao longo da vida e, no final, isso não é benéfico para o seu caso.
Portanto, é sempre importante ter assistência jurídica e/ou fazer planejamento da previdência social.
Margareth Exemplo
Imagine a situação da Margareth segurada. Ela pagou 15 anos de contribuição ao telhado do INSS.
Quando a quantidade de benefício de Margareth for calculada, haverá uma redução, uma vez que o valor da correção anualmente não segue o reajuste do teto do INSS.
Portanto, as perdas provavelmente são ao longo dos anos.
Margareth e você receberão apenas o equivalente a 60% de suas médias.
Mesmo com uma média perto do teto, é improvável que receba um benefício equivalente ao teto INSS se:
Não pelo menos 35 anos de contribuição (mulher);
; Não pelo menos 40 anos de contribuição (homem).
Atenção! Nas regras que aplicam o coeficiente, é necessário o tempo de contribuição de 35/40 anos para obter o coeficiente de 100%.
Precisamente por esse motivo, eles reforçam a necessidade de planejamento da previdência social. Por meio dele, ele pode saber qual é a melhor maneira de seguir.
Análise de Caso: Exemplo Prático de José
Agora é a hora de analisar um caso prático e real, o exemplo de José.
Por meio dessa análise, mostrarei que o INSS nem sempre pagará com a maior taxa de todos (20%) resultará em uma quantidade satisfatória de aposentadoria.
Depois de anos contribuindo para o Seguro Social, o que importa é ter um retorno. Especialmente ao decidir aumentar o valor de suas contribuições para o INS.
Como isso implica investimento, nada justo do que obter desempenho financeiro.
Mas vamos para a análise de caso. Continue comigo.
Em seguida, você pode consultar a tabela de planejamento de previdência social José segurada.
O José segurado terá a possibilidade de se aposentar de 25/07/2031.
Para entender a melhor maneira de seguir Joseph, siga a simulação de três hipóteses de contribuição.
Primeira hipótese: contribuições como MEI; Segunda hipótese: contribuições como contribuinte individual (três salários mínimos); Terceira hipótese: Contribuições como contribuinte individual (INSS Roof).
Primeira hipótese: contribuições como Mei
Se José fizer contribuições como MEI (microempresas individuais), que é sua situação atual, o valor será: R $ 70,60.
5% em um salário mínimo (R $ 1.412,00 em 2024);
5% de R $ 1.412,00 = R $ 70,60.
Segunda hipótese: contribuições como contribuinte individual (três salários mínimos)
Se Joseph contribuir com um contribuinte individual, com uma taxa de 20% em três salários mínimos (R $ 4.236,00 em 2024), o resultado será: R $ 847,20.
20% em três salários mínimos (R $ 4.236,00 em 2024);
20% de R $ 4.236,00 = R $ 847,20.
Terceira hipótese: contribuições como um contribuinte individual (INSS Roof)
Finalmente, se Joseph também efetuar o pagamento com uma taxa de 20%, mas no teto do INSS (R $ 7.786,02 em 2024), seu resultado será: R $ 1.557,20.
20% no teto (R $ 7.786,02 em 2024);
20% de R $ 7.786,02 = R $ 1.557,20.
Como Joseph completará 65 em 2031, ele só pode ser retirado pela regra de transição de aposentadoria até idade até 2031.
Mas olhe para o interessante.
Se você comparar o valor da contribuição mensal, a diferença será considerável.
Como microentrenador (5%), o valor da contribuição de José será R $ 70,60.
Por outro lado, se José fizer uma contribuição de 20% para três salários, o valor mensal que ele precisará pagar aumentará exponencialmente. Vai se tornar US $ 847,20.
Se você comparar o investimento que Joseph fará, encontrará os seguintes resultados:
Como Mei: o investimento será de R $ 7.060,20;
O investimento será de R $ 7.060,20; Com três salários: o investimento será de R $ 84.720,00.
Além dos meses “comuns” do ano, é importante lembrar que ele tem o 13º salário e os períodos “quebrados” quando o segurado atinge a idade ao longo do ano.
Entender! Tudo isso se refletirá no ROI Social Seguro (ROI significa retorno do investimento em sigla em inglês).
José pode até aumentar o valor de seu benefício se efetuar o pagamento de dois salários mínimos. Nesse caso, ele será um benefício de:
R $ 3.772,30 a R $ 3.875,87.
Como o investimento tem uma diferença de aproximadamente R $ 77.660,00, José terá perdas, considerando uma projeção de até 80 anos.
O aumento que você terá na sua aposentadoria não justificará essa despesa.
E a mesma situação pode ser observada na terceira hipótese.
José terá uma diferença um pouco maior no valor de sua aposentadoria, de:
3.772,30 a R $ 4.172,09.
Embora Jose ROI aumente de R $ 1.002.544,19 para R $ 1.014.640,22, é uma diferença muito pequena, que não valerá a pena.
Além disso, como o investimento aumentaria muito, o ROI da contribuição seria pelo menos o mais vantajoso, estimado em R $ 1.051.150,60.
Como é uma diferença de R $ 77.660,00 (R $ 84.720,00 – R $ 7.060,00) como uma contribuição, José levará muito tempo para recuperar esse valor.
Além disso, os valores atuais serão considerados.
A quantidade mínima de salário é corrigida anualmente.
Portanto, se Joseph optar por contribuir com dois salários, você deve lembrar que o valor de suas contribuições será reajustado todos os anos.
Em geral, os reajustes ocorrem em janeiro.
Como pagar os INSs?
Qualquer pessoa que seja um contribuinte individual (auto -empregado) que não presta serviço a uma entidade legal, opcional ou MEI, pode pagar o INSS pelo GPS (Guia do Seguro Social).
Se você se encaixar em alguma dessas categorias, analise o próximo passo a passo para transmitir e pagar seus próprios guias.
Etapa 1
Digite Salt (adições legais), que é um site do IRS:
(Fonte: SAL/IRS)
Etapa 2
Selecione um dos três módulos disponíveis na página inicial.
(Fonte: SAL/IRS)
Os contribuintes afiliados antes de 29/11/1999: permitem que ele calcule o atraso, os contribuintes autônomos, o funcionário nacional, o empregador, o segurado opcional e especial, afiliado até 28/11/1999.
Os contribuintes afiliados de 29/11/1999: permitem calcular contribuições no atraso do contribuinte individual, nacional, opcional e especial, incluído em 29/11/1999, incluído.
Empresas e agências equivalentes e públicas: permite calcular as contribuições de atraso, empresas / agências públicas e equivalentes.
Etapa 3
Selecione sua categoria:
(Fonte: SAL/IRS)
Contribuinte individual;
Doméstico;
Opcional;
Segurado Especial.
Etapa 4
Digite seu número NIT/PIS/PASEP.
(Fonte: SAL/IRS)
Etapa 5
Leia suas informações pessoais e, se tudo estiver correto, clique em “Confirmar”.
(Fonte: SAL/IRS)
Etapa 6
Entre na competição / mês que deseja pagar e seu respectivo salário de contribuição.
(Fonte: SAL/IRS)
Etapa 7
Selecione a taxa de taxa com a qual você deseja pagar o INSS.
(Fonte: SAL/IRS)
Etapa 8
Escolha a data de pagamento do seu GPS e clique em “Confirmar”.
(Fonte: SAL/IRS)
Etapa 9
Selecione a competição que marca o quadrado no lado esquerdo da data a ser pago. Se tudo estiver correto, clique em “Gere GPS”.
(Fonte: SAL/IRS)
Etapa 10
Finalmente, pague seu guia:
em uma loteria;
diretamente em sua agência bancária;
na aplicação de sua agência bancária; qualquer
Por banco de internet.
Saber! O prazo para pagar seu guia é até o dia 15 do mês seguinte à competição que está sendo selecionada.
Por exemplo, se você selecionar o mês de agosto de 2024, terá até 15 de setembro de 2024 para pagar seu GPS.
No entanto, quando 15 de setembro de 2024 cai em um fim de semana (domingo), o pagamento do seu guia pode ser feito até 16/09/2024.
Toda vez que a data de pagamento de um guia cai nos fins de semana ou feriados nacionais, a expiração se estenderá no próximo dia útil.
Perguntas frequentemente pagas com 20%
Veja as respostas de algumas perguntas frequentes do INSS com 20%.
Quem paga 20% do INS recebe quanta aposentadoria?
Depende! Aqueles que pagam 20% do INS por um salário mínimo, por exemplo, provavelmente receberão uma aposentadoria pelo valor de um salário mínimo.
Quanto custa 20% dos INSs?
20% dos INs podem variar entre qualquer valor entre o salário mínimo e o teto.
Se você pagar os INSs pelo plano normal, com o salário mínimo, 20% dos INs serão equivalentes a R $ 282,40 de R $ 1.412,00 (salário mínimo de 2024).
Quanto devo pagar pelo INS para receber 2 salários ou mais?
Para receber dois salários mínimos ou mais, tudo dependerá da sua base de cálculo. Portanto, o ideal é que você faz um planejamento de previdência social com um advogado especialista.
Quanto devo pagar pelo INSS para receber 1 salário?
Depende! Para receber um salário mínimo de aposentadoria, você sempre pode pagar o INSS com uma alíquota no valor do salário mínimo atual.
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu que pagar o INSS com a maior taxa de todos, que é de 20%, não garantirá necessariamente a concessão da melhor aposentadoria.
De fato, o valor da sua aposentadoria dependerá da sua base de cálculo.
Ele pode contribuir durante a maior parte do seu histórico contribuinte, com 20% no salário mínimo, pensando que você receberá alta aposentadoria, quando realmente receberá exatamente um igual ao mínimo.
Apesar de contribuir para os 20% que oferecem algumas vantagens, como ter direito à aposentadoria para o tempo de contribuição, que são as regras de transição, o ideal é enviar sua situação a um advogado da Seguridade Social.
Portanto, antes de gerar seus GPs (Guias da Seguridade Social), prefere buscar assistência jurídica, consultar um profissional e, se possível, fazer planejamento do Seguro Social.
Você gostou desse conteúdo? Espero que você tenha gostado de ler.
De fato, ajuda a impedir que seus amigos, conhecidos e familiares joguem dinheiro, contribuindo para o INS de uma maneira totalmente errada.
Aproveite e compartilhe este artigo.
Abraço! Até a próxima vez.